Mesmo com um crescimento que foge à realidade de outros mercados, o e-commerce sofre com a carência de profissionais qualificados para atender às diversas nuances do setor.

O que se constitui como uma oportunidade para quem deseja ingressar no Comércio Eletrônico ou ainda aprimorar suas competências para galgar melhores posições no mercado.

Mas como diferenciar-se neste setor?

Quais são as competências que podem te destacar no mercado de e-commerce?

Liderança e inovação

No e-commerce é preciso estar sempre um passo à frente, prevendo tendências e inovando em táticas e estratégias de relacionamento com os clientes que estimulem o aumento do lifetime value e, consequentemente, as vendas.

Realizar investimentos em checkouts mais ágeis, segurança de dados e personalização de ofertas é essencial, e o profissional que queira se destacar deverá ter esse feeling para alavancar sua carreira. Pode parecer óbivio, mas para inovar é preciso estar informado. Acompanhar notícias de mercado e conhecimentos gerais vão ajudar seus insights.

Mais do que inovar, o Gestor de E-commerce vai precisar liderar perfis de profissionais de áreas muito distintas. Isto acontecerá, por exemplo, com diferentes fornecedores (para compra dos produtos ou para logística para a entrega) e até mesmo dentro da sua própria equipe, com Marketing, Atendimento, Programação e Administrativo. Consequentemente, você precisará ainda de habilidades em Gestão de Projetos.

Foco na experiência do cliente

Manter toda a operação do e-commerce focada na experiência do usuário (UX) também é uma das competências que todo profissional de e-commerce deve ter, afinal, a fidelização é consequência de uma experiência de compra bem-sucedida.

Compreender o comportamento do usuário quando ele navega pelo e-commerce, seus hábitos de compra e preferências é o caminho certo para desvendar melhores formas de apresentação dos produtos, levando o cliente a realizar compra.

Pense também que a experiência do usuário vai passar também pelo pós-venda. Muito se fala no mercado em SAC 2.0. Veja como a Zappos trabalha isso: Zappos e a Cultura de Atendimento ao Consumidor

Multidisciplinaridade

Pensar no e-commerce como um site de vendas é muito limitado, pois ele compreende uma série de outras atividades que devem ser vistas de maneira estratégica para alavancar os negócios.

Se você deseja se destacar, deve ter uma visão abrangente de todo o negócio, compreendendo conceitos, técnicas e conhecimentos de logística, marketing digital, relacionamento com o cliente, precificação, web design, UX, pós-vendas e gestão estratégica focada em e-commerce, entre outros.

Aqui reitero as “áreas muito distintas” que citei no primeiro item.

Conhecimento de Marketing de Busca

Um dos motores do mercado é a publicidade paga, ou seja, os links patrocinados, e existe uma carência muito grande de profissionais com essa competência no mercado.

Sendo assim, buscar qualificação em gestão de links patrocinados é uma forma de você se destacar no mercado e conquistar seu lugar ao sol.

Consequentemente você também vai precisar do outro motor: o SEO. Entender bem como “pensam os robôs do Google” vai ser definitivo para aumentar e qualificar o tráfego do seu site.

As técnicas de otimização para os mecanismos de buscas vão fazer sua loja virtual ser facilmente encontrada, sem precisar pagar por isso. E para isso, todo seu conteúdo deve passar pelo checklist de SEO.

As habilidades de Marketing de busca são conhecidas como SEM, ou Search Engine Marketing, SEO + Links Patrocinados.

Gestão de Mídias Sociais

As mídias sociais são essenciais em uma estratégia de marketing digital para e-commerce, já que é através delas que boa parte do tráfego é gerado.

Nesse sentido, especializar-se em gestão de mídias sociais e estar atento a novas plataformas, estratégias e conceitos para melhorar ainda mais a interação do e-commerce com seus clientes se constitui em um bom investimento.

E não basta marcar presença (apesar disto ser básico/obrigatório), é preciso engajar seus seguidores e ampliar seu alcance. Receitinha de bolo:

1- Marcar presença.
2- Engajar seus seguidores.
3- Ampliar seu alcance.

Fotografia para e-commerce

Nas lojas virtuais, a imagem realmente deve falar mais de mil palavras, mas a falta de profissionais que detenham técnicas de fotografia para o e-commerce ainda impede que esse mercado cresça ainda mais.

A Fotografia no e-commerce conta com muitas variações de possibilidades. Afinal, existem produtos de e-commerce dos mais distintos segmentos. Você poderá ter que tirar fotos de modelos para vender roupas, tênis, tirar fotos de objetos transparentes, brilhantes, grandes, minúsculos, com rótulos e por aí vai…

Se você trabalha com web design ou comunicação, por exemplo, e quer aprimorar suas qualificações para o Comércio eletrônico, especializar-se em fotografia focada em e-commerce pode ser uma boa pedida.

M-commerce

O mobile commerce já é bastante representativo nas vendas no mercado (cerca de 10%) e tende a aumentar cada vez mais sua participação no faturamento do setor. O crescimento do mercado mobile é provavelmente maior do que qualquer um no mundo.

Se você pretende abraçar uma nova causa na área, essa é a sua chance.
Se este tem potencial para ser seu expertise, o Google já está te ajudando. Agora em abril já aconteceu o “Mobilegeddon”, qualquer site que não possuir versão mobile, perderá relevância de resultados de busca. Ou seja, ninguém vai encontrar.

O M-commerce possui características bastante específicas (como programação para Android e iOS ou para sites responsivos, por exemplo), e precisa de profissionais qualificados para fazer com que as vendas cresçam ainda mais no universo dos dispositivos móveis.

Está pensando em mudar para o mercado digital?

Ficou atraído por essas possibilidades do mercado? Que tal dar uma guinada na sua vida e desenvolver uma nova carreira? E por onde se começa? Capacitação é a palavra-chave!

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