Cada vez mais empresas de e-commerce têm incluído uma página de conteúdo em seus sites – na maior parte das vezes, um blog ou revista eletrônica. Isto não é à toa: o conteúdo e um serviço adicional que agrega valor ao negócio. O cliente sente que está ganhando algo a mais.
Além disso, é uma excelente forma de branding: a página de conteúdo ajuda a definir melhor o que é sua marca e quem ela quer atingir, além de aumentar as chances do cliente passar mais tempo em seu site, se lembrar da sua marca depois e recomendá-la. Por fim, pode melhorar suas vendas: você direciona os clientes a determinados produtos, dizendo por que comprá-los e dando dicas de como usá-los.
Essa estratégia de marketing, porém, só funciona quando muito bem feita. Se você oferecer um conteúdo mal produzido ou que não cative o seu cliente, estará dando um tiro no pé. Confira abaixo cinco dicas para tornar-se um bom criador de conteúdo:

1. Estabeleça um objetivo a ser alcançado

Não crie ou blog ou página de conteúdo apenas porque todo mundo está fazendo isso. Antes de tudo, é preciso estabelecer o que você quer alcançar. O que deseja entregar ao cliente e por quê?

A partir daí, você poderá definir a sua linha editorial, a “cara” do seu conteúdo – a qual precisa ser consistente e realmente “falar”com seu público-alvo. Uma agência de marketing ou produtora de conteúdo pode ajudá-lo a definir as melhores maneiras de atingir seus objetivos e fornecer insights mais detalhados de como atingir seu público.

2. Vá além do óbvio

Lembre-se que o blog do seu e-commerce irá competir com todo o resto da blogosfera – e, nela, já há muita gente falando sobre os mesmos assuntos. É preciso definir uma linguagem e enfoque que não só tenha, a ver com sua marca, mas que também se diferenciem das centenas de outros blogs existentes. Pense fora da caixa e tenha como objetivo máximo ajudar o internauta, que busca informação que lhe seja útil e interessante. Quanto mais útil for o conteúdo, maiores as chances dele ser compartilhado.

Não surpreendentemente, tutoriais, artigos de passo a passo, novas ideias que facilitem a rotina das pessoas, pesquisas e infográficos são alguns dos conteúdos com maior potencial de compartilhamento. As pessoas gostam de aprender coisas novas. Além de ajudar o leitor, este tipo de conteúdo ajuda a estabelecer a sua marca como uma autoridade, uma voz a ser ouvida em seu nicho de mercado.

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3. Use a newsletter também como um canal de conteúdo

Muitas lojas online já fazem isso, mas não custa reforçar a dica: newsletters que oferecem conteúdo interessante têm mais conversão do que aquelas que apenas mostram novos produtos ou ofertas.

Se sua newsletter contiver sempre apenas uma lista de produtos, pode ser que o cliente não a abra quando não estiver planejando comprar nada. Mas, se, a cada semana, a newsletter trouxer conteúdo interessante e útil (o qual pode ou não ser mesclado com ofertas), a pessoa sempre vai ter curiosidade de abri-la. No longo prazo, isso torna sua marca mais forte.

4. Crie uma comunidade em torno da sua marca

Na Internet, a comunicação não é feita de cima para baixo: as pessoas querem comentar, contribuir, trocar. Abra, então, um canal de interação e não se esqueça de sempre responder as dúvidas, sugestões e (principalmente) reclamações dos clientes.

Clientes insatisfeitos muitas vezes se utilizam dos canais de conteúdo do e-commerce para reclamar. Eles esperam ser prontamente respondidos, mesmo que aquele não seja um espaço para SAC. Ignorá-los ou deletar seus comentários é algo que vai prejudicar sua imagem não só perante àquele cliente específico, mas a todos os outros visitantes.

5. Não tenha medo de ser “engraçadinho”

Os brasileiros são reconhecidos pelo bom humor na Internet. Mesmo que a sua marca seja mais séria, não tenha medo de adotar uma linguagem mais divertida de vez em quando.

Textos e imagens bem-humorados são o tipo de conteúdo que mais tende a viralizar – quando o humor é aliado a algo útil para o dia a dia do leitor, o potencial de “viralização”, então, é enorme! Fotos de cães e gatos e referências a memes, por exemplo, são coisas bobinhas e que dificilmente têm a ver com as marcas e produtos. No entanto, este tipo de conteúdo tem se mostrado eficaz em termos de “brand awareness”, ou seja, aproximar sua marca do leitor.

Author

Jochem Vroom é o fundador da Imbull, empresa holandesa responsável pelos maiores sites de cupons de desconto da Holanda e da Bélgica, com os quais ganhou diversos prêmios do ramo, como o Affiliate Awards e a lista de pessoas mais influentes do marketing holandês. Ano passado, a Imbull lançou o Flipit, um portal mundial de cupons, presente em 22 países incluindo o Brasil.

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