Por Vitória Schilling. Com tantas opções de sites, de tantos segmentos e com tanto o que fazer em cada site, é fácil para um usuário perder-se em meio às quase que infinitas possibilidadesPesquisas comprovam que opções em demasia podem ser desmotivadoras e que quando você oferece muitas opções para os usuários no site, é possível que suas conversões diminuam, ao invés de aumentarem. Confira!
O psicólogo Barry Schwartz, em uma palestra (TED) sobre o Paradoxo da Escolha (vídeo abaixo) afirma que o dogma das sociedades industriais ocidentais é que se estivermos interessados em maximizar o bem estar dos cidadãos, a maneira de o fazer é maximizar a liberdade individual. Para ele, a liberdade é positiva, e o modo de maximizar a liberdade é maximizar a escolha. Quanto mais escolha as pessoas tiverem, mais liberdade terão e, consequentemente, mais bem estar.

Muitas opções no site: bom ou ruim para o usuário?

Para Schwartz, porém, o problema com a liberdade de escolha é que temos que constantemente decidir, decidir e decidir, seja com a variedade quase ilimitada que temos de celulares, opções nas prateleiras do supermercado e na internet, por exemplo. Por isso, ele questiona o dogma, ao explicar o lado negativo de termos muitas opções das quais podemos escolher:

“- Muitas opções produz paralisia ao invés de libertação. Com tantas opções, as pessoas começam a achar difícil escolher e muitas vezes acabam por não tomar ação alguma.”

“- Mesmo se conseguimos ultrapassar a paralisia e fazer uma escolha, acabamos menos satisfeitos com o resultado da escolha do que se tivéssemos tido menos opções para escolher. Porque se você escolhe um e ele não é perfeito, é fácil imaginar que você poderia ter feito uma escolha diferente que teria sido melhor.”

– Essa alternativa imaginada o induz a um arrependimento em relação à decisão tomada e esse arrependimento subtrai-se da satisfação obtida pela tomada de decisão, mesmo que tenha sido uma boa decisão. Quanto mais opções, mais fácil de nos arrependermos.

– Aumento das expectativas: aumentando as opções, aumenta a expectativa sobre quão boas as opções serão. Mesmo que a escolha que você fez seja a melhor, com todas as opções disponíveis, a expectativa do que é bom sobe, e você espera encontrar algo perfeito.

No que diz respeito à performance dos sites, a questão apontada por Schwartz abrange dois aspectos:
Em meio a tantas opções na Internet, pense no que fazer para:

1) Se destacar para ser escolhido;
2) Deixar claro para quem o escolhe que você é a melhor opção;
3) Corresponder à expectativa dos usuários que, em meio a tantos anúncios, links na página de resultados do Google ou páginas para curtir escolheram a sua.

Muitas opções no site: bom ou ruim para o usuário?

Uma vez que foi escolhido pelo usuário, estude como garantir que ele não se perca no seu site e vá de encontro ao que você espera que ele faça – por exemplo, converter. Os visitantes devem conseguir achar o que estão procurando rapidamente. Se você der a eles muitas opções, eles podem simplesmente sair do site. Usuários não devem aprender a navegar no seu site: a navegação deve acontecer de forma intuitiva e natural. Defina bem o foco do site e o que é mais importante de ser acessado pelas pessoas e torne o caminho para encontrar isso fácil.
O blog Kissmetrics compilou exemplos de como limitar as opções para os usuários na Internet pode ser mais benéfico do que dar a eles total liberdade de escolha com muitas opções.
Entre os exemplos:

# Determinar quais ferramentas de compartilhamento você quer deixar disponíveis para o usuário – oferecer apenas as opções de Twitter e Facebook, por exemplo, se são suas principais redes sociais, ao invés de tentar diversificar demais e acabar por inibir o usuário de compartilhar;

# Ter um objetivo definido quando envia e-mail marketing – focar em poucos produtos e dar poucas opções, para o usuário tomar facilmente uma decisão baseado no que recebeu.

Exemplo ruim de E-mail Marketing
Exemplo ruim de E-mail Marketing.

Exemplo bom de E-mail Marketing.
Exemplo bom de E-mail Marketing.

Texto publicado no Global AD.
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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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