• Gustavo Perina
  • por Gustavo Perina
  • Com mais de 13 anos de experiência em Tecnologia da Informação e apaixonado por E-commerce, sou Fundador e CEO da Webstore Lojas Virtuais. Uma empresa especializada em criação e desenvolvimento de lojas virtuais.

Segmentação: um ótimo diferencial para seu e-commerce

1 de junho de 2018
Share Button

Quem possui loja virtual conhece os desafios diários quando o assunto é a conquista de novos clientes.
Além de toda a preocupação com envio e rotinas administrativas, o lojista ainda precisa criar campanhas de marketing para atrair novos clientes e de preferência economizar com elas!
O objetivo é e sempre será o crescimento. Porém, para ter sucesso, é necessário muito trabalho, dedicação e um vasto conhecimento e empenho para estar sempre um passo à frente dos concorrentes.
Uma estratégia que apresenta ótimos resultados é a segmentação da loja!
Ela pode ser o que faltava para a sua loja se destacar no mercado. Veja alguns motivos para segmentar sua loja:

Segmentação de loja virtual é um ótimo diferencial

Com a ascensão do e-commerce, é muito comum encontrarmos lojas que vendem inúmeros produtos, como roupas, acessórios, sapatos, utensílios domésticos, entre outros. Isso sem esquecer aquelas que vendem produtos iguais, ou muito semelhantes!
Trabalhar com uma infinidade de produtos pode ser muito bom, mas uma loja voltada para um nicho específico possui maiores chances de alcançar o sucesso. Isso porque é muito mais fácil criar campanhas voltadas para um público mais “enxuto”.
Se analisar o mercado, verá que os e-commerces com grande variedade de produtos sentem dificuldades em trabalhar com qualidade a divulgação dessas marcas e produtos diferenciados.
Por exemplo, copos e taças podem ser adquiridos em diversas lojas que podem trabalhar com muitos segmentos ao mesmo tempo. Porém, aquela que vende somente copos e taças é capaz de fornecer informações e modelos exclusivos que podem ser inclusive, melhores do que os que são oferecidos em lojas não especializadas.
Trabalhar com apenas um segmento pode abrir portas para fidelizar o consumidor. O que é ótimo!

Trabalhando com um público específico

Uma loja segmentada possui um público específico e isso facilita  muito o contato com o mesmo. Além de ajudar no desenvolvimento de campanhas de marketing para alcançar novos clientes.
Isso porque essas pessoas geralmente possuem demandas, gostos e perfis parecidos. Por isso torna-se mais simples a criação de comunicações, materiais e campanhas de um modo geral.
Em contrapartida, as lojas que trabalham com grande gama de produtos precisam trabalhar diversos públicos de perfis diferentes, gastando muito mais.
Lembrando que, quanto mais o público é específico, menor será o investimento para atrai-lo. Assim como os esforços para fidelizá-lo futuramente.
Um exemplo clássico muito utilizado atualmente é o patrocínio nas redes sociais, onde é possível segmentar o público exato para o seu produto e aparecer somente para quem se interessa pelo seu produto!

Construindo reputação e autoridade

A segmentação traz inúmeros benefícios. Entre eles está a construção de uma reputação e também o fato de a loja poder se tornar referência e autoridade no assunto!
Para o mercado, uma loja especializada na venda de determinados produtos significa que ela possui domínio, conhecimento e expertise sobre tudo que envolva seu nicho.
Outro ponto importante da segmentação é que a equipe conhecerá muito bem o produto, podendo ser consultora sobre seu uso e conservação, entre outros temas.
Dessa forma, a loja fornecerá muito mais que o produto somente, mas a solução para as dores de seus clientes!
Isso, além de ser ótimo para a reputação da loja, é o primeiro passo para a fidelização e posterior propagação pelos próprios clientes.
Portanto, pode-se concluir que o investimento em segmentação é na verdade um investimento em resultados. Mas é preciso lembrar que resultados não chegam rápido, mas com um conjunto de atividades inerentes ao dia a dia da construção de um novo direcionamento.
Por isso, antes de tomar a decisão de investir em um nicho específico, vale analisar com cuidado todos os aspectos da loja. Além é claro, de levar em consideração que o marketing deverá ser muito bem trabalhado, para de fato alcançar as pessoas certas e conseguir o resultado esperado!

Você também vai gostar

Compras por dispositivos móveis crescem e representam 20% do fat... Infográfico Ebit destaca o perfil do consumidor e apresenta todos os dados sobre a principal data do varejo eletrônico brasileiro Cerca de 20% das co...
Saiba como se proteger dos chargebacks nessa Black Friday Ano após ano a Black Friday se consolida como a data mais importante para o e-commerce brasileiro. Em 2016 o evento representou um fatu...
Amazon.br – Por que as vendas do marketplace são fracas? Como todos sabemos, Amazon é a criadora do marketplace, está presente em vários países do mundo e com muito êxito. Mas, aqui no Brasil, talvez por alg...
Estratégias de marketing para seu e-commerce estar no smartphone... Os dispositivos móveis impactaram por completo a forma com que nos relacionamos uns com os outros e isso não poderia ser diferente no marketing. Só no...
Quer cobrar quanto? Cinco dicas para desenvolver sua estratégia ... Em média, novos e-commerces acabam sendo abandonados ou encerrando suas atividades em apenas três meses, segundo levantamento realizado pela BigData C...
Ruptura no catálogo de produtos no e-commerce ainda é o principa... A análise constante da ruptura do catálogo de produtos é uma demanda primordial para a definição de estratégias, tanto na indústria quanto n...
ROI no e-commerce: qual é o número mágico? O retorno sobre o investimento, ou em inglês ROI – Return On Investment, representa a taxa de retorno de um investimento. Por exemplo, se você invest...
Mobile first: ser ou não ser A mobilidade deixou de ser opcional e tornou-se parte integrante da estratégia de varejo. Ser Mobile First é mais importante do que nunca. Os usuár...
Criar logo de e-commerce, acerte sua primeira venda: a marca Criar um logo de e-commerce ou fazer o redesign da marca é um daqueles desafios que todo mundo gosta de participar. Diferente de descobrir a margem br...
Por que integrar a minha loja virtual com canais de venda? Com a competitividade aumentando a cada dia, as tarefas de ampliar o raio de alcance do seu empreendimento, conquistar e manter clientes não...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

2 comentários sobre “Segmentação: um ótimo diferencial para seu e-commerce”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>