Muitas pessoas acreditam que o SEO é a salvação para um bom desempenho de uma loja virtual, enquanto outros desdenham sobre os resultados que um bom SEO pode trazer. E como identificar o que é verdade e o que é mentira na relação entre SEO e lojas virtuais? Acompanhe nosso post e descubra!

SEO e lojas virtuais: ser o primeiro é ser o melhor

A busca incessante por estar na primeira colocação dos mecanismos de busca leva a crer que ser o primeiro é ser melhor, mas a história não é bem essa.
Ser o primeiro significa que a sua loja virtual receberá mais visitas, contudo, não que vá gerar mais vendas, afinal, existem outros fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor.

Meta tags melhoram o posicionamento

As meta tags já foram indispensáveis para uma boa estratégia de SEO para lojas virtuais, mas com a atualização dos algoritmos do Google, elas deixaram de ser tão importantes. As meta keywords, que muitas lojas virtuais ainda utilizam, nem são mais consideradas pelos mecanismos de busca. Mas as meta descriptions, sim, são relevantes.
Ao realizar uma busca, o usuário vê o link para o seu site e a meta description logo abaixo, a qual deve ser uma call-to-action, convencendo o internauta a clicar no seu link e visitar a sua loja virtual. Sendo assim, não deixe de usar a meta description, mas saiba que ela é essencial para o cliente, não para os motores de busca.

Quanto mais páginas, melhor

Uma loja virtual já possui muitas páginas, concorda? Então para quê aumentar, ainda mais, a base de dados só para tentar ganhar melhor posicionamento?
Em vez de investir em quantidade, invista na qualidade das páginas, com conteúdos relevantes e voltados para as necessidades dos seus clientes. Além disso, quanto mais páginas, maior o tempo e os recursos para fazer a manutenção, o que pode comprometer a sua estratégia de SEO e lojas virtuais.

Quanto mais links externos, melhor o posicionamento

Mais uma vez, foque-se na qualidade dos links, não na quantidade. De nada adianta ter centenas de links apontando para sua página vindos de outros sites que não têm reconhecimento nenhum na rede ou nada em comum com o seu e-commerce.
Links de qualidade são conquistados com o tempo e devem vir de sites que tenham tudo a ver com a sua loja virtual, que possuam reputação e sirvam como recomendação.

SEO é tudo o que você precisa para a sua loja virtual

SEO não garante o sucesso da sua loja virtual, ele apenas contribui para que outras estratégias sejam melhor percebidas pelo seu público e pelos mecanismos de busca, como o conteúdo relevante e a experiência de navegação do usuário.
Apostar apenas na dupla SEO e lojas virtuais não vai garantir o seu sucesso, mas um bom planejamento de marketing digital, sim.

SEO não traz resultados

Quando bem aplicado, o SEO traz resultados sim, mas isso não acontece do dia para a noite. Ajudando no posicionamento da sua marca na internet, ele contribui para o aumento de tráfego na sua loja virtual, gera maior visibilidade para os seus produtos, torna a sua loja virtual mais facilmente encontrável na rede e cria relevância para os usuários que fazem buscas na internet.
Você deve ter percebido que a qualidade do conteúdo é mais importante do que qualquer outra estratégia para melhorar o posicionamento da sua loja virtual nos mecanismos de busca, não é mesmo?
Então aproveite para saber por que isso está ocorrendo e leia também este post “Por que o conteúdo autoral é mais importante do que o SEO”. Se você ficou com alguma dúvida escreva para nós através dos comentários e boa sorte!

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