C – Glossário do Profissional de E-commerce

Cadeia de Suprimento (Supply Chain): todo o processo de aceitação de um pedido de um cliente até a entrega do produto, incluindo as fontes de suprimento.

Call-to-Action: é o termo empregado para o texto de um anúncio que incentiva o leitor a fazer algo específico em resposta ao anúncio. “Clique aqui” e suas variantes são os “call-to-actions”  mais comuns na internet. Leia: 3 pontos-chave para a sua call-to-action.

Campanha: série de peças de propaganda, anúncios, comerciais e cartazes, etc. de um produto, serviço, marca ou empresa para um ou mais meios.

Carrinho de Compras (Shopping Cart): parte essencial de uma loja virtual, corresponde à página onde o internauta verifica os itens que deseja adquirir da loja. Para o gerente de e-commerce é fundamental medir o índice de abandono de visitantes por meio do funil de vendas. Ver Funil de Vendas.

Categoria de Produtos: agrupamento mais específico (de itens) dentro do setor econômico.

Cauda longa (Long Tail): é um termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados da Curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente. Na internet este termo ficou muito conhecido após o livro ‘A Cauda Longa’ discutir a nova fase da economia mundial onde os items de nicho somados superam a somatória dos itens que são campeões de venda individualmente. Isto só se tornou possível com a democratização da informação trazida pela internet e com o crescimento do comércio eletrônico mundial que não restringe mais a venda a uma determinada área geográfica.

Chargeback: é um mecanismo criado para proteção do consumidor, através do qual ele pode pedir junto ao seu banco a devolução de um débito feito através do seu cartão de crédito. É imprescindível para uma operação de e-commerce “saudável” o acompanhamento diário do índice de chargeback para avaliar se a análise de risco de pedidos está sendo feita de forma eficiente. Leia mais sobre o Monstro chamado Chargeback.

Chat: página que reúne usuários conectados simultaneamente no mesmo serviço para troca de mensagens em tempo real. Também conhecido como “sala de bate-papo”.

Click ou Clique: quando o usuário seleciona qualquer elemento da página, como um link ou banner usando a tecla do mouse.

Click Rate, Click Through ou Click Through Rate (CTR): métrica utilizada para medir o percentual de clicks que um banner ou outra peça publicitária gerou. É calculado dividindo-se o número de clicks pelo número de exibições do banner.

Click Stream: caminho percorrido pelo internauta ao clicar nos links de um ou mais sites ou peça publicitária. Ajuda a descobrir os hábitos de navegação do usuário.

Cloaking: técnica de Black Hat de camuflagem do conteúdo real da página.

Clube de Compra: é uma modalidade de loja virtual onde o internauta precisa efetuar o login em uma área restrita para acessar ofertas de produtos como descontos de até 70%. Funciona como um outlet virtual: as ofertas são expostas por um curto período de tempos (1 ou 2 dias), e os fabricantes, normalmente de marcas consagradas, não depreciam a imagem da marca por se tratar de uma promoção exclusiva e de curta duração. Exemplos de clubes de compra: Privalia, Brandsclub, Coquelux, etc.

Código de Afiliação do Cartão: código que a operadora de de cartão de crédito (CIELO, REDECARD, AMEX, etc.) fornece ao varejista, para que ele possa integrar a plataforma da loja virtual ao sistema da operadora.

Código de Segurança do Cartão: o código de segurança do cartão de crédito é uma seqüência numérica complementar ao número do cartão. Ele garante a veracidade dos dados de uma transação eletrônica, uma vez que a informação é verificada somente pelo portador do cartão e não consta em nenhum tipo de leitura magnética.

Comércio Eletrônico (e-commerce): negócios realizados eletronicamente envolvendo a entrega de mercadorias ou serviços.

Comparador de Preço: portais especializados em catalogar produtos de lojas virtuais de forma a oferecer ao internauta a comparação entre itens, por preço, popularidade ou avaliação. Os produtos podem ser inseridos no portal via código XML (ver XML) ou manualmente pelo lojista. Para participar do portal, normalmente o lojista paga um valor pelo clique em seu produto, semelhante ao modelo de link patrocinado.

Compra Coletiva: compra coletiva é uma modalidade de e-commerce que tem como objetivo vender produtos e serviços para um número mínimo pré-estabelecido de consumidores por oferta. Os compradores geralmente usufruem da mercadoria após um determinado número de interessados aderirem à oferta, para compensar os descontos oferecidos que podem chegar a 90% de seu preço habitual. Por padrão deste mercado, os consumidores dispõem de um tempo limite para adquirir a oferta, que varia entre 24 horas e 48 horas após seu lançamento. Caso o número mínimo de pedidos não seja atingido dentro deste intervalo, a oferta é cancelada.

Conversão: usado em referência a transações online efetuadas. O produto que converte mais é o mais vendido. Também pode ser utilizado para definir a interação do usuário. Caso o objetivo seja cliques ou o preenchimento de formulários, por exemplo, pode ser considerada uma conversão.

Cookie: pequeno arquivo que fica armazenado no computador do usuário e guarda todas as informações importantes sobre sua navegação. O cookie permite que um site tenha um histórico da navegação do usuário e, assim, personalize o conteúdo do site de acordo com o perfil de cada Internauta.

Copyleft: forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual, exigindo que as mesmas liberdades sejam preservadas em versões modificadas. O copyleft difere assim do domínio público, que não apresenta tais exigências. “Copyleft” é um trocadilho com o termo “copyright” que, traduzido literalmente, significa “direitos de cópia”.

Copyright: Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações utilizadas em referência ao rol de direitos aos autores de suas obras intelectuais que pode ser literárias, artísticas ou científicas. Neste rol encontram-se dispostos direitos de diferentes naturezas.

Copywriting: Técnica de produzir textos persuavisos, com o intuito de envolver o leitor e despertar nele o interesse em adquirir um produto ou um serviço, aumentando assim a sua conversão em vendas.

Um copywriter, nome dado à pessoa responsável por escrever uma copy de vendas, pode criar desde pequenas frases para se publicar em Twitter, Facebook ou chamadas para comerciais, como longos textos, utilizados em cartas de venda muito bem escritas.

O fato é que ninguém começa a escrever “textos que vendem” da noite para o dia. É necessário ter prática e habilidade para usar as palavras certas. Definição da Agência Mestre.

Coverage ou Cobertura no Universo Ativo: é o percentual de usuários únicos que um site atinge em determinado objetivo levando em conta o universo ativo de internautas.

CPA – Custo por Ação (Cost per Action): custo de uma campanha baseado no custo total líquido da ação.

CPC – Custo por Clique (Cost per Click): custo de uma campanha baseado no número de cliques em uma peça publicitária. Este modelo é a forma de cobrança utilizado pelos links patrocinados. Ver Link Patrocinado.

CPD – Custo por Dia (Cost per Day): custo de uma campanha baseado na exposição por uma diária.

CPE – Custo por Envio
: métrica utilizada para campanhas de e-mail marketing onde é cobrado por cada e-mail disparado pelo software de envio

CPM – Custo por Mil (Cost per Thousand): forma de cálculo para pagamento de anúncios. Um determinado valor é cobrado a cada mil vezes que um anúncio é impresso na tela do computador.

CPV – Custo por Venda (Cost per Sale): custo de uma campanha baseado nas vendas por ela geradas.

CPV – Custo por Visitantes: o valor de um anúncio é dividido pela quantidade de visitantes de um site.

Mais sobre as principais formas de comissionamento online.

Crescimento nominal: evolução do faturamento sem descontar a inflação e diferença do aumento de vendas.

Criptografia
: técnica para converter um arquivo ou mensagem utilizando uma codificação secreta, mantendo, assim, os dados do usuários em segurança. É necessário que os dois usuários tenham o mesmo software para que o arquivo seja decodificado e compreendido.

CRM (Customer Relationship Management): é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos e tarefas de uma forma organizada e integrada. Como conceito, CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. (Fonte: Gartner Group)

Cross border: operação de um pedido do e-commerce efetuado para entrega em outro país.

Cross-docking: Prática logística onde a loja virtual vende o produto mas não possui em estoque. Um sistema de back office consulta o estoque de um parceiro e consolida o pedido após a confirmação de pagamento. O parceiro fatura e despacha o produto para a loja que vendeu online que por sua vez envia ao consumidor. Veja um exemplo com a Netshoes e a Americanas.com.

Cross-selling: Técnica de venda cruzada que consiste em oferecer um produto complementar ao que está sendo comprado. Dessa maneira, o lojista pode auxiliar o cliente a suprir mais uma necessidade e também aumentar com essa prática, sua receita com vendas.

Curtir (Like): botão criado pela rede social Facebook que é utilizado pelos internautas para recomendar algo de que gostam com apenas um clique. Em 2010, estas recomendações passaram a ser exibidas fora da rede social o que causou um grande aumento de audiência em sites e lojas virtuais que disponibilizavam este recurso.

CVV / CVC 2: Siglas também conhecidas por código de segurança. Trata-se de um número composto por três dígitos impressos no verso do cartão, a seguir ao número do cartão,  a direita da faixa da assinatura.

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ABCDEFGHIJKLMNOP-Q-RSTUVWX-Y-Z
Para ver as definições, clique nas letras.  

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