Vai um café para as noites de insônia?
Vai um café aí para as noites de insônia?

Depois daquele tempo debaixo do chuveiro, ou daquele café forte no meio da tarde, sempre surge uma ideia revolucionária (ou não) para ganhar dinheiro, ter sucesso ou, no melhor dos casos, descomplicar a vida das pessoas.
Não é sempre que uma ideia dá certo, muitas vezes nem ficamos tempo suficiente pensando nela para saber se era boa ou não. Mas quando essa fase acaba, chegam muitas noites de insônia forçada para colocar a ideia em um plano de negócios estruturado, muitas horas fazendo networking e buscando desenvolvedores, e com certeza  muito tempo correndo atrás de investidores.
Conseguimos, com a ajuda do Sua Ideia Vale 1 Milhão, 5 dicas campeãs para você conseguir vender a sua ideia e assim, talvez, conseguir ter uma boa noite de sono:

Encontrando investidores
Primeiramente, você precisa frequentar eventos de startups, sejam eles de competição, como o Desafio, ou eventos de happy hour que agora temos em várias cidades do país. Antes de chegar ao evento você precisa conhecer as figurinhas carimbadas na cena de empreendedorismo do país e da cidade onde será realizado o evento. Assim você já saberá um pouco da história de vida deles e o que eles fazem, e isso ajudará para iniciar uma conversa, e quem sabe uma amizade.

 

Seja objetivo
Digamos que você conheceu um investidor em um evento e ele já está ciente de que você tem uma startup. Agora chegou a hora de chamar a atenção dele. Antes de seguir, lembre-se que o investidor pode não ter muito tempo para ouvir cada detalhe da sua startup, já que vários empreendedores como você ficam em cima querendo alguns minutos de seu tempo, então é  importante ser objetivo e não tomar muito tempo. Investidores recebem muitos projetos, e por mais que você acredite que seu negócio seja matador, isso não será o suficiente para convencer um investidor.

 

Esteja preparado
Antes de realizar o pitch você deve estudar muito. Esteja preparado para responder todas as perguntas do investidor, principalmente as relacionadas ao seu negócio e mercado. Mas caso não saiba alguma, diga a verdade. Esteja preparado para responder perguntas também sobre seus concorrentes. Se o investidor está interessado no seu negócio é porque ele tem conhecimento do seu mercado. Saiba a sua posição em relação aos atuais concorrentes e esteja pronto para responder a clássica pergunta: No que você se difere dos seus concorrentes?

 

Saiba vender o seu diferencial matador
Você PRECISA responder a pergunta da dica anterior de modo espetacular. Se você não tem um diferencial que se destaque entre seus concorrentes, qual será a motivação do investidor? Mas não basta ter esse diferencial matador, você precisa saber vendê-lo. Esse diferencial tem o potencial de se destacar entre seus concorrentes? Exalte a importância deste diferencial no mercado em que seu produto está inserido. Ele precisa ser fundamental para resolver o problema em que a sua startup está disposta a eliminar.

 

Evite os erros clássicos
? Não tenha medo de utilizar números e projeções.
? Não se defina através dos concorrentes. Tenha uma mensagem própria.
? No pitch, o empreendedor tem tendência de se empolgar, mas se segure e deixe que o investidor também fale. Os melhores pitches são aqueles onde existe realmente uma conversa entre os envolvidos.
? Seja honesto. Venda bem o seu produto, mas não exagere tanto.
Saiba que nenhuma ideia se vende sozinha, e nem o mestre da lábia venderá uma ideia ruim para um grande investidor. O investimento vem com o conjunto de tecnologia, equipe e mercado.
Author

Publicitário pela Universidade Metodista de São Paulo e com pós-graduação em andamento na área de Comunicação Digital pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atua como Consultor da Accenture em gestão de lojas virtuais, planejamento de campanhas de comunicação e promoção, otimizações e análise de desempenho do site.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.