• Avatar
  • por Luana Sudré
  • Luana Sudré, Link Builder, jornalista e redatora.

Cores para logotipo: como escolher a cor de acordo com sua empresa

18 de dezembro de 2017
Share Button

As tonalidades dos logos mais famosos foram baseadas em escolhas racionais, já que cada cor transmite uma mensagem

É impossível desvencilhar o McDonalds das cores amarelo e vermelho ou o Facebook do azul e branco. É isso o que acontece com logos memoráveis: até mesmo as suas cores se fixam no imaginário dos consumidores.

Muitas vezes, marcas similares possuem cores parecidas em seus logos. É o caso do Burger King e do Twitter, por exemplo. Isso acontece porque cada área de atuação possui uma cor adequada, que influencia as pessoas por meio da visão provocando a reação desejada.

A psicologia das cores é muito importante para ser levada em conta na hora de criar um logotipo. Segundo alguns estudos, 80% das pessoas acreditam que as cores são capazes de aumentar o reconhecimento de uma marca.

Leia também:

Criar logo de e-commerce, acerte sua primeira venda: a marca

Ainda no exemplo das redes de fast food, o uso da cor vermelha tem o objetivo de criar um senso de urgência, que “ter de” consumir o mais rápido possível determinado alimento, enquanto que o amarelo está relacionado à diversão dessa experiência.

Você provavelmente não comeria nessas redes se o logo fosse azul, como o das empresas de tecnologia, pois esse tom é um verdadeiro inibidor da fome e está relacionado à produtividade e à tranquilidade.

Com tantas empresas disputando espaço em todos os mercados de atuação, é essencial que, para ser lembrado, o seu negócio faça o uso correto das cores – ou da combinação de cores –, que é justamente o que veremos a seguir.

Significado das cores

Separadamente, cada cor possui um significado no marketing, despertando emoções e sentimentos universais nos clientes e potenciais clientes:

– Vermelho: incentiva a tomada de ações rápidas, baseadas nas emoções. Também é a cor da paixão e da intensidade. Pode aumentar as batidas do coração e a pressão sanguínea.

– Amarelo: estimulante, alegre e acolhedor. Esse tom age como um verdadeiro despertador e tem tudo a ver com a luz do dia, além de estimular o funcionamento cerebral.

– Azul: está ligado à calmaria, à tranquilidade e à confiança. É uma cor que estimula a criatividade, que ajuda a determinar um foco de ação e está associado à água e ao ar.

-Verde: saúde, esperança, natureza e riqueza são as principais lembranças evocada por essa cor. Ela também tem efeito calmante e alivia o stress.

– Roxo: representa o sucesso, a criatividade, a inteligência, o respeito e a juventude. É uma das cores favoritas do público feminino.

Combinações universais

Algumas combinações de tonalidades deram tão certo que despertam determinada sensação no imaginário popular. São elas:

– Azul e amarelo: agradável para a maioria dos consumidores, essa combinação demonstrará que determinada marca é confiável e positiva.

– Vermelho e cinza: a união de uma cor forte e repleta de significados com uma cor recatada, séria e profissional remete à perfeição.

– Verde e branco: juntas, essas cores ficam muito sofisticadas e modernas, dando indícios de uma empresa com uma visão inovadora.

Cores aplicadas aos negócios

Embora cada negócio tenha uma proposta diferente, é comum que serviços ou produtos similares usem as mesmas cores em seus logos. Descubra quais são as opções ideais para considerar em empresas modernas em diversas áreas de atuação:

– Academia de crossfit: a combinação do preto para transmitir força e do vermelho para a emoção podem ser ideais para o logo.

– Alimentos para pets: as cores naturais dos animais de estimação – marrom, cinza, branco e preto – com uma cor alegre e enérgica, como o amarelo ou o laranja, são adequados para esse negócio.

– E-commerce de roupas infantis: nesse caso, não podem faltar tonalidades cheias de vida, como o roxo, e que transmitam confiança, como o azul.

– Padaria orgânica: as padarias estão associadas ao funcionamento matutino, portanto, amarelo e laranja são boas opções. Combine com o branco ou com o bege para iluminar o logo, e com o verde, para remeter à natureza.

– Serviço de compartilhamento de carros: o preto e cinza ou o preto e branco são infalíveis, pois remetem a automóveis luxuosos e a partes da maioria dos carros.

As cores ideais

Se o seu negócio está em fase inicial ou se você não possui muitas habilidades gráficas para desenvolver o próprio logo, procure criar um logotipo grátis.

Durante o processo de desenvolvimento do logo, a empresa já ajusta o seu banco de dados conforme informações relacionadas à área de atuação do seu negócio, portanto, as sugestões estarão alinhadas com as cores certas para o seu empreendimento.

Lembre-se que acertar as tonalidades do seu logo é uma decisão baseada na psicologia das cores, e não apenas nas suas preferências. Foi devido a essa técnica que as grandes empresas se consagraram no mercado, e é por isso que você também pode chegar lá.

Mais sobre a psicologia das cores:

Como usar a psicologia das cores para melhorar suas vendas

Com informações da Logomaker.

Você também vai gostar

Como o Snapchat pode alterar a forma de se fazer marketing nas r... Novas estratégias para anunciantes e crescimento da rede social indicam enorme potencial dos vídeos na vertical No mercado digital, nem sempre uma red...
E-mail marketing e datas comemorativas: 6 erros de estratégia As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para criar ações temáticas e incentivar as vendas. Nesse cenário, o e-mail marketing é provavelmente...
Vender sozinho na internet ou em um shopping virtual? Ao comprar por meio da internet, grande parte da população não tem ideia do tamanho da operação que está por trás da tela do computador. No entanto, u...
6 dicas para quem quer empreender na internet Você já tem interesse em transformar o seu negócio em um e-commerce ou quer se informar sobre a possibilidade de empreender na internet, certo? Obviam...
Como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce? O Brasil é o quinto país com maior acesso à internet no mundo, ultrapassando a marca de 105 milhões de internautas. Nesse cenário, um acontecimento co...
Lições que o comércio eletrônico pode ensinar ao varejo Já não é de hoje que o e-commerce passou a ganhar os holofotes no segmento de vendas e tem muito a ensinar no varejo. Números da Associação Brasileira...
Autoridade na internet: aprenda a aumentar a relevância da sua m... Em meio a uma época que vem sendo marcada pelo crescimento do número de empreendedores no marketing digital, conseguir autoridade na internet e aument...
Como cobrar por produtos e serviços na internet Saber como cobrar por produtos e serviços é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa, inclusive no e-commerce. No entanto, ainda há var...
Guia de marketing gratuito para o Pinterest Apesar de não ser uma das redes sociais mais populares no Brasil, o Pinterest é uma plataforma poderosa para o seu marketing digital. Com um mecanismo...
Planejamento de Marketing Digital: é hora de acabar com o puxadi... À medida que a sua operação digital cresce os gestores de e-commerce e marketing digital passam a ter necessidades diferentes de informação O Brasil é...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Um comentário sobre “Cores para logotipo: como escolher a cor de acordo com sua empresa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>