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  • por Camila Silva
  • Especialista em Marketing Digital, possui 5 anos de experiência na área e é responsável pelos esforços de marketing da Navegg - analytics, DMP e data provider, líder e referência de inteligência de dados na América Latina.

[Infográfico] O perfil dos brasileiros interessados em serviços financeiros

19 de abril de 2017
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O fato do Brasil ter passado o ano de 2016 em crise e de haver incertezas quanto à recuperação da economia em 2017, aumentou a quantidade de brasileiros interessados em serviços financeiros. Muitos buscam por empréstimos e financiamentos. Outros buscam novas formas de controlar suas finanças, poupar, investir e preparar-se para o futuro.
A Navegg conhece mais de 400 milhões de internautas no mundo todo. Esse conhecimento permite traçar o perfil de comportamento de alguns grupos e usar esta informação para gerar insights e tomar decisões. Além disso, os dados ficam disponíveis para diversos tipos de ações de marketing: mídia programática, personalização de sites/ vitrines/ campanhas, lookalike, retargeting e muito mais.
Observamos toda a sua base de conhecimento sobre o internauta, filtrou apenas aquilo que dizia respeito aos brasileiros interessados em serviços financeiros e reuniu toda essa informação no infográfico abaixo.
No âmbito sociodemográfico, descobriu-se que a maioria é mulher (67%), tem entre 35 e 59 anos (33%), é casada (65%), pertence a classe A/B (71%) e é graduada (61%). Quando o assunto não é finanças, estas pessoas interessam-se por moda, móveis e decoração, culinária gourmet, entre outros temas.
Os brasileiros interessados em serviços financeiros buscam por empregos, graduação,  legislação e finanças pessoais. Além de notícias sobre economia e finanças e sobre o mercado imobiliário. Os dispositivos utilizados para realizar tais buscas são smartphones (49%) e desktops (49%).
Quando o assunto é intenção de compra, produtos de carreira e educação, de economia e finanças e de concurso público estão no carrinho dos brasileiros interessados em serviços financeiros.
Além disso, a maioria deles pertence ao cluster Vencedores (31%) do Navegg EveryOne. Ou seja, valorizam a exclusividade e tendem a pagar mais por isso, mas são os que mais analisam as variáveis que definem o custo-benefício daquilo que desejam adquirir.

Comportamento de consumo

Quando o assunto é comportamento de consumo dentro da indústria de Serviços Financeiros, a maioria deles se encaixa no perfil Consumista (44%) do Navegg EveryBuyer – que tende à compra impulsiva, sente prazer ao comprar e, quando endividados, busca empréstimos e financiamentos para retomar o poder de consumo -, seguida do perfil Planejador (36%) – que é organizado, disciplinados, investe em consórcios, previdências privadas, poupanças e investimentos de baixo risco e tem metas claras para as próximas etapas da vida – e do perfil Digital Exclusivo (20%) – que gosta de exclusividade e serviços personalizados aliados à comodidade que a tecnologia oferece, tem alto poder de consumo e é mais ousado em relação aos gastos e aos investimentos.
Confira o infográfico completo abaixo e saiba mais sobre o perfil dos brasileiros interessados em serviços financeiros.

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