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M-commerce já deixou de ser tendência

24 de outubro de 2014
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Por Cristina de Luca. O percentual de pessoas que afirmaram já ter realizado alguma compra por meio de dispositivos móveis cresceu de 2013 para 2014. É o que mostra a segunda pesquisa “Brasileiros e o M-Commerce”, da Pagtel e da Mobi.life.
Realizado entre maio e junho deste ano avaliou também a opinião das pessoas sobre as campanhas de mobile marketing. A pesquisa foi dividida em duas etapas, quantitativa e qualitativa, e, ao todo, foram ouvidas 480 pessoas. Entre os entrevistados 96% possuem smartphones, 54% já tinham seus próprios tablets e 50% possuem os dois aparelhos.

M-commerce já deixou de ser tendência
Imagem do Corbis Images.

De acordo com os resultados, em 2014, quase 67% dos entrevistados já haviam feito alguma compra pelo celular ou tablet. Em 2013 esse percentual era de 57%.
Entre os que já realizaram compras mobile, 60% utilizaram os sites de e-commerce, 37% compraram por meio de serviços intermediários como Paypal, Buscapé e PagSeguro, 32% utilizaram as lojas de app, como Google Play e Apple Store, 24% optaram por aplicativos de compra e 10%, SMS (conteúdo sobre futebol, horóscopo, etc.).
O computador ainda é o dispositivo preferido para compras virtuais – 92% dos entrevistados afirmaram realizar, com alguma frequência, compras por meio de PCs, 26% afirmam fazer o mesmo por meio de celulares e 21% por meio de tablets.
Um dado curioso é que enquanto 79% dos entrevistados utilizam o computador para acessar a internet banking, 54% acessam bancos por meio de smartphones e 22% por meio de tablets.
“As pessoas estão pouco a pouco se acostumando a utilizar o celular para realizar transações financeiras e, da mesma forma que a internet banking ajudou na proliferação do e-commerce, o acesso de bancos por meio de aplicativos móveis irá ajudar na disseminação do m-commerce”, afirma Felipe Lessa, diretor de produtos e marketing da Pagtel.

Por que e o quê comprar por meios móveis?

Enquanto 46% dos entrevistados afirmam que optaram por uma compra através de dispositivos móveis por acharem o meio mais prático, 69% ainda preferem utilizar o computador para compras. Muitos não consideram o m-commerce seguro (43%), ou se queixam de sites despreparados pera uso móvel (32%).
“O número de consumidores que aproveitam a comodidade e já confiam na segurança do mobile vem crescendo gradativamente. O dono de loja online que quiser crescer suas vendas deve se preparar para o m-commerce garantindo a segurança e a configuração adequada do site para uso móvel”, afirma Fernando Hasil, gerente de negócios da Mobi.life.
Entre os produtos considerados mais adequados para compras ou pagamentos móveis estão: ingressos (61%), conteúdos virtuais (55%), eletrônicos (52%), produtos culturais como CD, livro e DVDs (47%), delivery de comida (44%), entre outros.

Segurança

Entre os fatores que fazem os usuários se sentirem mais seguros na hora de uma compra através de dispositivos móveis estão a confiança na marca do site, aplicativo ou loja de aplicativo (80%), as formas de pagamentos aceitas (56%), os termos de segurança publicados no site ou app (47%), comentários de outros usuários (39%), digitação de senha pessoal (37%), reconhecimento biométrico (20%), reconhecimento visual por imagem (15%) e reconhecimento por voz (12%).

Mobile marketing

De uma forma geral, as propagandas mobile são mais criticadas do que elogiadas. Mensagens de voz são as mais rejeitadas (88% não aprovam a mensagem recebida), seguidas por banners em jogos (74% desaprovam) e banner em aplicativo (70% não apreciam o conteúdo).
A rejeição das campanhas mobile está diretamente relacionada à propaganda não autorizada pelo usuário, sobretudo vi SMS, conteúdos desinteressantes, sensação de invasão, alta frequência de recebimento de mensagens, e insegurança em relação a vírus e hackeamento.
O estudo mostra ainda que os banners em sites são o formato de propaganda que mais gera engajamento em dispositivos móveis, com 56% das pessoas já tendo clicado em algum deles, interessadas pelo produto ou serviço (55%), esperando ser redirecionada para o site dos anunciantes (54%) ou obter mais informações sobre os produtos e serviços (50%).

M-commerce já deixou de ser tendência

No mundo, M-commerce representará 21% das vendas online este ano

De acordo com dados da edição 2015 do relatório Internet Retailer Mobile 500, os 500 principais varejistas do mundo, sendo 366 dos Estado Unidos e 134 da China, Reino Unido, Rússia, Brasil, África do Sul e outros 16 países, as vendas móveis chegarão a US$ 83,780 milhões até o final de 2014, um aumento de 79,9% comparado ao ano anterior. As compras realizadas por dispositivos móveis serão responsáveis por 21% das vendas dos principais varejistas de e-commerce do mundo até o fim do ano.
“O Brasil teve um crescimento significativo nos últimos meses e já ocupa o quinto lugar de maior mercado do mundo de m-commerce. Para isso é preciso que as empresas estejam preparadas para atender esse público que está cada vez mais se acostumando a fazer compra por meio de dispositivos móveis. Ferramentas de marketing como, aplicativo próprio para a marca e o site responsivo, com fácil leitura e navegação em todos os dispositivos móveis, podem ser estratégias fundamentais para se diferenciar da concorrência”, explica Luís Felipe Cota, diretor de marketing da Goomark.

Texto e infográfico publicados no IDGNOW.

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