A Amazon.com é sem dúvida alguma a maior referência de E-commerce do mundo. Muitos no Brasil têm calafrios quando se fala na entrada das operações da empresa no país e nos Estados Unidos (maior mercado do setor), todos tratam como o gigante a enfrentar.

Fato é que a empresa faz parte da história da internet, presente desde 1994. Jeff Bezos, CEO e Fundador da Amazon já teve oportunidade de compartilhar muito da sua maneira de pensar, criando uma cultura bem diferente do que a maioria dos empresários pensa. Quem ousaria dizer que ele não deve ao menos ser ouvido?

Aí vão as 20 coisas mais inteligentes que Jeff Bezos já disse:

1- “Todos os negócios precisam ser sempre jovens. Se sua base de clientes envelhece, você pode se tornar uma Woolworth.”

— A Woolworth, maior varejista da Austrália, fundada em 1924 teve que se reinventar em 2012, depois de reposicionar sua marca, investiu milhões para retomar sua parcela do mercado.

2- “Existem 2 tipos de empresas: Aquelas que trabalham para tentar cobrar mais e aquelas que trabalham para cobrar menos. Seremos a segunda.”

3- “Sua margem é minha oportunidade.”

4- “Se você só faz coisas que sabe a resposta com antecedência, sua empresa vai embora.”

5- “Tivemos três grandes ideias na Amazon que guardamos por 18 anos, e elas são a razão do nosso sucesso: Colocar o cliente em primeiro lugar. Inventar. E ser paciente.”

6- “Eu frequentemente me perguntava: ‘O que vai mudar nos próximos 10 anos?’ E essa é uma pergunta muito interessante. E nunca ouvia a pergunta: ‘O que não vai mudar nos próximos 10 anos?’. E eu lhe digo que essa segunda questão é realmente a mais importante das duas. Porque você deve construir sua estratégia de negócios em torno do que será estável… No varejo online sabemos que o cliente quer preços baixos, e eu sei que isso ainda será verdade daqui 10 anos. Eles querem entregas rápidas, muitas opções de produtos. É impossível imaginar um futuro daqui 10 anos, onde um cliente chega e diz: ‘Jeff, eu amo a Amazon, eu só queria que os preços fossem um pouco maiores.’ ou ‘Eu amo a Amazon, só gostaria que entregasse um pouco mais devagar’. Impossível. Assim, o esforço que colocamos são nestas coisas. Sabemos que a energia que colocamos hoje estará pagando dividendos para os nossos clientes daqui 10 anos. Quando você tem algo que sabe que é verdade, mesmo a longo prazo, você pode se dar ao luxo de colocar energia nisso.”

7- “Se você não é teimoso, vai desistir de fazer experiências muito cedo. E se não for flexível, vai bater de cabeça na parede e não vai encontrar uma solução diferente para seus problemas.”

8- “Qualquer Plano de Negócios não vai sobreviver em seu primeiro encontro com a realidade. A realidade sempre será diferente. Nunca estará no plano.”

9- “No velho mundo, você dedicou 30% do seu tempo para a construção de um grande serviço e 70% do seu tempo para gritar sobre isso. No novo mundo, inverta.”

10- “Fizemos estudos de elasticidade de preço, e a resposta é sempre que devemos aumentar os preços. Nós não faremos isso, porque acreditamos, e temos que levar como um artigo de fé, que mantendo nossos preços muito, muito baixos, ganhamos confiança dos clientes ao longo do tempo, e isso não vai maximizar o fluxo de caixa à longo prazo.”

Amazon: As 20 coisas mais inteligentes que Jeff Bezos já disse

11- “A estrutura que eu encontrei, o que tornou a decisão [de começar a Amazon em 1994] incrivelmente fácil, era o que eu chamei de uma ‘estrutura de minimização de arrependimento’. A ideia era me projetar para frente a 80 anos e dizer: ‘OK, eu estou olhando para trás da minha vida. Eu quero minimizar o número de arrependimentos que tenho’. E eu sabia que quando eu tivesse 80, eu não ia me arrepender de ter tentado participar desta coisa chamada Internet que eu sabia que ia ser realmente uma grande coisa. Eu sabia que se eu falhasse, eu não me arrependeria disso. Mas eu sabia que a única coisa que poderia me arrepender é de nunca ter tentado. Eu sabia que isso iria me assombrar todos os dias.”

12- “Nós sempre inovamos começando pelo ‘cliente‘ e trabalhando de trás para frente. Isso se torna o nosso ‘padrão de qualidade‘ de como inovar na Amazon.”

13- “Quando [a concorrência] está no chuveiro de manhã, eles pensam em como vão chegar à frente dos principais concorrentes. Aqui, no chuveiro estamos pensando em como vamos inventar algo em nome do cliente.”

14- “Uma empresa não pode ficar viciada em ser brilhante, porque o brilhantismo não dura.”

15- “Eu penso que o uso responsável de utilização de recursos conduz a inovação, da mesma forma que outras restrições fazem. Uma das únicas maneiras de sair de uma caixa apertada é inventando o seu próprio caminho.”

16- “Se você dobrar o número de experimentos que você faz por ano, você vai dobrar sua capacidade de inventar.”

17- “Se você não quiser ser criticado, pelo amor de Deus, não faça nada novo.”

18- “Se você estiver orientado à longo prazo, os interesses dos clientes e os interesses dos acionistas estarão alinhados.”

19- “Invenção exige disposição de longo prazo para ser mal interpretado. Você faz algo que realmente acredita, que você tem convicção. Mas por um longo período de tempo, as pessoas bem-intencionadas podem criticar este esforço. Ao receber críticas de pessoas bem-intencionadas, vale a pena perguntar: ‘Eles estão certos?‘ E se estiverem, você precisa ouvir o que estão dizendo. Se não estiver certo, se você tem realmente convicção disto, precisa ter essa disposição para ser mal interpretado. Isto é a chave para parte da invenção.”

20- “Você quer olhar para o que as outras empresas estão fazendo. É muito importante para não ser hermeticamente fechado. Mas você não quer olhar e dizer: ‘Ok, vamos copiar isso‘. Você quer olhar e dizer: ‘Isso é muito interessante. Onde os resultados disso podem nos inspirar?‘ E, em seguida, colocar seu próprio toque exclusivo.”

Publicação original em inglês do Fool.com.

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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