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  • por Leonardo Kelmann
  • Leonardo Kelmann é especialista em Marketing de Relacionamento. Como empresário, consultor e professor, defende a causa da inteligência aplicada em estratégias de e-mail marketing. Com 20 anos atuando no segmento, une sua expertise de tecnologia e de e-mail em prol da entregabilidade máxima. Atuou em empresas como Mandic, Boldcron (hoje, pertencente ao Grupo UOL) e Akna Software. Foi sócio fundador de três empresas do setor e, atualmente, dirige uma delas, a E-mail Solutions.

Por que usar e-mail marketing?

14 de maio de 2013
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Além de barato, o e-mail marketing tem o melhor retorno sobre investimento. Conheça os números que comprovam a eficácia deste canal. Quando o assunto é e-mail marketing, acredito que a primeira pergunta é: Por que usar e-mail marketing?
Vamos ver algumas razões:

? Porque é o canal de relacionamento digital mais frequentemente utilizado. Segundo o estudo Channel Preferences Survey, de fevereiro de 2012, da ExactTarget, 91% das pessoas vê seu e-mail diariamente, contra 57% para Facebook e SMS, e menos de 30% para outras formas, como check-ins via redes sociais, aplicativos de mensagens, Twitter ou Linkedin;

? Também é a opção preferida das pessoas para receber ofertas. E este número cresceu de 72%, em 2008, para 77%, em 2012. Neste tópico, é importante ressaltar também que a preferência é válida para todas as faixas de idade, ou seja, inclusive os jovens preferem receber as promoções por e-mail no lugar de outras mídias mais próximas, como redes sociais, SMS ou aplicativos de celular;

? 63% das pessoas usam e-mail para compartilhar conteúdos, bem a frente dos 33% que usam Facebook ou 29% que fazem uso do telefone;

? Segundo o site mediapost.com, comparando com outras mídias, o e-mail traz o melhor ROI (sigla em inglês para retorno sobre o investimento), sendo US$ 40,00 de faturamento para cada dólar investido, contra US$ 17,00 de faturamento obtido em publicidade com palavras-chave ou banners. As taxas de clique (ou click-through, no termo original) são em torno de 5% para e-mail, comparado com 0,8% de banners. E no Brasil, como se comporta este público?

? Em 2012, segundo o relatório 17, The Digital Carnival, da ExactTarget, 91% dos consumidores on-line recebem ao menos um e-mail por dia com promoções autorizadas. Para compararmos, 77% dos usuários ativos do Facebook curtiram alguma empresa ou marca e apenas 26% dos usuários ativos do Twitter seguem uma empresa ou marca;

? 46% dos brasileiros citaram e-mail como a primeira comunicação on-line diária. Facebook é citado por 27% das pessoas, enquanto sites de noticias e portais representam 7%.

A ideia é mostrar alguns dos muitos números que comprovam a eficiência do e-mail marketing.  Nas nossas próximas conversas, iremos nos aprofundar neste universo do relacionamento digital para entendermos como ele pode ser útil na sua empresa.
E como este é um canal informativo e democrático, fique a vontade para fazer suas perguntas e trocar experiências. Espero encontrá-los em breve!
Texto original para a Endeavor Brasil.

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