Dentre algumas barreiras que as lojas virtuais ainda enfrentam no mercado está o fato de que o consumidor não consegue ter contato físico com o produto que está comprando. Por isso, personalizar a apresentação do que você tem a vender é preciso.
Uma das melhores formas de fazer isto é usando vídeos na loja virtual. Esse formato auxilia na demonstração dos produtos comercializados e mostra os itens em vários ângulos. Cabe dizer que ele ainda pode ajudar a reforçar o institucional, mostrando a cara da sua marca – além da sua filosofia e até mesmo do seu time de funcionários, se combinar com sua forma de comunicar.
Leia também: Infográfico: Vídeos de produtos – Varejistas vs Consumidores
Ainda não está convencido do uso dos vídeos para turbinar seu e-commerce? Confira algumas formas inteligentes de usá-los em sua loja virtual e aproveite:

Conceda ao seu cliente uma visão em 360º dos produtos

Um dos grandes desafios das lojas virtuais é exatamente o fato de serem online. Os e-consumidores, portanto, não têm o produto físico na frente deles, o que pode ser uma grande barreira para fechar as vendas. Isso porque, se os consumidores não sabem exatamente o que eles estão comprando, certamente ficarão inseguros e considerarão uma alternativa, como ir até uma loja física, em que eles possam experimentar a peça.

Uma forma eficaz de superar este desafio é usar vídeos para mostrar todos os detalhes do produto que você está vendendo. Quando você coloca um vídeo com uma modelo desfilando com um vestido, por exemplo, a cliente poderá ver com mais clareza o caimento da peça em movimento e todos os detalhes de acabamento. E convenhamos, isso fará toda a diferença!
Para deixar a descrição ainda mais completa, ao lado do vídeo você pode colocar as medidas da modelo (altura, peso, etc.) e do produto comercializado. Dessa forma, o cliente poderá comparar as suas medidas, ver se assemelha com a modelo ou não e se certificar que aquela peça ficará boa em sua silhueta, por exemplo.

Experiência personalizada: Como usar vídeos na loja virtual.
Vídeos 360 graus são uma opção diferenciada.

Demonstre o uso das mercadorias

A partir do momento em que você ensina seus e-consumidores a usarem os produtos que são vendidos no seu e-commerce você aumenta as chances de que eles aproveitem toda a potencialidade dos itens. O resultado? Muitos clientes felizes!

Uma loja virtual que comercializa utensílios para a cozinha, por exemplo, certamente fidelizará ainda mais os consumidores ao apostar em vídeos de receitas utilizando os produtos comercializados. Por exemplo, o cliente que comprar um mixer ou um liquidificador ficará muito mais satisfeito com a compra porque saberá várias formas de utilizar aqueles aparelhos adquiridos.
Além disso, os vídeos de demonstração de produtos ajudam a conquistar diversas recomendações de clientes e fechar mais vendas. Por ser visual, tem também mais chances de ser um bom conteúdo para ser divulgado pelos seus clientes em suas redes sociais, enviados por e-mails, etc.

O vídeo institucional nunca perde seu espaço, portanto, use-o!

Personalização é a alma do negócio. Só assim você conseguirá quebrar a principal barreira entre sua marca e o seu consumidor: a tela do computador, aproximando-se dele e engajando-o.

Sendo assim, ao criar um vídeo institucional, mostrando o escritório do seu e-commerce e dando um rosto para os seus colaboradores você quebra o gelo e torna o cliente mais íntimo da sua marca, por exemplo.
É esta conexão pessoal que fará com que os seus clientes voltem a fazer negócio com sua loja virtual – pois se lembrarão da boa experiência!

Não precisa ser uma megaprodução: comece com o que você tem em mãos

Você pode, sim, produzir um supervídeo, com luz, câmera e áudio superpotentes. Porém, você pode começar com pouco.

Para isso, utilize tudo que as plataformas gratuitas têm a oferecer, como o Youtube, por exemplo. Além de inserir os vídeos em sua loja, você pode criar um canal no Youtube, por exemplo, e, com isso, ter mais um canal de comunicação com seu público.
O próprio Instagram possui ferramenta de vídeos curtos, que podem ser usados para aproximar a relação com seu consumidor. Por exemplo, se você fez uma sessão de fotos de uma coleção nova para seu e-commerce de moda, que tal soltar no Instagram um vídeo curtinho do making off? Perfeito para conversar com seu cliente e estreitar o relacionamento com ele, não é mesmo?
Leia também: YouTube, Vimeo, SlideShare, Vine ou Instagram? Qual plataforma de vídeo online é melhor para minha marca?
Vale ressaltar que o uso de vídeos está mudando as regras do comércio online. Foi-se o tempo em que imagens estáticas e descrições incompletas de produtos eram suficientes para conquistar o consumidor. Hoje é preciso fazer mais para ganhar mais clientes. Por isso, aposte nos vídeos e aumente as chances em converter os carrinhos em vendas.
Se você tem dúvidas quanto à produção de vídeos para a sua loja virtual, deixe-as nos comentários que lhe ajudaremos.

Avatar
Author

A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

4 Comments

  1. Pingback: » Experiência personalizada: Como usar vídeos na loja virtual.

  2. Pingback: Como escolher o produto certo para minha loja virtual?

Write A Comment