Ícone do site Profissional de Ecommerce

Gamification: A arte e os desafios de fidelizar consumidores pelos games

O que é Gamification?
Nesta semana (de 22 a 26 de julho/2013) , o ProXXIma preparou uma série de cinco vídeo-reportagens explicativas para mapear estratégias e desafios de fidelizar clientes com “gamificação”.

Em outras palavras, você adota mecânica de jogos, em plataformas que não tem necessariamente essa funcionalidade. O conceito é aplicar características envolventes aos elementos de uma marca de maneira que exponencie e qualifique a experiência do consumidor com determinada empresa.
A demanda por campanhas Transmídia que utilizam recursos lúdicos e de competição para engajar consumidores à interagir por mais tempo de maneiras diferentes e em diversos canais cresce a cada dia. O engajamento, retenção e viralização gerado por uma mecânica dessas é geralmente bem maior.
Exatamente por isso, um dos objetivos é fazer  o mercado entender melhor como funciona e quais são as possibilidades que o gamification traz. De início, um panorama-geral, com o professor, economista e pesquisador da USP, Gilson Schwartz e com o CEO da agência Hive, Mitikazu Lisboa.

“O primeiro problema é não saber o que é gamification e o segundo problema é não saber executar ele bem…”

Na segunda reportagem falam Aline Rossin, diretora de atendimento da LiveAD – agência responsável por diversos trabalhos com plataformas gamificadas – e Paulo Santamaria, gerente de digital e social media da Lenovo Brasil.

Agora, Bruno Henz, profissional de marketing e Leo Xavier, fundador da Pontomobi, fazem o link entre gamification e mobile.

Encaminhando-se para o fim da série de reportagens, chegamos ao Gamification nas Mídias Sociais para o quarto episódio. Algo impensável seria uma campanha com Gamificação ausente das redes sociais. Destaque para o case da Mitsubishi.

E foi publicado hoje o último episódio: As vantagens das startups em produzir plataformas gamificadas:

Veja as originais no site da ProXXIma: Especial Gamification: A arte e os desafios de fidelizar consumidores pelos games

Como conquistar engajamento e motivar seus clientes com gamification

Gostou do tema? Quer mais sobre o assunto? Clique abaixo e faça o download de nosso e-book Como conquistar engajamento e motivar seus clientes com gamification.

Sair da versão mobile