Dia 28 de novembro de 2014, o dia em que as vendas pela internet no Brasil devem ultrapassar 1 bilhão de reais.
Para evitar espera em filas e confusões no Black Friday de 2013, mais de 1,4 milhões de e-consumidores no Brasil optaram em aproveitar as ofertas a partir do conforto de suas casas e escritórios comprando pela internet, nos Estados Unidos foram 66 milhões.
Esse ano é esperado que o comercio eletrônico brasileiro movimente cerca de 1,2 bilhão de reais, um crescimento de 56% em relação ao ano anterior conforme divulgado pela E-bit.
Nos Estados Unidos, a previsão é de que o e-commerce tenha um crescimento de 8% a 11% nas vendas de fim de ano (Novembro + Dezembro) e que chegue no recorde de $105 bilhões de dólares. Como podemos ver abaixo na previsão da Nrf.com.

Black Friday 2014: O dia em que a internet deve superar 1 bilhão de vendas em um dia

Acho bem importante destacar 5 pontos-chave sobre este próximo Black Friday:

#1. Mobile Commerce

Uma porcentagem significativa das vendas online devem vir do m-commerce. É possível identificar isto facilmente levando em consideração este infográfico abaixo com os dados divulgados pela E-bit em relação ao primeiro semestre deste ano. Nos Estados Unidos a expectativa é de 33%;

#2. Frete Grátis

Frete grátis continua sendo uma arma poderosa para atrair os e-consumidores; Em junho de 2013, o Webshoppers trouxe um estudo que indicou, por exemplo, que 79% das pessoas “sempre escolhem a opção de frete mais barata” no ato da compra.

Alguma dúvida se o Frete realmente importa?

#3. Cupons de desconto e Redes Sociais

Pequenos e Médios terão que se esforçar para competir com os grandes, redes sociais, cupons para clientes são táticas a serem utilizadas; Você pode encontrar no nosso blog algumas dicas valiosas para trabalhar com os cupons: 4 estratégias para utilização de cupons de desconto no e-commerce.

#4. Contratações

Black Friday e Natal normalmente movimentam de maneira significativa o mercado de trabalho. E devemos pensar que o E-commerce no Brasil há algum tempo não encontra profissionais suficientemente qualificados. Prova disso foi o terceiro ano da Pesquisa Profissional de E-commerce. Veja o infográfico:

Você pode baixar o estudo completo da Pesquisa Profissional de E-commerce 2014.

Neste ano não deve ser diferente, e para o Black Friday contratações (temporárias ou não) devem aumentar, principalmente no setor de Logística; Você pode baixar o estudo completo da Pesquisa Profissional de E-commerce 2014.

#5. Vídeos de produto

Vídeos terão um papel decisivo. O Brasil foi apontado como um dos países que mais cresce em consumos de vídeos online. Os espectadores estão gastando uma média de 50 minutos a mais em vídeos streaming em comparação ao que gastavam em 2012, como mostra uma pesquisa divulgada em julho de 2013 pelo eMaketer. Mas que impacto isto pode causar para o E-commerce?

Este infográfico da Invodo.com pode nos responder melhor esta questão. Os vídeos podem aumentam em até 40% as vendas no E-commerce. 57% dos consumidores sentem-se mais confiantes ao assistir um vídeo de produto.

Brasil vs. Estados Unidos

Tanto no Brasil como nos Estados Unidos, os números mostram que a Black Friday continua em crescimento acelerado. Em 5 anos nos EUA, o dia dos descontos cresceu o faturamento de 595 milhões de dólares em 2009 para 1,198 bilhões de dólares em 2013.
Guardando as devidas proporções, o Brasil em 3 anos, saiu de 100 milhões de reais em 2011 para 770 milhões de reais em 2013.

 Black Friday 2014: O dia em que a internet deve superar 1 bilhão de vendas em um dia

 Você pode acompanhar mais números do E-commerce do Brasil neste link. Boas compras!

Author

Com 9 anos de experiência no exterior, é graduado em Desenvolvimento Web e Pós-Graduado em Inteligência de Mercado na FIA. Especialista de Inteligência de Mercado da e-bit desde 2008, faz parte do grupo de desenvolvimento do relatório anual mais importante do comércio eletrônico do Brasil, o WebShoppers. Oferece apoio direto a varejistas fazendo apresentações com relatórios de mercado.

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