Gary Vaynerchuk foi um dos pioneiros do Marketing de Conteúdo. Após trazer uma loja de vinhos (negócio da família) para os primórdios do e-commerce lá em 1997, o bielorrusso que cresceu nos Estados Unidos entendeu que as informações sobre os produtos precisavam ser descomplicadas.

A solução para isso era gerar conteúdo relevante para os clientes sedentos de informação.

Através de um blog (Wine Library TV) e um canal no YouTube, ele publicava vídeos ótimos onde degustava sempre 3 rótulos. É desnecessário contar que a ideia foi um sucesso.

Mas o “Guru das Mídias Sociais” não parou aí.

Investiu no Tumblr, escreveu uns livros legais e se tornou referência na internet. Entenda melhor sobre a experiência do cara neste misto de palestra e show de stand-up dele abaixo:

Tirando a parte de Showman, com certeza ele diz muitas coisas para se aproveitar e você pode entender melhor sobre a história dele neste link do Papo de Homem (“Homens que você deveria conhecer“).

Mais do que isso, traduzi abaixo um texto imperdível do próprio Influencer para o Pulse, do LinkedIn.

Como produzir este conteúdo relevante? O melhor conteúdo possível?


Por Gary Vaynerchuk. Você já me ouviu falar muito sobre como toda empresa precisa estar preparada para ser uma empresa de mídia. Eu sou grande neste momento. E eu realmente quero dizer isso. Mas com isso encontramos algumas perguntas: Como fazer um BOM conteúdo?

Quando eu digo a todos vocês para começar a colocar para fora conteúdos relacionados à sua marca para que seus consumidores possam desfrutar e interagir, eu sei o que eu estou falando. É por isso que eu estou aqui para dar mais alguns conselhos.

Para começar, a grande questão aqui muitas vezes não é “como VOCÊ faz um bom conteúdo?” e sim “como você faz SUA EQUIPE produzir um bom conteúdo?”

É uma pergunta difícil. Pense nisso. Você está tentando espalhar seu ponto-de-vista em marketing e suas várias idéias para toda a organização. Como você faz isso?

Isto se trata de organização e educação, mas gostaria de dizer que, na verdade, para mim, escalando e fazendo minha equipe que tem muito mais a ver com a osmose. Colocando tudo na corrente de água em vez de ter uma classe interna para ensinar.

Claro que você pode escrever e-mails ou tutoriais de aprendizagem e acolhimento para a sua equipe, mas mesmo assim você terá problemas. As pessoas realmente participam? Eles estão interpretando as coisas de forma diferente? Será que todo mundo sairá das reuniões com diferentes níveis de compreensão?

O que está realmente trabalhando para mim na Vayner começou a ser pensado por todo o caminho desde a contratação. Você precisa de pessoas inteligentes e que trabalhem duro. E isso começa na contrataçãoVocê precisa contratar pessoas que estejam prontas para entrar nessa osmose que eu falo. A melhor maneira de aprender é estar perto de você.

Cerque-se com sua equipe o mais rápido que puder, fale com as pessoas, uma por uma, certifique-se de que elas sabem os seus valores. Você não vai se arrepender.

Agora, o âmago da questão do conteúdo. Para mim, produzir o melhor conteúdo é tudo uma questão de respeito.

O que quero dizer com isso?

Duas coisas.

Em primeiro lugar, você precisa respeitar seus canais. Respeite o momento das pessoas que estão no canal. Eu conheço uma mulher de 40 anos de idade que tem uma mentalidade diferente quando está no Facebook e quando ela está no Pinterest.

E é assim que eu conto uma história para ela, porque eu sei que no Pinterest ela tem a intenção de fazer compras, e no Facebook que ela está apenas passando tempo em seu mundo. Então eu crio estratégias em torno do momento dela e do canal que ela está.

Em segundo lugar, respeitar o seu público. Você precisa produzir um conteúdo que seu público goste e não que você goste. Sim, eu gostaria de vender uma garrafa de vinho. Mas, se eu colocá-la da maneira mais interessante para a mulher, eu terei mais chances de tê-la como consumidora.

“Cinco garrafas abaixo de $10 para ajudá-la a passar o dia como uma criança de oito anos de idade.”

Quando você faz isso, vai entrar em um jogo que lhe dá uma chance melhor.

Isso é realmente tudo que você precisa. Respeitar o canal. Respeitar o público. E, finalmente, a terceira (ele roubou), conquistar uma oportunidade de participar daquele momento.

Texto do Gary Vynerchuk traduzido do Pulse do LinkedIn.

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Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

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