Estratégia valiosa e muitas vezes ignorada, o conteúdo criado por usuários pode ser um fator decisivo para melhorar seus números. Acontece que muitos profissionais que atuam nessa área não se dão conta, ainda, da importância que esse material tem para o desempenho de qualquer e-commerce.
Para facilitar a compreensão é importante que você saiba como funciona o processo de engajamento na internet. A finalização de uma compra hoje em dia é o processo final de uma etapa de engajamento. Para chegar a esse ponto, o possível cliente pesquisou preços, comparou com os concorrentes de e-commerce, avaliou a opinião de outros clientes que adquiriram o mesmo produto, por exemplo.
Portanto, esse consumidor só fechou a compra em sua loja virtual porque se sentiu seguro e confiante o suficiente. Essas são apenas algumas das vantagens que você tem em considerar a importância do conteúdo gerado por usuários. Confira:

Dá credibilidade às informações

Uma pesquisa do LinkedIn, indicou que os não-seguidores interagem 30% a mais com atualizações do que seguidores. É o poder das recomendações. O internauta de hoje em dia é suficientemente esperto e bem preparado para identificar, com facilidade, o que é um anúncio pago e o que é a opinião verdadeira de usuários.
Exemplo disso são as blogueiras — de moda, fitness e afins — que há alguns anos conseguiam omitir ao seu público resenhas pagas como se fossem a opinião verídica e descompromissada delas. Atualmente, os seguidores sabem identificar o que é publipost e o que não é, e costumam levantar críticas quando essas formadoras de opinião não sinalizam suas publicidades com hashtags, por exemplo.
Afinal, o que seria mais relevante do que a opinião de quem está “do mesmo lado”, que já passou pela mesma situação à pouco tempo? Eles formam uma verdadeira “teia” colaborativa, na qual fazem questão de explicitar suas opiniões sobre qualidade dos produtos, desempenho de logística e atendimento ao cliente e segurança de dados oferecidos pelas lojas virtuais.

Mas e os comentários negativos?

Usuários se organizam em blogs, fóruns de discussão em redes sociais e até mesmo em canais diretos para denúncias, como o Reclamão e o Reclame Aqui, por exemplo. E é daí que vem o maior medo de estar aberto à comentários, e se forem negativos?

Seu primeiro instinto seria fugir de qualquer possibilidade de um usuário gerar conteúdo negativo para sua loja virtual. Mas posso te garantir que comentários negativos podem passar mais veracidade e, até mesmo, aumentar suas vendas. Mas isso dá um post inteiro sobre o assunto, ou até mais, um e-book. =)

Sinaliza o que o público pensa da sua marca

O conteúdo criado por usuários também tem outras funções muito importantes para o seu comércio virtual. Em marketing digital tudo pode ser mensurado e o ROI, que é o retorno de investimento, pode ser aferido com precisão.
Uma métrica valiosa que pode entrar na análise de desempenho de seu e-commerce é justamente a visão que o seu público tem da sua marca. Ao conhecer a imagem real de seu comércio digital você terá instrumentos para consertar falhas ou otimizar pontos que já são vistos como positivos.
Além do espaço para os comentários abertos (que se trata do conteúdo gerado pelos usuários), uma das melhores maneiras para medir a real satisfação do seu consumidor é o NPS, ou Net Promoter Score. Entenda melhor como demonstrar o ROI de um Programa de Satisfação do Cliente.

Melhora o ranqueamento do seu e-commerce

Quando o seu ramo de atuação e a sua marca são muito difundidas na web é possível capitalizar isso para a otimização de seu e-commerce nos principais buscadores. Portanto, invista na indexação de palavras-chave relacionadas ao seu comércio, trabalhe o conteúdo nas redes sociais e gere e propague links.
Lembrando que quanto mais específica a palavra-chave que você escolhe, melhor. Palavras muito genéricas podem concorrer com outros tipos de negócios. Veja algumas dicas de como encontrar os termos corretos para seu negócio: Como encontrar palavras-chave para campanha de Links Patrocinados
E então, você ficou com alguma dúvida sobre a importância do conteúdo criado por usuários no comércio eletrônico? Não deixe de escrever para nós através dos comentários!

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