Um problema comum enfrentado por lojas virtuais iniciantes é o de passar credibilidade aos consumidores. Se a loja não conseguir fazer isto em poucos segundos sua venda será perdida para uma loja conhecida ou que inspire mais confiança no consumidor.
Assim, todo o esforço de marketing feito para atrair aquele consumidor cai por terra, e a sua taxa conversão de vendas vai junto. Um dos caminhos para reduzir a desconfiança dos internautas e começar a criar uma grande reputação online é o selo de certificação de reputação Ebit.
Este selo/medalha é fornecido pela Ebit (www.ebit.com.br), que faz parte do grupo Buscapé Company e atua desde 2000 fornecendo informações sobre o e-commerce nacional e auxiliando os lojistas a receber avaliações estruturadas sobre sua loja. A melhor parte é que tudo isso é GRATUITO!
A certificação Ebit envolve MILHARES de lojas online brasileiras, que vendem bens de consumo pela internet (B2C). Todo o processo é realizado de forma simples e automática por um sistema de coleta de dados próprio da Ebit. Esta avaliação é feita quando o internauta conclui o processo de compras em uma loja, e encontra um banner convidando-o para preencher uma pesquisa e concorrer a prêmios.

Mais sobre o banner da Ebit.

Todos os dias, os lojistas conveniados recebem um e-mail com comentários e sugestões dos clientes que efetuaram a pesquisa da loja para que possam acompanhar o desempenho.
A Ebit também disponibiliza mensalmente relatórios estatísticos sobre o nível de satisfação do consumidor em relação a cada loja avaliada (veja mais no site: Entenda a Ebit) . Todas estas informações são obtidas a partir da avaliação dos seguintes quesitos:
Pesquisa realizada após a compra:

? Experiência de Compra;
? Facilidade de compra;
? Seleção de produtos;
? Informação sobre os produtos;
? Preços;
? Navegação;

Pesquisa enviada por e-mail após a compra:

? Experiência de Entrega;
? Entrega no prazo;
? Manuseio e envio de produtos.

Conforme o resultado destas avaliações e o volume de pesquisas realizadas no período de 90 dias corridos, a loja exibirá em sua home um dos cinco tipos diferentes de certificação, as medalhas Ebit:

Conteúdo retirado do site da Ebit.

Para implementar o banner que convida o comprador a responder a pesquisa sobre sua satisfação, e assim poder exibir um selo de certificação em todas as páginas do site, é preciso seguir os seguintes passos:
Passo 1: Acessar http://www.ebit.com.br/cadastro-de-loja
Passo 2: Preencher, confirmar e enviar as informações da sua empresa.
Passo 3: A equipe da Ebit analisará as informações, e entrará em contato para ajustes necessários ou, em caso de aprovação (existem regras para a atuação, como sites seguros em https e tipos de produtos vendidos), passará o código para instalação do banner na página de confirmação de compra (para a captação de pesquisas de satisfação de consumidores) e do selo para o rodapé do e-commerce.
Passo 4: Você poderá acessar um painel com login e senha que irá gerar relatórios com os dados das pesquisas de satisfação.
Conheça o site: www.ebit.com.br

Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

3 Comments

  1. Ótimo esta informação, pois os usuuários do teu site aumentará a credibilidade e consequentemente o aumento das conversãoe em vendas. Abs

  2. Pingback: 7 infalíveis dicas de Marketing Digital para a sua loja virtual.

  3. Maria Angelica Reply

    Boa tarde!
    Realizei uma compra no site http://www.suphera.com que tem o selo de credibilidade de vocês. O site vende produtos falsificados e sem nota fiscal como sendo verdadeiro, em todo o processo, desde de a venda, ao recebimento do produto e ate depois da entrega eles agem de ma fe não dando retorno algum ao cliente e bloqueando em todas as redes sociais e meios de contato.
    E em um site/empresa assim que vocês dao o selo de credibilidade de vocês? Porque na minha opniao isso esta tirando totalmente a credibilidade e manchando a imagem de vocês.

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