A logística é uma área caracterizada por seu caráter organizacional em relação aos mais variados processos que uma empresa pode realizar, como por exemplo:

  • Transportes
  • Manjo de materiais
  • Estratégias
  • Análise de tráfego digital
  • Armazenamento
  • Distribuição

De maneira resumida, o campo da logística irá se concentrar, organizacionalmente, na administração de materiais, recursos, pessoas e até informações.

Portanto, não é de causar espanto que a área da logística esteja intrinsecamente conectada com a rotina de diferentes empresas, diariamente, nas mais diversas e variadas ocasiões, como no caso de exemplos simples de como fazer um relatório empresarial e até na contratação de novas pessoas, em conjunto com o setor de Recursos Humanos.

Mas no caso das áreas do Marketing e do Marketing Digital, especificamente, qual a importância e a atuação da logística e dos processos organizacionais?

Vamos analisar juntos hoje qual é a atuação do campo da logística dentro das áreas do Marketing e a importância dos processos organizacionais desta área para a sua empresa!

Quais as relações existentes entre o Marketing e a Logística?

De acordo com diversas plataformas, apesar das diferenças aparentes entre os formatos de atuação destas duas áreas, muitos especialistas, consultores e profissionais em logística afirmam que o marketing e a logística são duas áreas complementares e essenciais para o desenvolvimento e o sucesso profissional de uma empresa.

Além disso, estas duas áreas caminham juntas para que uma empresa consiga realizar suas diversas funções e obrigações de maneira adequada e apropriada de acordo com sua atuação.

Por fim, ambas as áreas são responsáveis por entregar os produtos certos, no prazo correto, para os clientes adequados. Se não fosse a atuação destas duas áreas, alguns destes aspectos seriam completamente comprometidos.

Quais as atuações da Logística no dia-a-dia empresarial?

Como vimos acima, um bom planejamento logístico e organizacional é importantíssimo para a saúde de uma empresa e para que ela consiga atingir seus objetivos de maneira clara.

Dentro do ambiente empresarial, os profissionais em logística serão responsáveis por desenvolver planejamentos, implementações, considerações e correções práticas e também manutenções que estarão diretamente ligadas com a estratégia adotada pela empresa.

Ao passo que uma empresa possui uma nova ideia, um novo objetivo, ou até o desenvolvimento de um novo produto, o departamento e os profissionais de logística entram em ação:

  • Determinando os recursos necessários
  • Obtenção de materiais
  • Contratação de pessoal
  • Outros processos necessários para a realização do objetivo empresarial

Ainda, como também citamos anteriormente, o departamento de logística possui atribuições que estão diretamente ligadas com transportes, recebimento de mercadorias, contato com fornecedores, pedidos e recebimentos online e diversas outras.

O marketing e suas funções dentro de uma empresa

Já os profissionais do setor de marketing, estes serão responsáveis pela divulgação dos serviços e produtos de uma empresa e por toda manutenção de redes sociais da empresa, plataformas digitais e a comunicação da empresa de forma geral.

Algumas das atuações e funções dos publicitários e profissionais do marketing dentro de uma empresa são:

  • Desenvolvimento de novos produtos e estratégias de venda
  • Criar ideias para divulgação de produtos e serviços
  • Identificar o público-alvo e os clientes potenciais de uma empresa
  • Decidir um preço final para o produto, serviço ou mercadoria
  • Atuar no mercado digital, movimentando e captando novos clientes

Além destas atuações, estes profissionais estão diretamente relacionados com a imagem e aparência de uma empresa e com seu relacionamento público, pensando em campanhas de venda e a percepção da população sobre os serviços prestados pela empresa em questão.

O que é o Marketing Logístico?

Agora que vimos exatamente as atribuições dos publicitários e dos profissionais em logística dentro de uma empresa, é hora de entender exatamente o que é o Marketing Logístico e em quais preceitos esta área se pauta.

De maneira simplificada, o Marketing Logístico irá combinar os pilares destas duas áreas de atuação, buscando a satisfação máxima de um cliente potencial, a fim de convertê-lo para um cliente fiel, ou cliente ‘’quente’’.

Os conceitos desta área irão prezar principalmente e impactar dois aspectos essenciais no dia-a-dia de uma empresa:

  1. Atendimento ao Cliente
  2. Redução de Gastos

Ainda, o Marketing Logístico estará presente em todos os momentos da venda de um produto, desde o pré-venda até o pós-venda, prestando auxílio, manutenção e captando o nível de satisfação de diversos clientes, a fim de avaliar o desempenho da empresa.

Portanto, a atuação destes profissionais é quase que certa na vida de qualquer empresa, especialmente em empresas digitais, devido ao avanço da pandemia e do surgimento de novos negócios digitais!

 

Author

Formado em Engenharia pela Escola de Engenharia Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine, atua no segmento de comércio eletrônico desde 1999. Passou pelos portais UOL e Terra, Mkteam e Escalena, onde atuou na implementação das lojas virtuais da Tim Brasil, Arno, Philco, TNG, Klueber do Brasil entre outras. Foi sócio-diretor da Universidade Buscapé Company e atualmente é Diretor responsável pelos treinamentos de E-commerce e Marketing Digital na Impacta Treinamentos.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.