Um nicho de mercado corresponde a um segmento reduzido e uniforme de um número de consumidores. Onde as características e necessidades são bem próximas e de fácil identificação.
O nicho pode dar foco e personalidade à sua empresa. Atender plenamente às necessidades de seus clientes, pode não garantir seu sucesso, mas com certeza o deixará no caminho certo. Pequenas empresas podem se tornar grandes quando enxergam uma fatia pequena sem atenção do mercado. Essa “minoria”, muitas vezes, pode significar milhões de pessoas. Além de não ter que competir com gigantes, você terá a possibilidade de desenvolver seu produto e trabalhar para que fique o mais completo possível. Tentar atender a todos provavelmente será um erro estratégico determinante no sucesso do seu negócio.
Cauda Longa
Cauda longa (ou Long Tail) é um termo estatístico baseado na ideia de uma curva de consumo que nunca zera, uma distribuição de “longo trajeto”. A procura elevada por um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos.
Produtos para pequenos nichos, que somados conseguem superar o faturamento de grandes que são vendidos para a massa. Isso acontece, entre outros fatores, porque alguns produtos com baixa procura acabam sendo mais caros e elevam ainda mais essa arrecadação.

A Cauda Longa é envolvida por três grandes forças:
1. Democratização das ferramentas de produção: Atualmente é bem mais fácil ter um computador em casa. Os preços não são mais excessivamente altos e ainda existem muitas facilidades para comprar.
2. Democratização das ferramentas de distribuição: Na mesma proporção, o acesso à internet se populariza, o conceito de web colaborativa cresce. Todos são distribuidores.
3. Ligação entre oferta e demanda: Os robôs de busca facilitam o acesso a qualquer nicho. Por mais específico que seja seu interesse, é possível ser encontrado conteúdo.
E você, já encontrou seu nicho?

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Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

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