Como usar a psicologia das cores para melhorar suas vendas

21 de dezembro de 2016
Share Button

Foi-se o tempo em que um fabricante podia se dar ao luxo de dizer: “Pode escolher a cor que quiser para seu carro, desde que seja preto”, como Fazia Henry Ford.

O foco da gestão empresarial mudou muito ao longo do tempo, da produção (como nesse exemplo), para a gestão, depois para o cliente e finalmente para a experiência do cliente.

E uma das experiências mais relevantes para qualquer pessoa ao fazer uma compra são as cores. Segundo estudos antropológicos citados no livro “Comunicação e Marketing”, da professora Clotilde Perez, o homem das cavernas só enxergava em preto e branco, tendo a evolução da espécie nos propiciado esse dom de visualizar toda uma gama de cores e seus significados.

E quem somo nós para ir contra a evolução da humanidade, não é mesmo?

É por isso que selecionamos aqui algumas dicas de como usar a psicologia das cores para melhorar suas vendas.

Mas, como o assunto é bem amplo, vamos focar em 3 temas principais:

  1. Posicionamento através das cores.
  2. CTA, o famoso Call to Action
  3. Combinação de cores.

Além disso, trouxemos diversos vídeos e links para infográficos.

Como usar a psicologia das cores para posicionar seu e-commerce

Não só para um e-commerce, mas qualquer marca precisa escolher as cores de forma a mostrar claramente seu posicionamento para o público.

E é fácil entender isso com exemplos, veja:

Imagine que você tenha um e-commerce especializado em livros de direito. Passaria por sua cabeça fazer uma página de e-commerce multicolorida, em tons de laranja, verde cítrico e amarelo?

Provavelmente não. Possivelmente você usaria tons de azul e cinza, eventualmente complementados com detalhes em outras cores.

No entanto, se esse e-commerce fosse especializado em equipamentos para esportes radicais, surf, skate, escalada etc., essa combinação de laranja, verde e amarelo poderia cair muito bem.

É este tipo de cuidado que você deve ter ao escolher as cores de seu e-commerce para posicionar sua marca criando uma identidade visual online adequada.

Veja um resumo rápido da psicologia das cores:

Azul: segurança, conhecimento e confiança.
Verde: juventude, crescimento e fartura.
Amarelo: luz, riqueza e atenção.
Vermelho: paixão, emoção e perigo.
Laranja: aconchego, proximidade, calor.
Preto: luxo, exclusividade e luto.
Branco: pureza, limpeza e paz.
Roxo: nobreza, criatividade e imaginação.

Usando a psicologia das cores em CTAs

Existe a chamada teoria BOB, que diz que CTAs devem ser “Big Orange Bottons”, isto é: grandes botões cor de laranja.

Como toda generalização, a verdade não é bem esta. Ainda mais quando se trata de um elemento tão importante para seu e-commerce quanto o Call to Action.

Sim, é usual empregar CTAs (Botões de Call to Action) em cores chamativas, mas esta não é uma regra infalível. Dependendo do contexto e da identidade de sua marca, outras cores podem ser usadas, assim como outros fatores que interferem nisso tudo, tais como a frase ideal para usar, em que local da página colocar o CTA e outras dicas para seu uso.

Com certeza, não há como escolher a melhor cor para um CTA sem fazer testes A/B. Isto é: crie duas páginas idênticas e varie apenas a cor do CTA.

Faça uma campanha usando uma boa ferramenta de envio de e-mail marketing e direcione metade dos usuários para uma página e metade para a outra. Depois, verifique a cor que funcionou melhor. Só assim você terá a resposta mais adequada.

Você pode ir refinando o processo e testar outras cores, assim como frases e outros elementos do CTA (uma coisa de cada vez!).

Neste vídeo, veja outras dicas sobre o uso de cores no marketing virtual:

Combinando cores no e-commerce

A melhor forma de se fazer isso é com o uso do círculo cromático.

Esta ferramenta de design consiste em um círculo em que você pode visualizar as cores complementares, as cores análogas e as cores triádicas, entre outras combinações harmônicas possíveis.

circulo-cromatico

Entenda um pouco melhor:

  • Complementares: Cores diretamente opostas no círculo e, por isso mesmo, se complementam muito bem. Bom para usar em sites mais dinâmicos e criativos.
  • Análogas: Cores que são quase que variações de tom entre si. São parecidas, transmitindo mais suavidade e estabilidade, indicadas para lojas virtuais mais acadêmicas ou técnicas.
  • Triádicas: São usadas 3 cores distantes proporcionalmente entre si, criando um contraste não muito forte e, ao mesmo tempo, uma combinação menos “rígida” das cores, o que pode atrair uma variedade maior de públicos.

Se você quiser se aprofundar neste assunto, dê uma olhada neste interessante vídeo:

Você também vai gostar

SaaS x On-premises x Open Source: Qual plataforma de Ecommerce e... Ecommerce não é um bicho de sete cabeças, talvez seja mais difícil escolher o que assistir no Netflix do que definir o modelo ideal de plataforma para...
A líder China Por Renann Mendes e Keine Monteiro. A liderança do e-commerce mundial está em novas mãos. Os resultados de 2013 oficializaram pela primeira vez&n...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>