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O perfil do novo consumidor online

21 de junho de 2013
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O perfil do novo consumidor online. Em 2012, o e-commerce brasileiro conquistou 10,3 milhões de novos consumidores, alcançando assim o número de 42,2 milhões de pessoas que fizeram ao menos uma compra no ambiente on-line, segundo dados da e-bit.
Para levantar um perfil desses novos consumidores, o Mundo do Marketing, revista eletrônica especializada em marketing, em parceria com a Consumoteca, empresa de pesquisa e inteligência de mercado, realizou a pesquisa “Novos E-consumidores”, em março deste ano. A categoria de entrada nas compras online apontada foi “eletroeletrônicos/informática”, com 47% dos primeiros pedidos, seguida por eletrodomésticos com 42%, roupas/acessórios/calçados com 20%, e livros/revistas com 19%. O que motivou o brasileiro a realizar a compra virtual foi o preço, em 37% das respostas.
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Ao serem perguntados sobre os motivos pelos quais hesitavam em comprar pela internet, 28% dos pesquisados disseram que tinham medo do produto não chegar, porém a preocupação cedeu espaço para a confiança, como revelou a amostragem no período da pesquisa. Outros 23% alegaram sentir insegurança em relação a roubo dos dados pessoais e, de cartão de crédito, mas agora já se sentem mais seguros. O estoque exclusivo nas lojas virtuais também apareceu como uma das razões, com 10%. Já a falta de tempo de ir à loja física também foi indicada com 7%, enquanto 1% indicou que o ato de ir até a loja física era um passeio.
Já no quesito “pontos que te surpreenderam positivamente”, o preço mais uma vez lidera na experiência positiva de compra pela internet com 54%, seguido por frete grátis com 43%. O fato de o produto chegar em perfeito estado e a entrega rápida responde por 37% e 35%, respectivamente, dos pesquisados. 57% dos compradores consideraram satisfatória a primeira compra e 35% ficaram muito satisfeitos. Aqueles que não gostaram da primeira experiência somaram apenas 6%. Além disso, 97% disseram que voltarão a comprar on-line.

Outros destaques

A pesquisa ainda revelou outros pontos importantes da experiência do novo e-consumidor: O cartão de crédito foi a principal forma de pagamento para 61%; As principais portas de entrada para que encontrassem suas lojas virtuais foram Busca no Google (26%) e e-mail marketing (23%). As grandes lojas são preferidas por 74% dos entrevistados.

Classe B prevalece

A amostra do perfil dos entrevistados apontou que a Classe B, com 62%, é onde está a maioria dos novos e-consumidores, seguidos das Classes C/D com 27% e Classe A com 12%. Em localização o Sudeste lidera com 58%, seguido pelo Nordeste, 20%, e, o Sul, 10%.
Na divisão de gênero, há empate entre masculino e feminino. A faixa etária, predominante é de pessoas com 40 a 49 anos, seguidas pelas de 50 a 58 anos, com 28%. As pessoas com idade entre 20 a 29 anos e 35 a 39 anos estão empatados com 17%. 

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Um comentário sobre “O perfil do novo consumidor online”

  • Avatar

    Estamos em 2013 e é impressionante como os “titãs” do comercio eletrônico brasileiro não se mobilizaram com melhorias definitivas na questão logística e de segurança pela web.
    Ano pós ano as hesitações são as mesmas.
    Muitos empreendedores menores estão obtendo êxito nestes e outros quesitos não por aderirem a nichos específicos, justamente por fazerem o dever de casa e proporcionarem um serviço completo de qualidade.
    Do que adianta um backoffice lindo sem as interfaces trabalharem de modo sinérgico?

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