O dropshipping é o processo de venda de produtos pelo seu website, sem precisar enviá-los pelo correio. O dropshipping é uma ótima forma de iniciar um negócio online. Como revendedor, você precisa apenas encontrar os compradores e os seus fornecedores irão se encarregar de fazer o envio. 

Os clientes compram os produtos pela sua loja virtual e os dados são enviados diretamente para o seu fornecedor.

Compreender os princípios básicos do dropshipping é um passo crítico para se tornar um dropshipper bem sucedido. Este post ajudará a esclarecer o que é e como você deve proceder. 

Boa leitura!

O que é o Dropshipping e como funciona?

Dropshipping é um modelo de negócio de comércio eletrônico onde uma empresa não tem estoque de um produto. Em vez disso, recebem uma encomenda de um cliente, compram o artigo a um terceiro e mandam-no diretamente para o cliente.

A empresa cria então uma página de vendas no seu website que dá os detalhes sobre o produto, e pede ao cliente que pague pelo produto. A empresa nunca vê ou manuseia o produto e, portanto, nunca tem de se preocupar se conseguirá ou não cumprir todas as encomendas que recebe.

Como revendedor, só precisa comprar os produtos, e vendê-los aos seus clientes no seu site. Todo o processo de envio fica por conta do fornecedor. Claro que se você quiser um controle maior, pode criar o seu próprio estoque, o que pode agilizar as vendas.

Mas, há alguns inconvenientes neste modelo de negócio. Um dos maiores problemas com o dropshipping é que não tem qualquer controle sobre o inventário. Se o seu fornecedor tiver algum problema, seja por falta de estoque ou prazo de entrega, você perderá vendas. Por isso é aconselhável ter mais de 1 fornecedor para o mesmo produto. 

Outro grande problema é que normalmente tem de pagar todos os custos de envio, que aliás podem ser repassados ao cliente final. Além disso, muito provavelmente terá que pagar algum tipo de taxa de importação.

Como encontrar produtos para dropshipping?

Como encontrar produtos para atuar com dropshipping? Quando estiver começando a sua loja online, a decisão de escolher a plataforma certa para a sua loja pode ser a decisão mais importante. 

Por que tantos vendedores não conseguem encontrar os produtos de que necessitam para vender os seus produtos? A resposta é simples,é preciso muita pesquisa para encontrar bons fornecedores, aliás há sites especializados em fornecer este tipo de informação.

Mas se você deseja fazer por conta própria, terá que aprender a minerar produtos para dropshipping, que consiste em avaliar as tendências de compra, taxas, contato com fornecedores, prazo de entrega, e principalmente a margem de lucro.

Como funciona a entrega de encomendas?

Digamos que irá vender camisetas na sua loja online. Pode escolher trabalhar com um fabricante, que fará as camisetas, irá embalá-las e enviá-las diretamente para os seus clientes. Ou pode optar por utilizar uma plataforma como a Amazon, onde o cliente efetua a compra no seu site e você faz a compra diretamente na Amazon enviando o produto para o endereço do seu cliente.

Quando os seus clientes encomendam a camisa, a loja compra-lhe a camisa e depois envia-as diretamente para o cliente. 

Como é que funciona o envio de produtos?

O envio de dropshipping é um tópico muito quente quando se trata de comércio eletrônico. Se procura entrar no comércio eletrônico e ainda não ouviu falar de envio de dropshipping, aqui está uma breve explicação: O dropshipping é uma forma de vender bens e serviços online sem ter de lidar pessoalmente com as encomendas dos clientes. A ideia é deixar todas as encomendas dos clientes para o fabricante, e deixá-las cair no seu próprio website como fornecedor.

É muito parecido com o trabalho de uma afiliado, a diferença é que não precisa embalar encomendas pessoalmente ou mesmo ter um estoque. Tudo o que tem de fazer é promover o produto ou serviço no seu website (ou outra plataforma de vendas online) e enviar o cliente para o website do fornecedor para comprar o artigo. O vendedor lhe enviará a sua comissão pela venda após a venda.

Estas são as partes envolvidas no envio da entrega:

Há diferentes pessoas envolvidas no processo de envio de entrega.Obviamente,  o fabricante, cuja função é fabricar o produto. 

O varejista, que atua como intermediário entre o fabricante e o revendedor. 

O revendedor, que vende o produto diretamente ao consumidor. 

O quarto é o cliente, que recebe o produto.

Crie uma loja virtual para vender os seus produtos:

Para começar a trabalhar com o dropshipping, é preciso escolher um bom produto. Avalie qual será a sua margem de lucro, tempo de entrega, para que você possa colocar essas informações na sua loja virtual. Para facilitar o processo, você pode utilizar templates de loja virtual, e criá-la com um layout bonito e com todas as funções para venda. 

Os benefícios de um negócio de envio de dropshipping

Em relação a um negócio tradicional, o dropshipping lhe deixa menos exposto aos riscos, já que boa parte do processo da operação é comandado pelos seus fornecedores e parceiros.

Redução da margem de lucro

Quando se tem uma loja virtual, muitas coisas resumem-se a uma questão de uma margem de lucro direto dólar a dólar. Quanto mais dinheiro se ganha, mais se pode reinvestir no seu negócio, e mais se pode crescer. 

Mas para crescer, é preciso gastar dinheiro. Neste mercado de dropshipping, você terá que investir na compra dos produtos para revenda e na criação do site.

Questões de inventário

É preciso selecionar com cautela os produtos que irá disponibilizar na sua loja, por isso pesquise os hábitos de consumo e as tendências do mercado. Pode avaliar os mais vendidos de plataformas como Amazon, Mercado Livre, Aliexpress, entre outras.

Depois faça uma relação dos produtos que você pretende revender e avalie qual fornecedor lhe oferece as melhores condições de compra.

Após ter os produtos e os fornecedores, crie um inventário para saber quais produtos irá oferecer na sua loja virtual.

Muito além do dropshipping

Embora o modelo de dropshipping traga muitas facilidades, de forma geral ele funciona como uma loja virtual sem estoque. Isso permite que mesmo um profissional com pouca experiência no mercado de vendas, consiga vender em grande escala, já que toda a logística é responsabilidade de parceiros e fornecedores.

Este pode ser um bom modelo para quem não possui muitos recursos para investir em grandes estruturas, aliás se você está pensando em começar a sua loja virtual, vale a pena ler o nosso artigo sobre gerenciamento de estoque em tempos de crise.

Author

William Mendes é mercadólogo e atua na área de marketing há 10 anos atendendo empresas da China, Espanha e Portugal, e gerencia o blog do LogosBr.

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