• Profissional de E-commerce
  • por Profissional de E-commerce
  • O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

Sitemaps: o que é e por que tê-lo na loja virtual?

10 de fevereiro de 2015
Share Button

Quem começa a estudar técnicas de SEO, fatalmente vai se deparar com o tal do Sitemap. Trata-se de um arquivo geralmente em formato XML (padrão de linguagem que tem objetivo de fazer varias linguagens de programação “se entenderem”),  cujo objetivo é fornecer informações importantes aos Portais de Busca.
Falando de forma bem simplificada este arquivo é um “mapa de URLs” que facilita a vida destes portais e portanto pode lhe render um maior número de páginas da sua loja virtual indexadas (cadastradas) em Portais de Busca  como o Google.
O lojista deve então se informar com a empresa (ou profissional) que desenvolveu a sua plataforma de e-commerce como gerar este arquivo e deixá-lo acessível aos buscadores.
Algumas plataformas geram o sitemap automaticamente, e outras, principalmente as de código aberto (como Magento, Prestashop, etc.), necessitam que o arquivo seja gerado utilizando-se de ferramentas gratuitas, como o Xenu  (para lojas mais simples) ou plug-ins especializados.
Estes arquivos devem ser enviados aos buscadores. No Google, por exemplo, isto é feito utilizando a ferramenta Webmaster Tool que, assim como o Google Analytics, é gratuita.
O próprio Google fornece informações de como criar e enviar um arquivo de sitemap.
Lembrando que os sitemaps são de grande importância para novas lojas, pois elas têm poucos links que apontem algo essencial a ser detectado pelos crawlers, que são sistemas (também chamados de “robozinhos”), utilizados pelos portais de busca para navegar e indexar (cadastrar) páginas em seus bancos de dados.
É importante sempre ressaltar que aparecer bem nos portais de busca é um processo que exige paciência (pode demorar meses para dar resultados concretos), e depende de vários fatores, este aqui é apenas um deles, mas que não deve ser menosprezado na sua estratégia de SEO.

Você também vai gostar

FAQ: Tudo sobre RankBrain, o novo algoritmo do Google O Google está usando uma tecnologia de aprendizagem de máquinas chamada RankBrain para ajudar a entregar os resultados das suas pesquisas Surgiram not...
Como fazer as pessoas encontrarem sua loja virtual usando Google... Depois de mudar de nome mais vezes que celebridade da música pop, o Google Search Console amadureceu e hoje possui uma série de recursos e relatórios ...
Usando o registro de domínio como parte da estratégia de SEO Registro de domínio. Os nomes de domínio foram criados para que as pessoas pudessem lembrar facilmente o endereço de uma página. Assim, ao invés de te...
SEO ou Links Patrocinados? SEO ou Links Patrocinados? As duas coisas. Na hora de definir uma estratégia, muitos têm que optar, no começo de um negócio a verba é normalmente esc...
SEO: Como Fazer Redirecionamentos em Lojas Virtuais Um grande problema de SEO em lojas virtuais é lidar com redirecionamentos de forma correta, evitando conteúdos duplicados, além da perda de link juice...
Como ficam os resultados? Google anuncia fim de imagens de autor... Por Raphael Simoni, da Conversion. Talvez poucos tenham reparado, mas caso você não tenha notado, o Google não exibe mais fotos de autoria em sua pági...
Como produzir blog posts e descrições de produtos pensando em SE... Para quem administra um blog, site ou e-commerce é compreensível a preocupação em colocar suas páginas nos primeiros lugares nas pesquisas feitas nos ...
Analista de SEO e Links Patrocinados Júnior Analista de SEO e Links Patrocinados Júnior na Agência Painel10 Local: São Paulo - SP Atribuições ? Possuir conhecimento intermediário em elaboração d...
Analista júnior e/ou Estagiário de SEO na Profite Vaga de Analista júnior e/ou Estagiário de SEO na Profite. Atribuições: ›› Pesquisar / entender qual a melhor palavra chave e estratégia para o site. ...
Como aumentar o tráfego de seu site com marketing zero Você acha que precisa ser um expert em marketing digital para impulsionar seu tráfego? Está enganado E se lhe dissermos que você pode aumentar o seu ...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>