O que diferencia a sua loja virtual de todas as outras? Os produtos de qualidade? Um bom preço? As formas de pagamento flexíveis? Todas essas opções são muito importantes, mas muitos gestores se esquecem de um elemento que é fundamental para qualquer tipo de estratégia de vendas online: a transparência.
Muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet e, mesmo que o visitante fique bastante interessado por um ou mais produtos, ele só irá concretizar a venda se sentir total confiança no seu ambiente de compra. Por isso, definir bem as políticas e termos da sua loja é tão importante. Eles terão influência direta na imagem transmitida ao consumidor e, assim, no volume de vendas.
Será que sua loja está atualizada? Veja a seguir essa lista com as políticas básicas a serem estabelecidas no e-commerce:

Apresentação

Este é o primeiro passo. Sua apresentação é seu cartão de visitas, então reserve uma área de destaque no site para as informações da sua empresa. Com um texto simples, claro e objetivo, explicite seus objetivos e apresente as informações institucionais. Razão social, nome fantasia e CNPJ são básicos.
Conhecendo um pouco sobre sua empresa, o comprador em potencial certamente ficará mais à vontade para começar sua pesquisa pelo site.

SAC (Sistema de atendimento ao consumidor)

O atendimento ao consumidor tem papel decisivo em qualquer processo de decisão de compra, e no mundo virtual isso não é diferente. É extremamente necessário que seu e-commerce possua uma área dedicada ao atendimento ao cliente, seja antes ou após a venda. Assim você transmite credibilidade e mostra que realmente se importa em atender bem seus clientes.
Seja através de um formulário, chat online ou mesmo as redes sociais, o importante é deixar claro que existem várias formas para o usuário se relacionar com sua empresa.

Regras comerciais

Dinheiro é coisa séria. Por isso, é extremamente importante deixar claro na estrutura do seu site como a pessoa vai comprar, e, principalmente, como irá pagar. Deixe destacadas todas as formas de pagamento (cartão de crédito, cartão de débito, boleto, etc.) e não se esqueça de nenhum detalhe: em quantas vezes é possível parcelar o valor referente à compra, qual o valor mínimo da parcela, juros, frete grátis a partir de determinado valor, e por aí vai. Quanto mais detalhado, melhor.

Logística

Trabalhar o processo de pós-venda é uma parte muito importante do processo, mas que comumente é esquecida. Exponha as regras de entrega de acordo com regiões de abrangência e dos próprios produtos. O mesmo se aplica a frete grátis, brindes, entregas em épocas sazonais (dia das mães, por exemplo), etc. Dessa forma você não cria falsas expectativas e evita desgastes futuros.

Política de troca e devolução

Outra ótima (e necessária) forma de gerar credibilidade para sua loja virtual na mente do consumidor é explicitar sua atuação junto aos conformes da lei. É previsto no código do consumidor o prazo de até 7 dias para devolução do produto e recebimento do dinheiro de volta, sem necessidade de justificativa. Mas é importante que se elabore uma política de devolução que explicite as etapas que o cliente deve seguir — tanto para troca quanto para devolução do produto.
Dê uma olhada na solução de Logística Reversa, oferecida pelos Correios, e tire todas as suas dúvidas.

Segurança e privacidade

Todo cliente precisa se sentir totalmente seguro em relação à garantia de privacidade e segurança de suas informações. Por isso, disponibilize informações a respeito de como funcionam todas as formas de armazenamento de dados (cadastros, dados pessoais, pedidos, e-mails, etc.) e como estes dados podem ser utilizados (para e-mail marketing, por exemplo, qual é a regra?).
É importante o uso de ambiente seguro e criptografado no cadastro do cliente e no ambiente de fechamento do pedido. Isso aumenta a segurança no envio de informações confidenciais, tais como número do cartão de crédito.
E então, gostou das dicas? Atualize sua loja virtual hoje mesmo e cause sempre uma boa impressão. Deixe também alguma dica que utilize atualmente nos comentários e até a próxima!

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