Quem possui loja virtual conhece os desafios diários quando o assunto é a conquista de novos clientes.
Além de toda a preocupação com envio e rotinas administrativas, o lojista ainda precisa criar campanhas de marketing para atrair novos clientes e de preferência economizar com elas!
O objetivo é e sempre será o crescimento. Porém, para ter sucesso, é necessário muito trabalho, dedicação e um vasto conhecimento e empenho para estar sempre um passo à frente dos concorrentes.
Uma estratégia que apresenta ótimos resultados é a segmentação da loja!
Ela pode ser o que faltava para a sua loja se destacar no mercado. Veja alguns motivos para segmentar sua loja:

Segmentação de loja virtual é um ótimo diferencial

Com a ascensão do e-commerce, é muito comum encontrarmos lojas que vendem inúmeros produtos, como roupas, acessórios, sapatos, utensílios domésticos, entre outros. Isso sem esquecer aquelas que vendem produtos iguais, ou muito semelhantes!
Trabalhar com uma infinidade de produtos pode ser muito bom, mas uma loja voltada para um nicho específico possui maiores chances de alcançar o sucesso. Isso porque é muito mais fácil criar campanhas voltadas para um público mais “enxuto”.
Se analisar o mercado, verá que os e-commerces com grande variedade de produtos sentem dificuldades em trabalhar com qualidade a divulgação dessas marcas e produtos diferenciados.
Por exemplo, copos e taças podem ser adquiridos em diversas lojas que podem trabalhar com muitos segmentos ao mesmo tempo. Porém, aquela que vende somente copos e taças é capaz de fornecer informações e modelos exclusivos que podem ser inclusive, melhores do que os que são oferecidos em lojas não especializadas.
Trabalhar com apenas um segmento pode abrir portas para fidelizar o consumidor. O que é ótimo!

Trabalhando com um público específico

Uma loja segmentada possui um público específico e isso facilita  muito o contato com o mesmo. Além de ajudar no desenvolvimento de campanhas de marketing para alcançar novos clientes.
Isso porque essas pessoas geralmente possuem demandas, gostos e perfis parecidos. Por isso torna-se mais simples a criação de comunicações, materiais e campanhas de um modo geral.
Em contrapartida, as lojas que trabalham com grande gama de produtos precisam trabalhar diversos públicos de perfis diferentes, gastando muito mais.
Lembrando que, quanto mais o público é específico, menor será o investimento para atrai-lo. Assim como os esforços para fidelizá-lo futuramente.
Um exemplo clássico muito utilizado atualmente é o patrocínio nas redes sociais, onde é possível segmentar o público exato para o seu produto e aparecer somente para quem se interessa pelo seu produto!

Construindo reputação e autoridade

A segmentação traz inúmeros benefícios. Entre eles está a construção de uma reputação e também o fato de a loja poder se tornar referência e autoridade no assunto!
Para o mercado, uma loja especializada na venda de determinados produtos significa que ela possui domínio, conhecimento e expertise sobre tudo que envolva seu nicho.
Outro ponto importante da segmentação é que a equipe conhecerá muito bem o produto, podendo ser consultora sobre seu uso e conservação, entre outros temas.
Dessa forma, a loja fornecerá muito mais que o produto somente, mas a solução para as dores de seus clientes!
Isso, além de ser ótimo para a reputação da loja, é o primeiro passo para a fidelização e posterior propagação pelos próprios clientes.
Portanto, pode-se concluir que o investimento em segmentação é na verdade um investimento em resultados. Mas é preciso lembrar que resultados não chegam rápido, mas com um conjunto de atividades inerentes ao dia a dia da construção de um novo direcionamento.
Por isso, antes de tomar a decisão de investir em um nicho específico, vale analisar com cuidado todos os aspectos da loja. Além é claro, de levar em consideração que o marketing deverá ser muito bem trabalhado, para de fato alcançar as pessoas certas e conseguir o resultado esperado!

Author

Com mais de 13 anos de experiência em Tecnologia da Informação e apaixonado por E-commerce, sou Fundador e CEO da Webstore Lojas Virtuais. Uma empresa especializada em criação e desenvolvimento de lojas virtuais.

2 Comments

  1. Muito bom artigo! A segmentação do público alvo e o foco correto no seu negócio, é a alma do sucesso do empreendedor. Me esclareceu algumas dicas.

  2. Muito bom artigo! A segmentação do público alvo e o foco nos negócios, é sem dúvida a alma do empreendedor. Me esclareceu bem algumas dicas. Obrigado.

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