• Avatar
  • por Márcio Eugênio
  • É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

As pequenas empresas utilizam as redes sociais da maneira correta?

27 de novembro de 2013
Share Button

As redes sociais SÓ não funcionam para pequenas empresas se você utilizá-las de maneira errada. Muitos micro e pequenos empreendedores desabafam sobre a dificuldade em atrair seguidores em seus canais. Mas será que está utilizando as redes sociais de maneira correta? Como as redes sociais podem ser úteis para uma pequena empresa?
A primeira dica é não usar as redes sociais como spam! Se tem coisa que o usuário mais detesta em uma rede social é propaganda. Muitos jovens, inclusive, estão saindo do Facebook por conter publicidade demais. Então não seja um chato, e pense que o Facebook, Twitter, Instagram, ou qualquer outra rede social deve ser usado para contar a sua história, gerar conteúdo e aproximar o cliente com a sua loja. Pense que você está em um bar conversando com essa galera. Existe coisa pior do que alguém tentando te vender algo no meio da conversa?
Para se relacionar com o cliente e gerar conteúdo em uma rede social, o lojista precisa ter em mente três passos: conhecer, confiar e comprar. Os dois primeiros processos são os que sustentarão o último passo. O problema é que, geralmente, os pequenos empreendedores pensam apenas no último passo, criando uma insatisfação e descrédito na importância que as redes sociais possuem.
É claro que você pode vender seu produto, afinal, é da sua fan page que estamos falando. Mas é importante ter em mente que o cliente só irá clicar naquela promoção quando ele confiar no que você está falando. Quanto mais conteúdo você postar, quanto mais engajamento com o cliente você criar, mais fácil será a compra deste consumidor com você.
Algumas dicas para melhorar seu conteúdo nas redes sociais:

1- Tenha foco: não fuja do assunto relacionado ao seu negócio.
2- Use penas as redes sociais que seu público está: de que adianta você ter um Pinterest se o perfil dos seus clientes é mais voltado para o Instagram?
3- Use imagens, muitas imagens: Além de destacar seu post no meio da timeline, pesquisas já mostraram que imagens e links chamam mais atenção ao usuário que um post simples.

Veja abaixo o vídeo com dicas sobre o assunto:

Você também vai gostar

Instagram ultrapassa Facebook em vendas via redes sociais Instagram  representa quase 70% das vendas via redes sociais no último trimestre de 2018 Estudo realizado pela Nuvem Shop mostra crescimento de 43% d...
Dia das Bruxas 2013: As marcas que aderiram ao Halloween O Dia das Bruxas, comemorado nesta quinta-feira, 31, chegou. As marcas não deixaram a oportunidade passar e estão aproveitando a festa. O Adnews selec...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

2 comentários sobre “As pequenas empresas utilizam as redes sociais da maneira correta?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>