Se você deseja aumentar a conversão de vendas em sua loja, uma das estratégias de grande efetividade é criar um senso de escassez ou urgência na compra.
Isso fará com que os clientes sintam que precisam comprar seu produto agora, e não mais tarde.
O “medo de ficar de fora”, ou FOMO (fear of missing out), é um fenômeno psicológico que leva as pessoas a agir por medo de perder ou ficar de fora de algo e muitas vezes é exatamente o que dá o empurrão final para a realização da compra.

Neste artigo, mostraremos como usar uma comunicação efetiva e honesta (use com integridade), que informe ao consumidor que ele está diante de uma oportunidade que tem tempo para acabar.

O gatilho de urgência

Existem algumas maneiras diferentes de criar urgência em suas páginas de produtos. Uma delas é através do uso de temporizadores de contagem regressiva.  A outra forma é usar palavras persuasivas na comunicação que mostrem que a oportunidade está acabando. Vejamos alguns exemplos na prática:

Faça uso de temporizadores

Esse tipo de cronômetro cria um senso de urgência, mostrando aos clientes quanto tempo eles têm para aproveitar uma oferta especial.

gatilho da urgência e-commerce

A loja Maretoa, usa um temporizador de 1h e 30 min.  para oferecer um grande desconto em alguns de seus produtos

gatilho urgência - Home loja virtual

A loja de luminária Iluminim exibe no centro de sua Home um temporizado que mostra para o consumidor que ao finlizar o prazo ele não terá mais acesso à oferta. 

A 99óculos exibe um pop up com a última oferta visualizada pelo internauta e lhe oferece um cupom de desconto que terá a duração de 1 minuto.

A Amazon coloca em suas ofertas do Prime Day hora para começar e hora para acabar a oferta. Em muitos casos os internautas ficam olhando no relógio ansiosos para ter a chance comprar assim que a oferta for liberada.

Use palavras que ressaltem a urgência

Certifique-se de que seu texto de vendas usa uma linguagem que comunique um senso de urgência.
Alguns exemplos de palavras de poderosas e que chamam o consumidor para a ação:
– Só hoje!
– Agora ou nunca
– Depressa
– Última chance
– Tempo limitado
– Enquanto durarem os estoques
– Garanta o seu

A loja Amaro usa as palavras Últimas Chances! para chamar a atenção do internauta que se trata de uma oportunidade com tempo para acabar.

A loja Sephora estampa o #Hoje tem e ressalta que a oferta só ira durar 24 horas.

O gatilho da escassez

A sensação de escassez por sua vez também acaba gerando a sensação no consumidor que ele poderá ficar de fora da promoção caso demore para tomar uma decisão. Vejamos algumas formas que as lojas utilizam para chamar o consumidor para a ação.

Mostre escassez nas quantidades dos produtos

Se você tiver um número limitado de itens disponíveis, certifique-se de que as informações estejam em destaque na página. Você também pode destacar que um item está se esgotando rapidamente para incentivar os clientes em potencial a comprar antes que acabe.

A Loja da artista plástica LuWa chama a atenção do internauta para a última peça disponível no estoque.

A Amaro mostra em sua página de produto quais tamanhos não estão mais disponíveis e mostra uma mensagem informando que estas são as últimas unidades em estoque.

Use o efeito manada

Quando você percebe que muita gente está comprando algo, logo começa a se perguntar se você esta diante de uma grande oportunidade. Algumas lojas usam informações de venda para destacar o bom desempenho de um produto e provocar essa sensação.

A loja Caderno Inteligente provoca o “efeito manada” mostrando o número de vendas nas últimas horas mostrando na prática que o produto está fazendo grande sucesso e pode ser  que não dure muito no estoque.

Venda Edições Limitadas

Venda Edições Limidatas
As Edições Limitadas são sempre muito usadas pelos artistas e editoras, e com criativaidade essa estratégia pode ser um argumento poderoso para alavancar a vendas de vários tipos de produto da sua loja.

A loja o Boticário utiliza a estratégia de Edição Limitada para vender produtos que foram sucesso de venda mas não eram vendidos a um certo tempo na loja. Mas como o anúncio diz, essa oportunidade será por tempo limitado. 

Considerações finais

Esses gatilhos mentais são sempre muito eficientes como método de persuasão, mas é preciso ser muito claro e conciso.

Você precisa ter certeza de que sua mensagem é fácil de entender, além de ser atraente o suficiente para capturar a atenção do seu público.

Mantenha sua linguagem simples e direta e evite usar jargões ou termos técnicos que possam desanimar as pessoas.

Outro ponto importante é não abusar dessa estratégia se o consumidor começar a se deparar com uma enxurrada de produtos escassos e promoções urgentes isso pode causar desconfiança.

O ideal, é testar várias das opções apresentadas aqui, fazer possiveis ajustas e avaliar os resultados. O que se mostrar aderente ao perfil do consumidor da sua loja deverá ser mantido ou repetido de tempos em tempos.

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Author

Formado em Engenharia pela Escola de Engenharia Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine, atua no segmento de comércio eletrônico desde 1999. Passou pelos portais UOL e Terra, Mkteam e Escalena, onde atuou na implementação das lojas virtuais da Tim Brasil, Arno, Philco, TNG, Klueber do Brasil entre outras. Foi sócio-diretor da Universidade Buscapé Company e atualmente é Diretor responsável pelos treinamentos de E-commerce e Marketing Digital na Impacta Treinamentos.

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