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  • por Luana Sudré
  • Luana Sudré, Link Builder, jornalista e redatora.

Cores para logotipo: como escolher a cor de acordo com sua empresa

18 de dezembro de 2017
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As tonalidades dos logos mais famosos foram baseadas em escolhas racionais, já que cada cor transmite uma mensagem

É impossível desvencilhar o McDonalds das cores amarelo e vermelho ou o Facebook do azul e branco. É isso o que acontece com logos memoráveis: até mesmo as suas cores se fixam no imaginário dos consumidores.

Muitas vezes, marcas similares possuem cores parecidas em seus logos. É o caso do Burger King e do Twitter, por exemplo. Isso acontece porque cada área de atuação possui uma cor adequada, que influencia as pessoas por meio da visão provocando a reação desejada.

A psicologia das cores é muito importante para ser levada em conta na hora de criar um logotipo. Segundo alguns estudos, 80% das pessoas acreditam que as cores são capazes de aumentar o reconhecimento de uma marca.

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Ainda no exemplo das redes de fast food, o uso da cor vermelha tem o objetivo de criar um senso de urgência, que “ter de” consumir o mais rápido possível determinado alimento, enquanto que o amarelo está relacionado à diversão dessa experiência.

Você provavelmente não comeria nessas redes se o logo fosse azul, como o das empresas de tecnologia, pois esse tom é um verdadeiro inibidor da fome e está relacionado à produtividade e à tranquilidade.

Com tantas empresas disputando espaço em todos os mercados de atuação, é essencial que, para ser lembrado, o seu negócio faça o uso correto das cores – ou da combinação de cores –, que é justamente o que veremos a seguir.

Significado das cores

Separadamente, cada cor possui um significado no marketing, despertando emoções e sentimentos universais nos clientes e potenciais clientes:

– Vermelho: incentiva a tomada de ações rápidas, baseadas nas emoções. Também é a cor da paixão e da intensidade. Pode aumentar as batidas do coração e a pressão sanguínea.

– Amarelo: estimulante, alegre e acolhedor. Esse tom age como um verdadeiro despertador e tem tudo a ver com a luz do dia, além de estimular o funcionamento cerebral.

– Azul: está ligado à calmaria, à tranquilidade e à confiança. É uma cor que estimula a criatividade, que ajuda a determinar um foco de ação e está associado à água e ao ar.

-Verde: saúde, esperança, natureza e riqueza são as principais lembranças evocada por essa cor. Ela também tem efeito calmante e alivia o stress.

– Roxo: representa o sucesso, a criatividade, a inteligência, o respeito e a juventude. É uma das cores favoritas do público feminino.

Combinações universais

Algumas combinações de tonalidades deram tão certo que despertam determinada sensação no imaginário popular. São elas:

– Azul e amarelo: agradável para a maioria dos consumidores, essa combinação demonstrará que determinada marca é confiável e positiva.

– Vermelho e cinza: a união de uma cor forte e repleta de significados com uma cor recatada, séria e profissional remete à perfeição.

– Verde e branco: juntas, essas cores ficam muito sofisticadas e modernas, dando indícios de uma empresa com uma visão inovadora.

Cores aplicadas aos negócios

Embora cada negócio tenha uma proposta diferente, é comum que serviços ou produtos similares usem as mesmas cores em seus logos. Descubra quais são as opções ideais para considerar em empresas modernas em diversas áreas de atuação:

– Academia de crossfit: a combinação do preto para transmitir força e do vermelho para a emoção podem ser ideais para o logo.

– Alimentos para pets: as cores naturais dos animais de estimação – marrom, cinza, branco e preto – com uma cor alegre e enérgica, como o amarelo ou o laranja, são adequados para esse negócio.

– E-commerce de roupas infantis: nesse caso, não podem faltar tonalidades cheias de vida, como o roxo, e que transmitam confiança, como o azul.

– Padaria orgânica: as padarias estão associadas ao funcionamento matutino, portanto, amarelo e laranja são boas opções. Combine com o branco ou com o bege para iluminar o logo, e com o verde, para remeter à natureza.

– Serviço de compartilhamento de carros: o preto e cinza ou o preto e branco são infalíveis, pois remetem a automóveis luxuosos e a partes da maioria dos carros.

As cores ideais

Se o seu negócio está em fase inicial ou se você não possui muitas habilidades gráficas para desenvolver o próprio logo, procure criar um logotipo grátis.

Durante o processo de desenvolvimento do logo, a empresa já ajusta o seu banco de dados conforme informações relacionadas à área de atuação do seu negócio, portanto, as sugestões estarão alinhadas com as cores certas para o seu empreendimento.

Lembre-se que acertar as tonalidades do seu logo é uma decisão baseada na psicologia das cores, e não apenas nas suas preferências. Foi devido a essa técnica que as grandes empresas se consagraram no mercado, e é por isso que você também pode chegar lá.

Mais sobre a psicologia das cores:

Como usar a psicologia das cores para melhorar suas vendas

Com informações da Logomaker.

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