Como encontramos o perfil do internauta: pesquisas? Para esclarecer como funciona todo o processo – da coleta de dados até chegar aos relatórios que você vê, preparamos o post de hoje.

Coletando dados e gerando informações

Na Navegg, trabalhamos com os chamados “dados observados”, ou seja, inferidos a partir do comportamento de navegação do internauta anônimo. Coletamos a navegação dos internautas em mais de 7 mil sites – de diferentes tamanhos e  temas. Então, a Navegg compara esse registro com pesquisas de mercadoestudos de comportamento de consumo e reports de tendências de hábitos de leitura. Em seguida, utilizamos métodos estatísticos para analisar todos os dados coletados com base nessas pesquisas e estudos, para então chegar ao perfil sócio-demográfico (gênero, idade e escolaridade) dos mais de 80 milhões de internautas que segmentamos.
A Navegg utiliza outra abordagem quando o assunto é conteúdos de interesse e intenção de compra. Nesses casos, as informações são baseadas em demonstrações explícitas dos internautas. Nossa rede é formada por sites de conteúdo, comparadores de preço, clubes de compra coletiva e lojas virtuais. Quando os internautas acessam esses sites, eles demonstram exatamente por quais conteúdos têm mais interesse e quais produtos desejam comprar.
A Navegg coleta essas demonstrações e as analisa aplicando um modelo estatístico que inclui diversos métodos matemáticos, entre eles o de frecency, cálculo ponderado entre frequência e recência. Com base nos resultados, completamos o perfil do internauta com seus assuntos favoritos e produtos que deseja comprar.
Existem diferentes modelos de segmentação de audiência. O baseado em cadastros conta com informações fornecidas diretamente pelo internauta, mas desconsidera variações de comportamento e atinge somente uma pequena parcela dos internautas. Já o baseado em regras permite segmentações com características bem específicas. No entanto, seu tempo de implementação é muito longo e sua metodologia revela apenas uma faceta do internauta.
A Navegg é diferente de outras ferramentas de segmentação de audiência por adotar o modelo da segmentação em rede. Nessa abordagem, um mesmo conjunto de critérios de segmentação é utilizado em todos os sites que usam nossa tecnologia. Dessa forma, é possível analisar o comportamento do internauta em toda a web, obtendo uma visão mais completa de cada pessoa.
Outra vantagem da segmentação em rede Navegg é que ela elimina todo o trabalho de configuração: basta inserir uma linha de javascript no seu site para que seus visitantes passem a ser segmentados. Como os critérios são os mesmos para todos os sites, você vai descobrir o comportamento da sua audiência em páginas totalmente diferentes da sua, revelando facetas do seu público até então desconhecidas.

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A Navegg é referência latino-americana no mercado de inteligência de dados e informações de audiência online. Fundada em 2008, a empresa, sediada no Brasil, analisa hábitos, interesses e comportamento de audiências da web, em computadores ou dispositivos mobile. A Navegg tem em sua base mais de 250 milhões de internautas, presentes em mais de 100 mil sites, blogs, portais, buscadores de preços e lojas.

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