Não é novidade que novos produtos sempre atraem mais compradores, melhorando as vendas em médio a curto prazo principalmente se a sua loja ainda é nova e está buscando espaço no mercado, mas investir em estoque com essa finalidade nem sempre é seguro.
Em época de crise como esta que estamos atravessando agora, todo cuidado é pouco e o risco de sofrer prejuízos por conta de produtos parados na prateleira do seu estoque pode ser desastroso.
Manter um bom relacionamento com seus fornecedores é fundamental para manter seu estoque saudável e, ao mesmo tempo, livre de dívidas e dores de cabeça.
Sendo assim, seguem algumas dicas:

Mantenha um estoque mínimo de seus principais produtos

O carro chefe da sua loja deve sempre estar disponível para pronta entrega, ainda mais se você divulga esse produto através de mídias pagas como Google Adwords, por exemplo. Tenha sempre uma quantidade mínima segura para entrega.
Se necessário faça reposições semanais. Em um período de oscilações nas vendas fica mais fácil gerenciar o estoque em curto prazo.

Negocie com fornecedores e use cross selling

O conceito de cross selling pode funcionar muito bem, para isso faça ajustes no seu prazo de entrega para que haja tempo de receber o produto do seu fornecedor e entregar o pedido para o seu cliente sem que haja problemas. Também será necessário negociar com o seu fornecedor.
Lembre-se que este pode não ser o modelo ideal de fornecimento, mas manterá o ciclo de vendas ativo e, no final, todo mundo sairá ganhando.

Estoque parado há muito tempo? Promoções já!

Melhor ter algum lucro que nenhum, ainda que o mínimo. Se um determinado produto está parado sem vender, faça promoções, ainda que a preço de custo. Essa estratégia ajuda a renovar o estoque e manter o dinheiro girando.
Seu produto é a base do seu negócio, então cuide dele.

Author

Formado em Ciência da Computação e Desenho Industrial, passou por diversas agências de Publicidade e Marketing Digital ao longo de 10 anos, atuando em criações e desenvolvimento de lojas virtuais, campanhas publicitárias entre outros. Em 2004 recebeu um prêmio internacional pelo trabalho em ergonomia cognitiva pelo Congresso Internacional de Iniciação Científica, CONIC & COINT SEMESP. Em 2011 fundou a loja virtual Clickbiblias.com, que tem sido um case de sucesso com crescimento significativo no segmento.Em 2014 fundou juntamente com outros sócios e especialistas na área de e-commerce e direito digital o primeiro tribunal arbitral do e-commerce, o ejuiz.com.

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