Se você deseja aumentar a conversão de vendas em sua loja, uma das estratégias de grande efetividade é criar um senso de escassez ou urgência na compra.
Isso fará com que os clientes sintam que precisam comprar seu produto agora, e não mais tarde.
O “medo de ficar de fora”, ou FOMO (fear of missing out), é um fenômeno psicológico que leva as pessoas a agir por medo de perder ou ficar de fora de algo e muitas vezes é exatamente o que dá o empurrão final para a realização da compra.

Neste artigo, mostraremos como usar uma comunicação efetiva e honesta (use com integridade), que informe ao consumidor que ele está diante de uma oportunidade que tem tempo para acabar.

O gatilho de urgência

Existem algumas maneiras diferentes de criar urgência em suas páginas de produtos. Uma delas é através do uso de temporizadores de contagem regressiva.  A outra forma é usar palavras persuasivas na comunicação que mostrem que a oportunidade está acabando. Vejamos alguns exemplos na prática:

Faça uso de temporizadores

Esse tipo de cronômetro cria um senso de urgência, mostrando aos clientes quanto tempo eles têm para aproveitar uma oferta especial.

gatilho da urgência e-commerce

A loja Maretoa, usa um temporizador de 1h e 30 min.  para oferecer um grande desconto em alguns de seus produtos

gatilho urgência - Home loja virtual

A loja de luminária Iluminim exibe no centro de sua Home um temporizado que mostra para o consumidor que ao finlizar o prazo ele não terá mais acesso à oferta. 

A 99óculos exibe um pop up com a última oferta visualizada pelo internauta e lhe oferece um cupom de desconto que terá a duração de 1 minuto.

A Amazon coloca em suas ofertas do Prime Day hora para começar e hora para acabar a oferta. Em muitos casos os internautas ficam olhando no relógio ansiosos para ter a chance comprar assim que a oferta for liberada.

Use palavras que ressaltem a urgência

Certifique-se de que seu texto de vendas usa uma linguagem que comunique um senso de urgência.
Alguns exemplos de palavras de poderosas e que chamam o consumidor para a ação:
– Só hoje!
– Agora ou nunca
– Depressa
– Última chance
– Tempo limitado
– Enquanto durarem os estoques
– Garanta o seu

A loja Amaro usa as palavras Últimas Chances! para chamar a atenção do internauta que se trata de uma oportunidade com tempo para acabar.

A loja Sephora estampa o #Hoje tem e ressalta que a oferta só ira durar 24 horas.

O gatilho da escassez

A sensação de escassez por sua vez também acaba gerando a sensação no consumidor que ele poderá ficar de fora da promoção caso demore para tomar uma decisão. Vejamos algumas formas que as lojas utilizam para chamar o consumidor para a ação.

Mostre escassez nas quantidades dos produtos

Se você tiver um número limitado de itens disponíveis, certifique-se de que as informações estejam em destaque na página. Você também pode destacar que um item está se esgotando rapidamente para incentivar os clientes em potencial a comprar antes que acabe.

A Loja da artista plástica LuWa chama a atenção do internauta para a última peça disponível no estoque.

A Amaro mostra em sua página de produto quais tamanhos não estão mais disponíveis e mostra uma mensagem informando que estas são as últimas unidades em estoque.

Use o efeito manada

Quando você percebe que muita gente está comprando algo, logo começa a se perguntar se você esta diante de uma grande oportunidade. Algumas lojas usam informações de venda para destacar o bom desempenho de um produto e provocar essa sensação.

A loja Caderno Inteligente provoca o “efeito manada” mostrando o número de vendas nas últimas horas mostrando na prática que o produto está fazendo grande sucesso e pode ser  que não dure muito no estoque.

Venda Edições Limitadas

Venda Edições Limidatas
As Edições Limitadas são sempre muito usadas pelos artistas e editoras, e com criativaidade essa estratégia pode ser um argumento poderoso para alavancar a vendas de vários tipos de produto da sua loja.

A loja o Boticário utiliza a estratégia de Edição Limitada para vender produtos que foram sucesso de venda mas não eram vendidos a um certo tempo na loja. Mas como o anúncio diz, essa oportunidade será por tempo limitado. 

Considerações finais

Esses gatilhos mentais são sempre muito eficientes como método de persuasão, mas é preciso ser muito claro e conciso.

Você precisa ter certeza de que sua mensagem é fácil de entender, além de ser atraente o suficiente para capturar a atenção do seu público.

Mantenha sua linguagem simples e direta e evite usar jargões ou termos técnicos que possam desanimar as pessoas.

Outro ponto importante é não abusar dessa estratégia se o consumidor começar a se deparar com uma enxurrada de produtos escassos e promoções urgentes isso pode causar desconfiança.

O ideal, é testar várias das opções apresentadas aqui, fazer possiveis ajustas e avaliar os resultados. O que se mostrar aderente ao perfil do consumidor da sua loja deverá ser mantido ou repetido de tempos em tempos.

Bora implementar, AGORA??

 

Author

Formado pela Escola de Eng.ª Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine. Está no segmento de comércio eletrônico desde 1999, já atuou como executivo de grandes portais como UOL e Terra, sócio de agencia digital, sócio de startup de treinamento de e-commerce do Grupo Buscapé Company e de agencia de marketing digital. Atualmente é palestrante do SEBRAE, mentor, professor, sócio-fundador do Blog Profissional de E-commerce, e criador do livro Checklist Definitivo da Alta Conversão.

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