• Avatar
  • por Eduardo Storini
  • Eduardo Storini é diretor da Agência St, empresa especializada em soluções de Marketing Digital. Atua na área de SEO e Links Patrocinados desde 2009, já trabalhou nos mais diversos segmentos de empresas com foco em geração de resultados. Certificado no Google AdWords e Bing Ads. Sempre que pode mantém atualizado seu blog de marketing digital.

Como aumentar as visitas das páginas de categoria do e-commerce com SEO

27 de fevereiro de 2014
Share Button

Para o crescimento sustentável de um e-commerce é importante trabalharmos estratégias que garantam uma audiência orgânica a longo prazo, e uma das maneiras de conseguirmos isso é através do SEO.
SEO garante que seu site apareça em pesquisas relacionadas com seus produtos. Porém, para que tenhamos retorno com esse tipo de trabalho é necessário pensar em alguns pilares. O SEO funciona basicamente sobre três bases: conteúdo, estrutura do HTML e autoridade do seu domínio.
Se nossa loja fosse um carro, poderia dizer que o conteúdo é o combustível desse carro e que ele é responsável nos fazer chegar mais longe. E aqui é o ponto problemático que a maioria dos e-commerce encontra: a falta de conteúdo.
É bem comum localizar lojas com pouco ou quase nenhum conteúdo nas páginas importantes. Páginas que na maioria das vezes são pouco exploradas são as páginas de categoria. As páginas de categorias são extremamente importantes para as lojas, por isso é valido darmos a devida atenção e não esquecermos dela durante a elaboração de uma estratégia de SEO.

Como posicionar a minha página de categoria no Google?

Como já vimos, a página de categoria pode ser uma excelente aliada para trazer mais tráfego orgânico para sua loja, você só precisa transformá-la relevante para o Google, adicionando conteúdo.
Esse conteúdo adicionado à categoria é chamado de texto de apoio, o que é diferente da descrição da categoria que vemos em muitas plataformas de e-commerce. Geralmente esses textos de descrição ficam localizados na parte de cima da página, logo abaixo do título. Como está na primeira dobra da página (momento antes de acontecer a rolagem de página), não é possível inserirmos um texto grande, pois iria atrapalhar o objetivo principal, que é a visualização dos produtos.
Esse conteúdo deve ficar abaixo da linha de paginação, veja um exemplo nessa loja de produtos orientais, Konbini, na categoria de saquês.

Como aumentar as visitas das páginas de categoria do e-commerce com SEO.

Neste conteúdo você pode trabalhar de maneira ampla, todos os termos relacionados com a categoria, e de preferência abordando os assuntos de maneira educativa, respondendo perguntas e acrescentando informações.
Uma ferramenta que você pode usar para ter mais ideias sobre o que as pessoas procuram de informações e dúvidas sobre um determinado produto é o Ubersuggest. Esta ferramenta extrai todos os termos da caixa de sugestão do Google.

Como aumentar as visitas das páginas de categoria do e-commerce com SEO.

Use ela para dar mais ideias e inspirá-lo na hora de produzir o texto de apoio para sua categoria.

Como otimizar textos de apoio das páginas de categoria.

Agora que você já sabe o que é e como escrever, é importante otimizar esse conteúdo. O primeiro ponto é a linkagem interna. O Google leva muito em consideração a forma como as páginas do seu site se ligam entre si, isso mostra para ele qual a relevância de cada página dentro do seu site.
Por isso sempre que puder relacionar algum produto ou outra categoria em seu texto de apoio, faça um link para ele.
Veja o exemplo no Ponto Frio:

Como aumentar as visitas das páginas de categoria do e-commerce com SEO.

Só estabeleça um limite de links nessa área para seu time de conteúdo, para evitar que qualquer palavra que apareça receba um link. Um bom número é de três a cinco, dependendo do tamanho do texto. O bom senso será muito importante nessa hora.
Uma vez que seu texto de apoio foi inserido e o Google já atualizou seu banco de dados com essa informação, você pode programar uma próxima otimização para essa mesma categoria daqui 30 dias.
Você deve acessar o seu Google Webmasters Tools e verificar as informações sobre a sua página de categoria (se você não sabe o que é Webmasters Tools, em breve, trarei um artigo sobre essa ferramenta).
Siga o caminho: Tráfego de Pesquisa > Consultas de Pesquisa > Páginas principais

Como aumentar as visitas das páginas de categoria do e-commerce com SEO.

Localize na listagem a sua página de categoria e veja os termos de pesquisa para qual ela tem aparecido no Google.

Como aumentar as visitas das páginas de categoria do e-commerce com SEO.

Os termos que tiverem um número de impressão alto e poucos cliques, significa que não ficaram bem posicionado no Google no momento da pesquisa. Você pode filtrar alguns termos interessantes e melhorar o texto de apoio com algumas dessas palavras-chave, muitas vezes esses termos dão ideias de novos sub-tópicos dentro desse texto.
O resultado dessas ações é um maior crescimento de visitas orgânicas para páginas de categorias:
Exemplo de uma página de conteúdo:

Como aumentar as visitas das páginas de categoria do e-commerce com SEO.

Espero que tenha gostado, e se você ficou com alguma dúvida, vamos conversar na área de comentários.
Até a próxima!

Você também vai gostar

Como preparar sua loja virtual para vender nos maiores Marketpla... Muito se fala sobre o modelo de Marketplace, o qual grandes sites varejistas vem adotando. Se você possui e-commerce, é bem provável que você verá com...
E-commerce registra faturamento 26% maior nas vendas de Natal Na comparação com 2014, volume de pedidos cresce 16%; Mobile commerce representou 13,6% das compras As vendas de Natal no varejo online brasileiro reg...
Ecommerce e segurança digital: as empresas devem cuidar do usuár... Milhares de compras online são feitas por hora, a todo o momento e de qualquer dispositivo. Como se prevenir de possíveis fraudes virtuais? Aqui algun...
O que há de errado com as descrições de vagas para E-commerce?... Recentemente uma série de estudos e entrevistas feitas com gestores de operações em e-commerce de todos os portes vêm revelando que falta profissionai...
Como abrir um negócio na internet Como abrir um negócio na internet. Nesta semana Daniel Cardoso, diretor da Universidade Buscapé Company participou com algumas dicas em uma matéria do...
Porque investir em Adwords e SEO para aumentar a exposição dos n... As estratégias Adwords e SEO podem parecer investimentos opostos para que as marcas estejam no topo das pesquisas no Google. É sempre importante desta...
Ruptura no catálogo de produtos no e-commerce ainda é o principa... A análise constante da ruptura do catálogo de produtos é uma demanda primordial para a definição de estratégias, tanto na indústria quanto n...
Amazon inicia venda de livros no Brasil Por Leandro Souza para Baguete.com.br. Quase dois anos depois de chegar oficialmente ao Brasil, apenas com a venda do Kindle e e-books, a Amazon final...
3 dicas para lidar com troca e devolução de produtos na sua loja... De modo semelhante a uma loja física, a devolução de produtos é uma parte inevitável das vendas online. É muito comum que as pessoas comprem produtos ...
Mobile: Presente e Futuro do E-commerce Podemos falar que mobile é apenas o futuro do E-commerce? Sim e não. O mobile commerce já é uma realidade no Brasil, porém outras novidades continuarã...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

3 comentários sobre “Como aumentar as visitas das páginas de categoria do e-commerce com SEO”

  • Avatar

    Boa Eduardo!
    Adorei a parte do GWT. Acho que tem muita informação lá e que não está tendo o devido valor.
    Otimizar as páginas mães (categorias) do seu site sempre traz um retorno muito bom, para a página em questão e para as filhas (produtos).
    Isso é quase que escopo obrigatório nos E-Commerces que trabalho SEO. Otimizar as páginas mães (categorias) do seu site sempre traz um retorno muito bom, para a página em questão e para as filhas (produtos).
    Uma coisa que sempre tento reparar é se tenho páginas que estão funcionando apenas como uma “vitrine de links”. Quando identifico isso e sei que a página é importante, começo a pensar em um conteúdo que possa ajudar meu usuário ali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>