Ícone do site Profissional de Ecommerce

Um celular serve para fazer as fotos do e-commerce?

Qual é o segredo para fazer aumentar suas chances de venda pela internet? Como valorizar um produto? Simples, fotografia.

A internet ocupa 2/3 do nosso dia, somos bombardeados por inúmeras propagandas. Sempre aparecem coisas que não procuramos em nossos feeds de Facebook ou Instagram. Com isso, podemos perceber que a imagem está em todo lugar e logicamente como fotos do e-commerce bem produzidas FAZEM A DIFERENÇA.

Se você, por exemplo, vende um cupcake de chocolate e tira uma foto com uma iluminação e composição desfavorável, o que acontece? Pois é, bonito e apetitoso ele, com certeza não fica.

Para uma boa impressão, não adianta ter somente um site, rede social, firma aberta com CNPJ e se esquecer de fazer um catálogo do que vende. Para aqueles que já estão com uma verba financeira melhor e estão pensando em investir, lembre-se, o recomendado é contratar um fotógrafo profissional especializado.

Para quem está começando e não tem verba financeira para contratar um fotógrafo aqui abaixo seguem algumas dicas práticas de como fotografar seu produto, e o melhor de tudo, usando um celular comum.

O produto que escolhemos para fazer o teste foram jóias, como um relógio e colares, pois são acessórios que refletem muita luz e consequentemente são difíceis de serem fotografados.

Como tirar as fotos com o celular

Como podem ver, as fotos foram tiradas de um celular Moto G (com 3,8 megapixels) com a qualidade de um quebra-galho. (Ressaltando que as dicas aqui são quanto a iluminação e composição, cada celular é diferente, seria impossível explicar ferramentas da câmera de cada um).

Você não tem nenhuma tocha de iluminação, abajur ou outro equipamento? Simples, a luz solar é o melhor amigo de uma pessoa criativa. Procure fotografar perto de uma janela, onde a luz ilumine totalmente seu produto.

Atente-se com o horário, porque às 16 horas, agora no outono, toda luz fica fraca e sua casa começa a ficar aquela penumbra.

Para fotografar o relógio e o colar, coloquei embaixo um cachecol preto. Por que? Como são produtos com detalhes. Se você compor com algum pano colorido ou com estampas, quem olhar sua foto vai reparar mais no cenário do que no produto em si.

Cuidados com reflexos – Procure o melhor ângulo

Nas fotos, aparecem reflexos da janela e do celular (tom de vermelho) mais que os detalhes dos produtos. Trabalhe para evitar que isto aconteça:

Mostre o produto inteiro e por cada detalhe

Caso sua intenção seja fazer somente um rotineiro post em sua rede social, faça uma montagem com as duas fotos do produto usando um simples programa de edição de celular como, por exemplo, o Instasize.

Para o e-commerce, tente ser o mais profissional possível. Coloque as fotos inteiras e cada uma dos detalhes em mais fotos no detalhe de produto da sua loja virtual:

Quando utilizar fundo claro?

Para produtos que são coloridos e translúcidos, o interessante é fotografar em um fundo claro. Não tem um cachecol branco, ou o que você usou ficou estranho?

Não se preocupe, use uma folha de sulfite branca OU faça como nós na imagem ao lado, use a parede de fundo.

Na foto abaixo, tive que clarear para pegar mais detalhes do produto, por consequência, o fundo preto ficou mais claro, mostrando as imperfeições.

Para melhorar, pendurei na parede o colar e pude fotografar de perto para mostrar bem os detalhes.
Veja como ficou:

Curtiu? E você, quais dificuldades tem? Me conta nos comentários!

Texto publicado no Blog do Estúdio Cam.

Sair da versão mobile