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Usando o registro de domínio como parte da estratégia de SEO

Registro de domínio. Os nomes de domínio foram criados para que as pessoas pudessem lembrar facilmente o endereço de uma página. Assim, ao invés de ter que lembrar um número de IP como 173.194.37.88, você pode apenas digitar google.com.br e ir diretamente para a página desejada. Podemos classificar os domínios como:

? Domínio Raiz: Aquele que é registrado e que fica no topo da hierarquia. Por exemplo:

google.com
buscape.com.br
mec.gov.br

? Subdomínios: Criados como um novo nível dentro da hierarquia principal. Por exemplo:

www.meudominio.com
blog.meudominio.com

? Subfolders: extensões acrescentadas ao domínio raiz ou a um subdomínio, como por exemplo:

meudominio.com/blog
pt.meudominio.com/shopping

Na hora de se escolher o nome de domínio verifique alguns fatores importantes:

? Facilidade de memorização: Ter um nome de domínio curto, que seja fácil de lembrar e também fácil de se digitar é a melhor maneira de se conseguir um bom nome de domínio.

? Nome relacionado ao segmento: Ter um nome de domínio que possua alguma palavra-chave relacionada ao seu segmento de negócio pode melhorar o SEO. Uma técnica adotada nesse sentido é o EMD (Exact Match Domain ou Nome de domínio exato). Um exemplo de EMD é quando uma agência de turismo que vende pacotes de viagem para Fortaleza registra o domínio viagem-fortaleza.com.br. Com isso se espera que as pessoas buscando por essas duas palavras acabem vendo o domínio no topo da SERP (Resultados de busca). Porém é importante notar que o Google está dando cada vez menos importância ao EMD no seu algoritmo de busca e, neste caso, uma página que possui um conteúdo mais relevante, porém com um nome de domínio não tão semelhante, acaba tendo um melhor posicionamento.

? Hifenização: Para facilitar a memorização do nome do domínio pode-se usar hífen para separar as palavras, como no nosso exemplo de viagem-fortaleza.com.br. Porém utilizar hífens também diminui a credibilidade que os usuários dão ao site, pela associação feita com sites de spam.

? Utilização de subdomínios e subfolders: Os mecanismos de busca utilizam métricas diferentes para os subdomínios e os subfolders. Normalmente utilizam-se subfolders para cada página de conteúdo do site, como por exemplo meudominio.com/blog. Uma aplicação de subdomínio é para a criação de conteúdo em diversos idiomas, como no caso de um site com subdomínio pt.meudominio.com e en.meudominio.com.

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