Marketing compliance é um termo cada vez mais recorrente entre especialistas, entusiastas e profissionais da publicidade, da propaganda e do marketing.
Estas diretrizes impactam diretamente as campanhas de marketing, publicidade e propaganda e o modo como empresas em geral lidam com informações e dados pessoais de seus usuários e/ou consumidores.
Mas o que é marketing compliance, exatamente?
Neste artigo, daremos uma explicação mais racional e profunda sobre o tema e a importância da aplicação destes conceitos nas ferramentas, campanhas e estratégias de marketing atuais.

Preocupações com privacidade

O modo como as empresas, organizações e prestadores de serviços lidam com os dados de seus usuários é cada vez mais foco de debates e de regulamentações governamentais sobre a coleta, o uso e as ações realizadas com estas informações pessoais.
E não se trata de conceitos e normas opcionais: há vários países, inclusive o Brasil (com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados), onde há legislação sobre o tema.
A preocupação com privacidade online já faz com que muitas pessoas, por exemplo, limitem sua exposição em plataformas de mídias sociais, além de recorrer a serviços de VPN (sejam em opções de serviços pagos de VPN ou de opções VPN grátis), tanto para evitar publicidade indesejada quanto para preservar mais o sigilo das informações pessoais e atividades online.

Impacto em campanhas e estratégias de marketing

Usar os meios digitais para promover seu nome, produto e serviço é algo essencial nas dinâmicas contemporâneas. Mas esqueça velhas práticas.
Quem ainda pensa em inserir inúmeros endereços de e-mail aleatórios para seguir estratégias que mais se adequam como spam do que como propaganda profissional não está preparado para seguir as novas tendências e realidades.
As publicidades não devem ser invasivas, mas devem respeitar o consentimento dos usuários e as novas diretrizes para um tratamento mais ético e transparente das informações e dados das pessoas.

O que é marketing compliance

De forma direta, marketing compliance se refere a uma série de leis regulatórias com o objetivo de proteger cidadãos e consumidores contra o uso fraudulento e invasivo de suas informações.
Os órgãos reguladores também protegem os direitos de privacidade dos consumidores através do monitoramento do modo como as empresas e grupos coletam, armazenam e usam as informações e dados de seus consumidores.
Resumidamente, podemos entender marketing compliance como um conjunto de normas, regras, leis, práticas e ações que visam atender exigências mais rígidas para um tratamento mais ético, profissional e transparente das informações pessoais.

Cinco diretrizes de compliance que todo marketing deve seguir

Há todo um conjunto de regras e leis que, dependendo do país, são bastante extensas. Mas o marketing compliance pode ser sintetizado em cinco diretrizes principais que todo marketing deve seguir:
1. Total transparência sobre relações com influencers: influenciadores digitais são parte fundamental de muitas das estratégias de marketing que levam em conta as novas dinâmicas nas redes. Tenha total transparência sobre a relação de patrocínio e publicidade e os influenciadores digitais contratados para isto;
2. Forneça acesso aos detalhes e custos dos produtos e serviços: é essencial fornecer não só aos consumidores, mas a todos os visitantes as informações sobre os produtos e serviços, evitando que eles sejam induzidos ao erro por omissão de informações ou informações incorretas;
3. Não omita riscos associados aos seus produtos e serviços: propaganda pressupõe divulgação de pontos positivos para convencer consumidores a adquirir produtos e serviços, mas é essencial deixar explícito às pessoas quaisquer riscos envolvidos na aquisição e uso dos produtos e serviços, zelando pela integridade e segurança das pessoas;
4. Cite fontes quando usar conteúdo de terceiros: antes de usar conteúdo que não seja de sua própria autoria, é essencial obter consentimento, permissão e autorização para usar conteúdo de terceiros, respeitando as regras de direitos autorais e dando as devidas fontes aos criadores do conteúdo usado;
5. Acompanhe e gerencie os processos: as realidades e necessidades sociais estão em constante mudança, assim como as novas tecnologias e dinâmicas, então é essencial acompanhar os processos e garantir que eles se adequam a estas novas realidades sociais e exigências legais.

Marketing compliance não é algo a se ignorar

As pessoas se importam cada vez mais com a proteção de seus dados. Empresas que não adotam uma postura ética em relação às informações dos consumidores sofrem as consequências disto, com análises extremamente negativas.
É muito difícil construir uma imagem consolidada para o nome de uma pessoa ou de uma empresa, mas é extremamente fácil e rápido perder todo traço de confiança diante do público.
Em resumo, ou as empresas se adaptam às novas regras de compliance ou enfrentam consequências, tanto legais quanto de mercado, diante da negligência destas novas exigências e realidades.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.