O sucesso de qualquer negócio depende da compreensão profunda de quem é seu consumidor. A forma como são obtidos os insights do consumidor pode ser determinante nesse processo. Com a evolução e integração da Inteligência artificial, muito foi aprimorado nesse sentido.

Se antes ter consumer insights para seu negócio era algo demorado e, de certa forma, subjetivo, a adição de novos dados e algoritmos a essas análises fizeram toda a diferença.

Para saber como a IA aprofundou as análises do consumidor, continue lendo esse texto.

O que são insights do consumidor?

Insights do consumidor, assim como o nome indica, são quaisquer informações relevantes sobre seu consumidor, incluindo:

  • dados geográficos;
  • dados sociais;
  • dados estatísticos;
  • renda;
  • composição familiar;
  • hábitos de consumo.

Para que servem os insights do consumidor?

Qualquer área da empresa pode usar os insights do consumidor para construir estratégias mais precisas. No entanto, duas têm esse tipo de insight como uma necessidade primordial:

Time de marketing

Para o marketing, os customer insights são essenciais para traçar estratégias e medir a eficiência de campanhas. Perceber como o consumidor se comporta, o nível de engajamento dele nas redes sociais (dentre outras plataformas), a taxa de conversão e mais métricas é essencial para atingir os objetivos de negócio.

Sem bons insights, essa área fica limitada nos momentos de construção de novas campanhas e no aprimoramento das que já estão sendo veiculadas.

Time financeiro voltado à análise de crédito de clientes

Para a análise de crédito, esses insights são excelentes termômetros de quais produtos podem ou não serem oferecidos para os clientes. Além disso, ajudam a prever o comportamento de pagamento e até a incluir indivíduos sem fontes de renda tradicionais.

Como a IA funciona nos negócios?

A inteligência artificial é um campo de atuação complexo que trabalha com diferentes tecnologias e soluções. Para os negócios, ela é capaz de guiar decisões importantes de negócio e auxiliar na customização das experiências dos clientes. Conheça algumas possibilidades:

1) Análise Preditiva

A análise preditiva é a capacidade que a IA tem de prever o futuro. Mas não tem nenhuma magia nisso. A IA é capaz de avaliar os padrões e indicar o que deve acontecer.

Isso faz com que empresas consigam prever tendências de comportamento do consumidor. Se forem espertas, vão antecipar as estratégias para atender as necessidades destes clientes antes mesmo delas surgirem.

2) Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Essas ferramentas de IA são capazes de analisar grandes volumes de dados não estruturados. São exemplos:

  • avaliações de produtos;
  • comentários em redes sociais;
  • feedbacks;
  • postagens em sites de reclamação.

A PLN consegue entender o sentimento e opinião do consumidor em relação ao que sua empresa está oferecendo.

3) Personalização de Experiência do Cliente

O consumidor está cada vez mais exigente e quer se sentir especial. Ele já tem opções demais para escolher. Portanto, não é mais só sobre adquirir um produto, mas sobre a experiência que ele tem ao fazer isso.

Com a inteligência artificial é possível personalizar a experiência do consumidor. Isso porque a IA consegue avaliar o comportamento do consumidor por meio de algoritmos.

Além disso, ela pode ser integrada a plataformas online, tornando-se responsável por ajustar a experiência para que o usuário se sinta realmente considerado enquanto um cliente único, e não só como mais um número.

Como a IA transformou o customer insight?

Bons insights do consumidor precisam ser baseados em dados. Quanto mais dados você conseguir, melhor, visto que assim é possível ter mais nuances avaliadas.

A IA veio para te ajudar nessa missão, já que possui avanços importantes para aprimorar este processo de obtenção e análise de dados. Em poucos segundos, uma infinidade de dados é avaliada e insights podem ser visualizados de maneira humanizada.

Além disso, a IA não é uma ferramenta que dá resultados estáticos. Ela constantemente está aprendendo com os hábitos do consumidor e adaptando suas decisões aos novos padrões reconhecidos.

Como a IA aprofunda as análises de crédito do consumidor?

A análise de crédito nada mais é que a avaliação de hábitos do consumidor para tomada de decisões de crédito. Com um conjunto maior de dados do consumidor, é possível gerar predições de hábitos de pagamento mais assertivas e diminuir o risco experienciado pela sua empresa.

Adicionalmente, com a IA, esses dados podem ser rapidamente processados e traduzidos a cada novidade. Essa rapidez é importante já que os consumidores são pessoas, e todo ser humano está em constante mudança, assim como seus hábitos financeiros, estado civil, dentre outras características.

IA como ferramenta de inclusão

Ao possibilitar que mais dados sejam analisados em menos tempo, a inteligência artificial também permite que mais consumidores sejam contemplados com crédito.

Afinal, na América Latina, cerca de 70% de pessoas que poderiam ter acesso a serviços financeiros têm a solicitação negada por conta da forma que a análise de crédito é feita atualmente.

Aprimorar os customer insights com IA pode reduzir esse gap e incluir pessoas que não eram enxergadas pelos sistemas tradicionais. Isso proporciona melhoria na qualidade de vida dessas pessoas, que dessa forma serão capazes de:

  • fazer compras parceladas;
  • financiar uma casa;
  • investir em educação;

Tudo isso pode desencadear em uma melhora na situação econômica da pessoa, que com certeza vai lembrar daquelas empresas que as excluíram e principalmente de quem a incluiu quando ainda estava às margens do sistema.

Esse conteúdo é longo, porém não exaure as possibilidades que a inteligência artificial oferece quando é aliada aos insights do consumidor. Por isso, pesquise soluções, informe-se sobre as possibilidades e engrandeça seu negócio com mais informações e possibilidades que apenas a IA oferece..

 

Author

Formado pela Escola de Eng.ª Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine. Está no segmento de comércio eletrônico desde 1999, já atuou como executivo de grandes portais como UOL e Terra, sócio de agencia digital, sócio de startup de treinamento de e-commerce do Grupo Buscapé Company e de agencia de marketing digital. Atualmente é palestrante do SEBRAE, mentor, professor, sócio-fundador do Blog Profissional de E-commerce, e criador do livro Checklist Definitivo da Alta Conversão.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.