O Google Navegação Segura (Google Safe Browsing), é uma importante ferramenta de monitoramento que ajuda a melhorar a segurança da sua loja e passa confiança ao visitante de que ele está em um ambiente seguro.
Como vimos em outros posts, além dos benefícios óbvios de ter mais uma proteção, passar segurança ao internauta é um fator de grande importância para aumentar a taxa de conversão da sua loja.

Neste artigo, cobriremos os seguintes tópicos sobre este assunto:

  • O que é Google Navegação Segura?
  • Qual a importância do Google Navegação Segura
  • Como funciona o Google Navegação Segura?
  • Como colocar o selo Google Navegação Segura na sua loja
  • Quais os modelos de selo você pode usar
  • Exemplo de como algumas lojas virtuais usam o selo

O que é Google Navegação Segura (Google Safe Browsing)?

Google Safe Browsing foi lançado em 2007 pela equipe de Segurança do Google, com o objetivo de proteger os internautas contra sites infectados por códigos maliciosos, ou criados com a intenção de coletar dados sensíveis (cpf, dados de cartão, senha) dos internautas e assim lesá-los financeiramente.

Como funciona o Google Navegação Segura?

A ferramenta analisa milhões de websites e fornece avisos aos internautas quando estão navegando em conteúdo suspeito de phishing, malware ou outras ameaças à segurança do internauta.
Ao visitar um site ou loja, o navegador verifica se aquele endereço está na lista negra do Google Safe Browsing. Se o site for considerado inseguro, o navegador exibe uma mensagem de aviso para o usuário.

Alerta Google Navegação Segura

O proprietário da loja o site por sua vez recebe um alerta do Google informando que sofreu uma invasão. Ele recebe um Relatório de Transparência, um documento que fornece as instruções necessárias para ele sanar o problema.

 

O Google também mede a velocidade com que o lojista combate a invasão após serem alertados e a loja fica em observação para o caso de ser reinfectada pois pode ainda haver falhas internas de vulnerabilidades que ainda não foram resolvidas.

Qual a importância do Google Navegação Segura

Ferramentas como essa, são fundamentais para tornar a Internet mundial um ambiente mais seguro e confiável. Atualmente segundo o Google, mais de quatro bilhões de dispositivos se beneficiam desta tecnologia.

O gráfico abaixo mostra o número de avisos emitidos aos internautas de que o site em que eles navegavam estavam infectados.

Note em quem em 15 de julho de 2012, foram mais de 64 milhões o número de avisos exibidos nos navegadores de internautas. O aviso em forma de alerta, informava que eles estavam correndo risco de serem infectados ao prosseguirem sua navegação nos sites que estavam tentando acessar.

Como obter o link do Google Safe Browsing para sua Loja

Para mostrar ao internauta que o site está livre de possíveis ameaças a sua segurança, siga os passos abaixo, e importante leva-lo à pagina do Google que mostra que a loja está livre de quaisquer riscos a sua segurança.

Para obter o link que leva a esta página, siga os seguintes passos:

1 – Acesse a página de Google Relatório de Transparência (Transparency Report)

2 – Clique na aba “Status do site” Insira a URL da sua loja

3- Insira a URL da sua loja no campo “Pesquisar por URL” e clique na lupa.

4- Copie a URL da página que será mostrada, “Nenhum conteúdo não seguro foi encontrado” . Este será o link para ser inserido no selo de sua loja.

Como colocar o selo do Google Safe Browsing na sua Loja

O selo deverá ser colocado junto a outros selos de segurança que por padrão, costuma ser exibidos no rodapé da loja.

Cada plataforma de e-commerce, porém, possui suas particularidades com relação a personalização desta área.

O lojista deverá inserir a imagem do selo com o link que foi gerado pela página do Relatório de Transparência.

Em algumas plataformas como a Loja Integrada já existe uma opção de habilitar o selo e não é necessário inserir um código com o link e imagem do selo na loja.
Isso é feito automaticamente ao se colocar o link e clicar no botão idicado na figura abaixo.

Em outras plataformaos que não possuem esse sistema configrado, será necessário colocar um código html que irá mostrar a imagem do selo e seu respectivo link.

Quais os modelos de selo usar?

Existem vários modelos de selo relativo a Navegação Segura do Google, basta colocar na pesquisa de imagem “google navegação segura selo png” e a página irá mostrar uma variedade de opções.

Recomendamos, porém, que a escolha seja feita baseada no layout de sua loja e no perfil do seu público. Veja se faz mais sentido colocar Google Navegação Segura ou Google Safe Browsing dependendo da familiaridade de termos em inglês da audiência da loja.

Procure também usar aquele que tem a versão mais atual do logotipo do Google como os abaixo.

Exemplo de como algumas lojas virtuais usam o selo

Separamos aqui alguns modelos de aplicação do selo Google Navegação Segura para servir de referência. Note que a disposição e estilo e cores variam e se adequam ao  layout da loja em questão.

A loja Iluminim LED coloca o selo em primeiro lugar em uma faixa no rodapé juntamente com outros que trazem credibilidade e confiança a loja
A Loja de biquini Maretoa coloca o selo Google Navegação Segura ao lado de outro importante selo do Google o de Avaliações Verificadas
A loja de maquiagens Vizzela optou por colocar de forma discreta ao lado do selo de protocolo https, Lets´s Encrypt

 

CONCLUSÃO

Agora que você já entendeu a importância desta tecnologia, invista seu tempo em colocar mais este selo em sua loja.
Como eu sempre costumo dizer para meus alunos e nas mentoria sobre alta conversão, a venda acontece muitas vezes por um detalhe a mais que a sua loja tem e o seu concorrente não tem .

 

Author

Formado pela Escola de Eng.ª Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine. Está no segmento de comércio eletrônico desde 1999, já atuou como executivo de grandes portais como UOL e Terra, sócio de agencia digital, sócio de startup de treinamento de e-commerce do Grupo Buscapé Company e de agencia de marketing digital. Atualmente é palestrante do SEBRAE, mentor, professor, sócio-fundador do Blog Profissional de E-commerce, e criador do livro Checklist Definitivo da Alta Conversão.

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