• Avatar
  • por Felipe Rampinelli
  • Pós-graduado em Marketing na ESPM, atuo como gerente de marketing na empresa DDS, especializada tecnologias para o relacionamento entre empresas e clientes. Sou grande fã de marketing de conteúdo. Também tive passagem por diversos veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação na área de jornalismo.

Videochat no e-commerce: 5 vantagens para a experiência de compra e pós-venda

28 de agosto de 2017
Share Button

Sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando soluções ágeis e personalizadas para resolver suas dúvidas e necessidades. Além dos melhores preços e produtos de qualidade, os clientes esperam também um atendimento impecável, tanto no pré quanto no pós-venda.
No momento que antecede a compra, o consumidor quer conhecer os produtos disponíveis, esclarecer suas dúvidas, comparar preços, enfim, tudo para ter certeza que está fazendo uma boa escolha. Depois que fecha o negócio, espera ser atendido rapidamente por pessoas capazes e atenciosas para resolver seus problemas.
Quando pensamos nos canais de comunicação que o mercado de e-commerce utiliza para atender essas necessidades, encontramos normalmente o uso do telefone, chat, e-mail e em alguns casos redes sociais. A experiência que estes canais proporcionam para as pessoas, entretanto, deixam bastante a desejar, especialmente quando comparado com o atendimento presencial do varejo tradicional.
É neste contexto que as ferramentas de videochat oferecem importantes atributos para um e-commerce como agilidade no contato, fortalecimento nas relações com o cliente, otimização dos canais de relacionamento, entre outros.
Para te ajudar a entender como o videochat pode melhorar a experiência de compra no seu e-commerce, reunimos em um único artigo seus principais benefícios. Confira:

Experiência semelhante ao atendimento presencial

Em uma interação presencial entre vendedor e cliente, é possível captar gestos e expressões capazes de fazer a diferença na conversão de uma venda.
O videochat oferece a um e-commerce a possibilidade de um contato cara a cara com os consumidores. Essa proximidade, ainda que virtual, cria uma experiência mais personalizada e confiável para o cliente.
Ainda que dados apontem o crescimento constante das vendas online, muitos consumidores ainda não entraram no mundo de compras pela internet. E a ausência de um atendimento mais personalizado, por meio de conversa com um atendente ou vendedor está entre os principais pontos que levam a essa resistência.
Além de funcionar como uma ótima ferramenta para o consultor de vendas, o videochat também é um ótimo formato para prestação de suporte totalmente personalizado e em tempo real.

Maior confiabilidade

Ter uma boa reputação é uma característica muito importante para qualquer empresa e isso se intensifica quando falamos de um e-commerce.
Para lojas de pequeno e médio porte, ainda menos conhecidas no mercado, transmitir confiança aos clientes é um grande desafio. Nestes casos, o videochat pode funcionar como um grande aliado.
Quando o consumidor consegue ver o vendedor que está lhe atendendo, assim como o escritório da empresa e os produtos ofertados, ele sente mais confiança para realizar a compra. Além de impactar nas vendas, ter um consultor ao vivo conversando e esclarecendo dúvidas pode fortalecer a sua imagem no mercado.

Aumento no número de conversões

Oferecer um atendimento personalizado com respostas instantâneas cria uma vivência muito similar às experiências presenciais. Isso reduz a hipótese dos consumidores ficarem em dúvida e pesquisarem na concorrência.
Com o uso do videochat no e-commerce, o vendedor pode interagir em tempo real com o cliente, navegando pela loja virtual junto com ele ou até mostrando o catálogo de produtos e serviços de sua marca. Os atendentes podem inclusive mostrar as opções de cores e tamanhos de cada item.
Ter uma ferramenta que coloca a empresa diretamente em contato com o público ajuda a reduzir os índices de abandono de carrinho, um dos maiores problemas do e-commerce, e traz aumentos significativos no número de conversões.

Conheça o seu cliente

Saber quem é o seu cliente é uma importante ferramenta para as empresas. E com o crescimento no número de marcas e empreendedores investindo no comércio eletrônico, é fundamental encontrar fórmulas para conhecer quem são seus consumidores.
Por isso, o atendimento por meio do videochat também se torna uma ferramenta auxiliar aos departamentos de marketing. Com a possibilidade de entender quem é e como o seu cliente se comporta, as empresas podem traçar perfis mais detalhados de seus consumidores e incrementar suas ações de marketing de relacionamento.

Ser referência no mercado

Por ser uma ferramenta nova no mercado, o seu uso ainda não é muito comum. Além disso, esse é um recurso que despertará a curiosidade e interesse de muitos clientes. Sua marca será vista como pioneira, ou seja, uma referência no mercado, o que gera uma grande repercussão, especialmente em tempos de intenso uso de redes sociais.
A competitividade do varejo pede que as empresas estejam sempre em busca de inovação, soluções customizadas e mais segurança. Por se tratar de uma novidade no mercado nacional, investir em tecnologia de videochat no e-commerce é uma forma para o lojista sair na frente da concorrência.
Em um mercado cada dia mais competitivo, saem na frente as empresas que acompanham as transformações da sociedade e monitoram de perto o comportamento do consumidor.
Texto publicado anteriormente no Blog da DDS.

Você também vai gostar

Barreiras Logísticas no E-commerce: O E-commerce cresce, a Logís... Barreiras Logísticas no E-commerce. No dia 10 de junho, o Conselho de Interação e Comércio Eletrônico da FecomercioSP se reunirá para debater e discut...
Está na hora das comunidades de marcas enterrarem os programas d... Popularizados no setor de aviação civil na década de 1980, os programas de fidelidade surgiram ainda no século XVIII, com uma premissa que se mantém i...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>