Criar logo de e-commerce, acerte sua primeira venda: a marca

5 de dezembro de 2016
Share Button

Criar um logo de e-commerce ou fazer o redesign da marca é um daqueles desafios que todo mundo gosta de participar. Diferente de descobrir a margem bruta de seus produtos ou de analisar a performance daquele banner, esta atividade tem um viés criativo que costuma empolgar as pessoas que participam de um projeto como esse.

Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, não é só com ideias criativas, sacadas de design ou horas e horas de brainstorming que vai surgir o logotipo de e-commerce incrível e sensacional que você precisa criar (ou redesenhar).

A escolha das cores, por meio de sua psicologia, das tipografias corretas, das formas e muitos outros elementos, é baseada em um estudo de posicionamento, diferencial, proposta de valor e identificação com os valores de seu público-alvo.

E antes de falarmos sobre os elementos que compõem um bom logotipo de e-commerce, vamos citar um exemplo recente que vai fazer você entender melhor o que queremos dizer com tudo isso.

O redesign da marca Google: qual o motivo?

A maioria das pessoas achava o logo do Google já meio “fora de época”. Ao menos eles já haviam abandonado aquele efeito de volume e sombras, mas as letras com serifas (aqueles tracinhos na ponta das hastes dos tipos) já não conversava com mais ninguém.

E como toda boa solução de uma grande empresa, esta foi simples: a tipografia foi mudada para uma bem mais uniforme, (conhecida com família tipográfica “lapidária”) sem variação de espessura entre os tipos ou seus elementos, mas sem parecer grosseira nem pesada, ao contrário, ficou até mais suave.

Mas o que muitos não sabem é que houve outra motivação para este redesign da marca, que foi muito além de facilitar a criação de uma família de logos (para os diversos produtos da empresa):

O novo logo do Google tem apenas 305 bytes, o que vai facilitar a vida de muitos usuários ao redor do mundo com conexões de internet de baixa velocidade.

Como você viu, há muita coisa para se levar em conta na hora de criar um logo, seja de e-commerce ou de outro tipo de empresa, principalmente quando se está intimamente ligado ao mundo da internet.

Confira mais detalhes da história da marca e do redesign do logo do Google neste vídeo da empresa:

Elementos para a criação de uma marca de e-commerce

Deu para perceber que cores e tipografias (que são as letras para logos escolhidas) são muito importantes na criação de logotipos.

Junto com estes dois elementos, um terceiro também é muito relevante: a forma.

Outros fatores a considerar seriam texturas, volumes e, é claro, imagens que em si tem um significado, o como o passarinho do Twitter ou o “joinha” do Facebook (com certeza, se ele não é uma marca, é um forte elemento da identidade visual desta empresa).

Vamos nos concentrar nos 3 primeiros elementos citados e dar dicas de como eles podem transmitir a identidade visual ao logo de sua marca para seu público-alvo.

Tipografia em logotipos

Você notou que as tais serifas dão um ar mais clássico e imponente aos logos, devido à sua origem nas letras usadas por gregos e romanos no passado.

Mas veja outros elementos da tipografia usados em logotipos:

  • Tipos itálicos: inclinados, dão uma impressão de movimento e dinamismo.
  • Tipos “light”: mais finos, muitas vezes meros traços, passam leveza e tecnicidade.
  • Tipos “bold”: mais grossos, passam poder, autoridade e relevância.
  • Tipos sem serifa: objetividade e modernidade
  • Tipos manuscritos góticos: aquelas letras de pergaminhos medievais antigos, passam tradição e personalização.
  • Tipos manuscritos cursivos: aquelas letras que tentam imitar a grafia humana mais recente, passam uma postura artesanal e de proximidade com o cliente. Cuidado: podem passar também infantilidade!

O uso das cores na identidade visual e em logotipos

É sempre bom lembrar que o significado das cores varia ao redor do mundo. Mas algumas diretrizes básicas sempre é possível tirar da psicologia das cores, veja um pequeno resumo:

  • Azul: sabedoria, tradição e calma.
  • Verde: crescimento, juventude e natureza.
  • Amarelo: luz, riqueza e atenção.
  • Vermelho: excitação, paixão e perigo.
  • Laranja: calor, aconchego e proximidade.
  • Branco: pureza, limpeza e paz.
  • Preto: luxo, exclusividade e tradição.
  • Roxo: nobreza, criatividade e inovação.

O significado das formas

Podemos resumir as formas em 2 grandes grupos:

  • Formas arredondadas: ligadas ao universo feminino e à maternidade, transmitem equilíbrio, acolhimento e relacionamentos estáveis.
  • Formas angulares: associadas ao universo masculino e à agudeza de uma lâmina, passam arrojo, aventura, tecnologia e mudança.

É bom lembrar que estas diretrizes não absolutas, são direcionamentos e referências. Uma boa pesquisa sempre será o primeiro passo para quem quer criar um logo de e-commerce ou de qualquer outra empresa.

Você também vai gostar

Fraude ao comprar pela internet: a quem recorrer? Comprar pela internet é prático, não toma muito tempo e nem exige deslocamento. Por essas e outras razões, o comércio eletrônico tem crescido a cada d...
Como falir seu e-commerce em 10 passos Passeando pelos diversos editoriais de negócios, economia e empreendedorismo disponíveis no vasto universo da Internet, não é difícil encontrar mensag...
Movimento Compre do Pequeno Ação visa incentivar os pequenos lojistas e pretende aumentar as oportunidades de compra do usuário. As micro e pequenas empresas representam hoje 95%...
Omnichannel: o que é e como utilizar na sua loja virtual O Omnichannel já deixou de ser tendência e tornou-se primordial para o sucesso de qualquer negócio, já que todos sabemos que o consumidor está, cada v...
Especialistas em Comércio Eletrônico debatem desafios do segment... Barreiras Logísticas no E-commerce: O E-commerce cresce, a Logística continua a mesma. Estas foram as questões debatidas esta semana no Seminário prom...
Infográfico: O Guia do Web Design Responsivo O Design Responsivo se torna a cada dia mais fundamental para qualquer website. Mas você já entendeu como funciona e como pode ser aplicado? Se você t...
Ferramentas para vender pela internet Vou falar rapidamente sobre as ferramentas que você precisa conhecer e utilizar para vender pela internet, mas antes de começar quero dizer para você ...
Experiência personalizada: Como usar vídeos na loja virtual Dentre algumas barreiras que as lojas virtuais ainda enfrentam no mercado está o fato de que o consumidor não consegue ter contato físico com o produt...
Tem um e-commerce de moda? 5 dicas para ter um blog top! Toda mulher adora acessar um bom blog para conferir diversas dicas que podem ajudar nos looks do cotidiano. Portanto, se você tem um e-commerce de mod...
5 dicas de plug-ins para plataforma de e-commerce Magento A plataforma Magento é, provavelmente, uma das mais sólidas e recomendadas quando falamos de e-commerce. E, por conta disso, se você tem ou planeja te...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>