Você já ouviu falar de SMO? O poder das Mídias Sociais também pode ser alavancado por técnicas de SEO. Na verdade o conceito das técnicas de otimização para Mídias Sociais ganha a definição de SMO, ou Social Media Optimization (Otimização de Mídias Sociais). O SMO na verdade visa gerar publicidade e bom posicionamento nos Portais de Busca através das Mídias Sociais. Que pode ser tanto para o site oficial da empresa, como perfis, comunidades ou publicações.

O Facebook direciona alguns artigos que definem boas práticas de SMO. São 16 “diretrizes básicas”/”mandamentos”/”boas práticas” (chame como quiser) dos autores Rohit Barghava, Jeremiah Owyang, Cameron Olthuis, Loren Baker e Lee Odden (<copy names /paste>):

Aumento da “linkabilidade”(links que apontam para o seu site);
Botões e atalhos para facilitar o compartilhamento;
Corresponder aos links recebidos;
Ajude o seu conteúdo a “viajar” na internet;
Incentive a co-criação de conteúdo;
Seja uma fonte útil para os usuários, mesmo que não seja diretamente;
Recompense seus usuários fiéis;
Participe das conversas;
Saiba como se aproximar do seu público;
Crie conteúdo;
Seja autêntico;
Não esqueça suas raízes, seja humilde;
Não tenha medo de tentar coisas novas;
Desenvolva uma estratégia SMO;
Escolha a sua tática sabiamente;
Faça do SMO parte do seu processo de melhores práticas.

O trabalho de SMO também é de Link Building. Todas as práticas ajudam a construir uma rede de links relevantes que indicam seu conteúdo. Isto fará com que seu site se torne mais visível nos principais Portais de Buscas pois contribuirão para elevar o Page Rank das páginas de sua loja.

Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

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