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Como escolher o nome perfeito para seu novo negócio

BRANDING Como escolher o nome perfeito para seu novo negócio

No futuro, não agora, o seu negócio vai valer bilhões de dólares, com certeza você vai querer escolher o nome perfeito, que prenda a atenção de todos que o ouvirem e você vai querer segurar este nome com unhas e dentes.

Você está no caminho certo para se tornar o próximo Instagram, mas você precisa de orientação para chegar do ponto A ao ponto B.

Neste artigo, destacamos alguns itens relevantes para considerar ao criar o nome mais inesquecível, criativo, instantaneamente atraente, memorável e o mais inteligente possível para sua nova marca.

Tudo pronto? Vamos começar

Planeje sua futura expansão

Uma coisa que você definitivamente não quer fazer é criar um nome que sabota seus futuros planos de expansão.

Por exemplo, que sua empresa faz sapatos femininos, mas você acha que, eventualmente, tentará entrar no mercado masculino. Ter um nome muito focado ou claramente orientado para o universo feminino não seria nem um pouco prático.

Um exemplo? A Melissa dificilmente teria sucesso vendendo sapatos para homens.

Aqui devem entrar seus planos sem fronteiras. Nomes que conseguem ser entendidos em diferentes línguas podem ser diferenciais. Outro ponto a considerar é o endereço virtual, nomes com acento, por exemplo, podem ser bem prejudiciais tanto para utilizar fora do Brasil, como para facilitar o entendimento em países de língua inglesa, por exemplo.

Procure por palavras cognatas, que tem grafia (e significados – atenção, existem várias pegadinhas) iguais ou semelhantes em inglês e português.

Alguns exemplos:

accidental: acidental; creation: criação; connect: conectar; different: diferente; economy: economia; emotion: emoção; example: exemplo; future: futuro; garage: garagem; positive: positivo; potential: potencial; offensive: ofensivo; other: outro; reaction: reação; regular: regular; comedy: comédia; comic: cômico; competition: competição; composition: composição; human: humano; idea: ideia; minute: minuto; mission: missão; music: música; important: importante; persistente: persistent; television: televisão; material: material; pages: páginas; video: vídeo. Exemplos retirados do site Inglês Instrumental Online.

Seja original e único

Isso pode ser assustador, mas é absolutamente essencial, então não tenha medo de se destacar da multidão.

Agora, temos um zilhão de aplicativos com nomes como Tinder, Grindr, Flickr e Tumblr o aplicativo do Game of Thrones, que a família Stark chama de Wintr, como diferenciar? Você acabará se perdendo neste embaralhamento e será apenas mais um.

Lembre-se de que, como um novo negócio, o seu nome precisa forçar as pessoas a tomar conhecimento e notarem ao invés de olhar para baixo e esquecer que você um dia existiu.

Uma empresa chamada Twinword tem uma incrível ferramenta de palavras-chave gratuita que poderá ajudá-lo a encontrar alguma inspiração para o nome do seu negócio.

Se você digitar uma palavra-chave relacionada ao seu negócio em seu campo de pesquisa, ele lhe dará um gráfico de todas as outras palavras que estão relacionadas a ele.

O jogo de palavras inteligente é seu amigo

Como já dissemos antes, você quer um título que faça com que as pessoas percebam o seu negócio e uma ótima maneira de conseguir isso é com um jogo de palavras deliciosamente inteligente.

Mantenha-se simples

Você vai querer que seu nome seja fácil de soletrar, fácil de dizer em qualquer lugar e fácil de ser encontrado no Google.

Basta lembrar que a maioria das pessoas não é muito boa em ortografia (sem ofensas) e que, até o momento que escrevemos este texto, não há correção ortográfica ou sistema que diga “Você quis dizer isso?” no lugar para URLs incorretas nas janelas do navegador.

Ajude as pessoas a se ajudarem, e encontrar você o mais facilmente possível. Note que, se não puderem te encontrar, acabarão encontrando alguém no mesmo ramo de negócio que você.

Pense em um nome curto, pense doce, pense rápido e, claro, fácil de soletrar, que seja difícil de errar.

Pense sobre sua url

Conforme citado acima, para inúmeros fins, para SEO e legitimidade, você vai querer o nome da sua empresa na URL do seu site, então tenha a certeza de que o mesmo está disponível na forma .com. Afinal estamos falando de negócios futuramente multinacionais.

Caso contrário, você pode escolher entre uma centena de opções desde de .net ou .com.br ou também o .tv, mas como acabamos de dizer; uma URL .com dará ao seu negócio a legitimidade que nenhum outro pode fornecer, e isso trará mais tráfego (até mesmo orgânico). Se conseguir um nome relevante como termo de busca (e já com demanda) então, você começou muito bem.

Este é o lugar onde ser criativo com seu título pagará dividendos porque quanto mais original o seu nome, mais provável é de ele estar disponível como um endereço da web.

E assim, tranquilamente, acabamos de te oferecer 5 dicas para ajudá-lo a escolher o nome perfeito para o seu negócio.

Outra coisa para se ter em mente é lembrar de ir devagar e não apressar o processo. As empresas se repaginam o tempo todo, mas isso custa dinheiro e de qualquer jeito você precisará seguir todos os princípios que descrevemos neste artigo, então, faça bem na primeira tentativa.

Aproveite o seu tempo, faça um brainstorming, crie ideias e apresente para os seus amigos e colegas antes de decidir em um nome inteligente e um bom logo design para sua marca.

Ah, e quando você acabar se tornando maior que o Facebook, Twitter e o Instagram combinados, certifique-se de contar a todos quem te ajudou nesta jornada!?

Este artigo vem de um colaborador da Logojoy: Andre Neves.

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