Segundo a E-bit, o Natal é a data que mais movimenta o comércio eletrônico. É o momento em que a maior parte das pessoas está preocupada com presentes, mas ao mesmo tempo, pela correria da época, as pessoas desejam, cada vez mais, aliar a praticidade e a economia à experiência de compra. O cenário oferece uma grande oportunidade para ampliar as vendas e por isso essa é hora de planejar suas ações, tendo como aliado uma das principais ferramentas: o e-mail marketing.
Não existe uma data que possa ser considerada a exata para iniciar as ações com seu e-mail marketing de Natal, mas o ideal é que seja no começo de novembro. O motivo para escolher este período é que neste mês é paga a primeira parcela do 13°, ou seja, os consumidores estão mais propensos a iniciar as compras natalinas.
Uma vez escolhida a data, é o momento da equipe de criação direcionar as atenções a alguns fatores, essenciais para o sucesso da ação:
1- Segmente: Aproveite o histórico das compras realizadas pelos usuários de sua base de e-mails, formada ao longo do ano. Segmente os envios de acordo com o padrão de comportamento demonstrado em datas anteriores pelos clientes. Crie e-mails marketing atrativos, adicionando produtos relevantes para o público-alvo em questão.
2- Personalize: É hora de lançar mão da criatividade e personalizar os envios com o tema natalino. Chame a atenção dos usuários para a proximidade da data e faça com que comecem a pensar nos presentes que pretendem comprar.
3- Fortaleça o relacionamento e venda mais: Após a compra de um determinado produto, por que não enviar outro e-mail marketing ofertando algum item relacionado ou complementar? Assim você pode estreitar ainda mais o relacionamento com sua base de contatos. Outra opção pode ser o envio de uma pesquisa de satisfação, perguntando, por exemplo, se o produto chegou em bom estado e se o prazo de entrega foi cumprido.
E-mail marketing é relacionamento. Mostre para seus clientes que você se preocupa com eles e ofereça a melhor experiência de compra.
4- Fique atento: As campanhas de e-mail marketing para a época de festas fazem parte de um ciclo, com começo, meio e fim. De nada adianta ofertar produtos depois do natal, ou poucos dias antes. Leve sempre em consideração o prazo de entrega: não existe nada mais desagradável ou frustrante do que receber um produto após a data marcada.
Aproveite as festas e tenha um feliz ROI!

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