• Renann Mendes
  • por Renann Mendes
  • Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen, referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

Entenda como calcular frete de sua loja virtual

5 de novembro de 2012
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É importante saber que o frete é cobrado de acordo com o peso da mercadoria ou o espaço que ela ocupasempre o que for maior. Produtos com peso leve mas com um grande volume (por ex. travesseiro), acabam saindo tão caro como produtos pesados.
Para medir se o produto é muito volumoso, utiliza-se o “peso cubado” que é a multiplicação das dimensões do produto (já embalado), Comprimento x Altura x Largura (CAL) multiplicado ou dividido por uma constante que varia se o transporte for aéreo, rodoviário ou via correios.
Logística

No caso dos Correios os valores são multiplicados em cm e divididos por 4800

Exemplo:
Comprimento Altura Largura
Peso cubado : (60 x 10 x 30 ) / 4800
Resultado: 3,75 kg
As plataformas de e-commerce possuem sistemas que fazem este cálculo e são programadas para sempre considerar o frete mais oneroso para que o lojista não tenha prejuízo.
O frete pode ser calculado de duas maneiras em uma loja virtual dependendo da plataforma utilizada .
• Importação de planilha de  CEP/custos  do operador logístico: O mais comum e recomendado, é que plataforma possa importar uma tabela com faixas de CEP e custos, do operador logístico que irá compor a loja. Essas planilhas juntamente com os dados de peso e volume, possibilitam o sistema calcular na hora o valor do frete a ser pago pelo cliente. Os correios, por exemplo, comercializam uma planilha Excel própria para este tipo de aplicação, sempre com a última atualização das faixas de CEP.
Logística

– Vantagem: o cálculo é feito rapidamente, e não tem problema de ter indisponibilidade.

– Desvantagem: os valores podem estar desatualizados, assim como as faixas de CEP.

• Consulta remota online: normalmente feita via webservice, utilizando-se a linguagem XML. Neste modelo a loja está integrada com o sistema do operador logístico e efetua o cálculo na hora da compra. No caso dos Correios isto pode ser feito seguindo de quatro formas diferentes conforme explicado na página http://www.correios.com.br/webservices/


– Desvantagens:
o sistema está sujeito a instabilidades dos servidores de terceiros, isto pode fazer com que a resposta seja lenta ou até mesmo não ocorra.

– Vantagens: o lojista tem a certeza de sempre consultar a base de dados atualizada.

 

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2 comentários sobre “Entenda como calcular frete de sua loja virtual”

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    Boa Tarde, Ótimo site, meus parabéns, com certeza vou ler todos os seus artigos. Estou pretendendo iniciar minha loja física no mundo digital, mas ainda tenho muitas duvidas, principalmente sobre o calculo de frete.
    Trabalho com produtos elétricos em sua maioria, pesados. Vi que neste artigo foi citado para o calculo, o “peso cubado”, mas, como saberei este peso cubado e seu tamanho antes do cliente comprar o produto? Teria que embalar um por um dos produtos que tenho em estoque, para saber o volume e peso cubado de cada um dos 10.000 itens que tenho em estoque?
    Me desculpe se minha pergunta é absurda mas não vi em lugar algum explicação sobre isso.
    Agradeço muito sua atenção.

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