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Entenda como calcular frete de sua loja virtual

É importante saber que o frete é cobrado de acordo com o peso da mercadoria ou o espaço que ela ocupasempre o que for maior. Produtos com peso leve mas com um grande volume (por ex. travesseiro), acabam saindo tão caro como produtos pesados.
Para medir se o produto é muito volumoso, utiliza-se o “peso cubado” que é a multiplicação das dimensões do produto (já embalado), Comprimento x Altura x Largura (CAL) multiplicado ou dividido por uma constante que varia se o transporte for aéreo, rodoviário ou via correios.
Logística

No caso dos Correios os valores são multiplicados em cm e divididos por 4800
Exemplo:
Comprimento Altura Largura
Peso cubado : (60 x 10 x 30 ) / 4800
Resultado: 3,75 kg
As plataformas de e-commerce possuem sistemas que fazem este cálculo e são programadas para sempre considerar o frete mais oneroso para que o lojista não tenha prejuízo.
O frete pode ser calculado de duas maneiras em uma loja virtual dependendo da plataforma utilizada .
• Importação de planilha de  CEP/custos  do operador logístico: O mais comum e recomendado, é que plataforma possa importar uma tabela com faixas de CEP e custos, do operador logístico que irá compor a loja. Essas planilhas juntamente com os dados de peso e volume, possibilitam o sistema calcular na hora o valor do frete a ser pago pelo cliente. Os correios, por exemplo, comercializam uma planilha Excel própria para este tipo de aplicação, sempre com a última atualização das faixas de CEP.

– Vantagem: o cálculo é feito rapidamente, e não tem problema de ter indisponibilidade.

– Desvantagem: os valores podem estar desatualizados, assim como as faixas de CEP.

• Consulta remota online: normalmente feita via webservice, utilizando-se a linguagem XML. Neste modelo a loja está integrada com o sistema do operador logístico e efetua o cálculo na hora da compra. No caso dos Correios isto pode ser feito seguindo de quatro formas diferentes conforme explicado na página http://www.correios.com.br/webservices/


– Desvantagens:
o sistema está sujeito a instabilidades dos servidores de terceiros, isto pode fazer com que a resposta seja lenta ou até mesmo não ocorra.

– Vantagens: o lojista tem a certeza de sempre consultar a base de dados atualizada.

 

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