A situação mundial por conta do coronavírus, que obriga a um distanciamento social para preservar a saúde, fez com que as vendas de todo tipo de objetos, artigos, alimentos, bem como carros de fábricas como Hyundai, Fiat, Honda. Ford e tantas outras, começassem a ser impulsionadas na internet. A tecnologia e a pandemia transformaram o mundo online.

Quem iria a imaginar que as pessoas começariam a fazer tudo através da internet, escolheriam e até comprariam carros Hyundai de maneira online? Antes do mundo virar de cabeça para baixo por conta da pandemia, era possível obter informação sobre os novos veículos à venda do mercado automotivo, conhecer os modelos, as cores e as características de cada veículo.

Hoje em dia a realidade passou a ser virtual, e por causa disso, as opções de compra e de venda pela internet aumentaram. E isso também aconteceu no mercado automotivo no mundo todo. A internet passou a ser o lugar indicado para comprar os mais variados tipos de veículos, como os compactos, picapes e suv Hyundai.

A internet virou a salvação do mercado automotivo

Sem dúvida alguma, o distanciamento social obrigatório influenciou o mundo financeiro completamente. As pessoas começaram a consumir através da internet e os sítios web da maioria das lojas estouraram: os consumidores começaram a comprar nos supermercados online, solicitaram remédios e artigos de perfumaria nas drogarias online.

Alunos passaram a ter aulas virtuais e a maioria das faculdades começaram a ministrar os cursos através da web. Assim, a venda de carros também mudou o modo de compra, e a internet passou a ser o canal para que os consumidores escolham e comprem com tranquilidade tanto os carros 2021 novos como também carros usados.

No passado a internet servia como meio de divulgação dos veículos de todas as marcas existentes no mundo e nesse mundo virtual, as redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram tiveram –e ainda têm- um papel importante. Depois de adquirir a informação desejada, a compra era realizada diretamente na concessionaria ou em alguma loja de veículos.

Com certeza, a situação atual mudou a forma de consumo e as pessoas preferem o uso da internet por cima das lojas físicas para as suas compras. Assim sendo, uma pesquisa feita recentemente pelo Google relacionada com o mercado automotivo lançou os seguintes dados:

  • 91% dos consumidores fazem as suas escolhas de modelo, cor e acessórios através da internet.
  • 95% dos consumidores usam a internet para adquirir informação dos veículos.
  • 41% dos consumidores foram pessoalmente a uma concessionaria simplesmente para conferir a escolha que fizeram na internet.

Mais ainda: o consumidor mudou a sua maneira de agir, porque ele encontra no mundo virtual não só a informação que procura, mas também a certeza de adquirir um veículo com tudo aquilo que ele deseja quanto aos elementos mecânicos, acessórios e tecnologia.

O coronavirus mudou o mercado mundial

Na Europa, por exemplo, especificamente na Inglaterra, as concessionárias que usaram uma plataforma digital, aumentaram mais de mil por cento as vendas durante o ano de 2020. Foram mais de 500 milhões de libras em carros vendidos, e o cálculo indica que durante o ano de 2021 as vendas duplicarão nesse mercado.

É evidente que o comportamento dos consumidores quanto à compra de veículos de modo online mudou drasticamente durante a pandemia.  E isso está acontecendo em muitos outros setores econômicos no mundo todo, acelerando o consumo através do mundo virtual.

Graças aos avanços da tecnologia, e ainda antes da pandemia, os consumidores globais já utilizavam a internet principalmente para procurar informação sobre os produtos ou serviços que pretendiam adquirir. Desde o conforto do lar e usando os mais diversos dispositivos, tendo obviamente conexão a internet, as pessoas procuravam todos os detalhes necessários para definir uma compra que acabavam realizando pessoalmente, nas lojas físicas.

Hoje em dia é possível afirmar que o coronavírus acelerou o processo que viria a acontecer naturalmente: fazer tudo através da internet. Embora muitas pessoas ainda considerem que comprar nas lojas físicas é melhor, a maioria dos consumidores já optaram pela internet, em parte pela obrigatoriedade imposta pela situação mundial, e em parte pela facilidade e conforto de fazer as compras online.

 

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.