• Avatar
  • por Gustavo Costa
  • Comunicador Social graduado pela USP, possui cursos em jornalismo, fotografia e publicidade pela Universidade Carlos 3 de Madrid, Espanha. Atualmente atua com comunicação institucional no Buscapé Company, além da criação de conteúdo corporativo, gerenciamento de redes sociais da empresa. Fotógrafo nas horas vagas.

Game dá exemplo de didática interativa

21 de janeiro de 2013
Share Button

Não é de hoje que a indústria dos games vem elevando seus níveis de interação com o usuário ao ponto de lhe proporcionar experiências de verdadeira imersão no jogo. E a área da educação tem também usufruído dessa possibilidade de didática interativa.

Se já podíamos aprender a dançar ou tocar guitarra jogando, com o Minecraft, game com blocos semelhantes aos de Lego, podemos construir praticamente tudo. Nele, é possível receber noções de geometria, matemática e química, o que estimula a imaginação de forma divertida e interativa. E para conseguir gerar os blocos o usuário ainda deve coletar recursos da natureza, ampliando os desafios e possibilidades do game.

Tal vastidão de possibilidades fez com que o jogo já seja utilizado por mais de mil escolas no mundo, onde professores convidam alunos a explorarem sua imaginação, tudo de maneira atrelada aos conteúdos das aulas. Isso representa o rompimento do paradigma de monólogo dos professores e da passividade dos alunos. Aliás, rompimento que tende a evoluir para uma legítima fissura, uma vez que observamos novas maneiras de disseminação de conteúdos e da maneira de educar surgindo em diversas áreas, graças ao desenvolvimento das tecnologias.
Para termos uma melhor noção das possibilidades deste jogo, já há uma parceria entre a Mojang, empresa sueca desenvolvedora do game, e a ONU em prol da revitalização colaborativa de espaços urbanos ao redor do mundo.  A primeira experiência ocorreu no playground Undugu, no Quênia.
Veja na ilustração abaixo outras disciplinas que também fazem uso do Minecraft:
Didática Interativa
Este cenário de interatividade deve, portanto, seguir crescendo e ditando os caminhos no mundo digital. Mundo este que, cada vez mais, se confunde com o próprio mundo real.
Saiba mais sobre o game e todos os projetos que já vem mobilizando ao redor do mundo http://minecraftedu.com/
Fonte: Folha


Falamos um pouco mais sobre didática e evolução de técnicas de ensino recentemente: Educação com tecnologia funciona melhor? Conheça a Khan Academy.

Você também vai gostar

25 materiais gratuitos para educar o Profissional de E-commerce Nós da Universidade Buscapé Company produzimos diariamente materiais relevantes para educar e auxiliar o crescimento do empreendedor e do profissional...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>