Como criar o melhor conteúdo possível

Como criar o melhor conteúdo possível

Gary Vaynerchuk foi um dos pioneiros do Marketing de Conteúdo. Após trazer uma loja de vinhos (negócio da família) para os primórdios do e-commerce lá em 1997, o bielorrusso que cresceu nos Estados Unidos entendeu que as informações sobre os produtos precisavam ser descomplicadas. A solução para isso era gerar conteúdo relevante para os clientes sedentos de informação.

Através de um blog (Wine Library TV) e um canal no YouTube, ele publicava vídeos ótimos onde degustava sempre 3 rótulos. É desnecessário contar que a ideia foi um sucesso.

Mas o “guru das mídias sociais” não parou aí. Investiu no Tumblr, escreveu uns livros legais e se tornou referência na internet. Entenda melhor sobre a experiência do cara neste misto de palestra e show de stand-up dele abaixo:

Tirando a parte de show-man, com certeza ele diz muitas coisas para se aproveitar e você pode entender melhor sobre a história dele neste link do Papo de Homem. Mais do que isso, traduzi abaixo um texto imperdível do próprio Influencer para o Pulse, do LinkedIn. Como produzir este conteúdo relevante? O melhor conteúdo possível?

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Por Gary Vaynerchuk. Você já me ouviu falar muito sobre como toda empresa precisa estar preparada para ser uma empresa de mídia. Eu sou grande neste momento. E eu realmente quero dizer isso. Mas com isso encontramos algumas perguntas: Como fazer um BOM conteúdo?

Quando eu digo a todos vocês para começar a colocar para fora conteúdos relacionados à sua marca para que seus consumidores possam desfrutar e interagir, eu sei o que eu estou falando. É por isso que eu estou aqui para dar mais alguns conselhos.

Para começar, a grande questão aqui muitas vezes não é “como VOCÊ faz um bom conteúdo?” e sim “como você faz SUA EQUIPE produzir um bom conteúdo?” É uma pergunta difícil. Pense nisso. Você está tentando espalhar seu ponto-de-vista em marketing e suas várias idéias para toda a organização. Como você faz isso?

Isto se trata de organização e educação, mas gostaria de dizer que, na verdade, para mim, escalando e fazendo minha equipe que tem muito mais a ver com a osmose. Colocando tudo na corrente de água em vez de ter uma classe interna para ensinar.

Claro que você pode escrever e-mails ou tutoriais de aprendizagem de acolhimento para a sua equipe, mas você terá problemas. As pessoas realmente participam? Eles estão interpretando as coisas de forma diferente? Será que todo mundo sairá das reuniões com diferentes níveis de compreensão?

O que está realmente trabalhando para mim na Vayner começou a ser pensado por todo o caminho desde a contratação. Você precisa de pessoas inteligentes e que trabalhem duro. E isso começa na contratação. Você precisa contratar pessoas que estejam prontas para entrar nessa osmose que eu falo. A melhor maneira de aprender é estar perto de você. Cerque-se com sua equipe o mais rápido que puder, fale com as pessoas, uma por uma, certifique-se de que elas sabem os seus valores. Você não vai se arrepender.

Agora, o âmago da questão do conteúdo. Para mim, produzir o melhor conteúdo é tudo uma questão de respeito.

O que quero dizer com isso?

Duas coisas.

Em primeiro lugar, você precisa respeitar seus canais. Respeite o momento das pessoas que estão no canal. Eu conheço uma mulher de 40 anos de idade que tem uma mentalidade diferente quando está no Facebook e quando ela está no Pinterest. E é assim que eu conto uma história para ela, porque eu sei que no Pinterest ela tem a intenção de fazer compras, e no Facebook que ela está apenas passando tempo em seu mundo. Então eu crio estratégias em torno do momento dela e do canal que ela está.

Em segundo lugar, respeitar o seu público. Você precisa produzir um conteúdo que seu público goste e não que você goste. Sim, eu gostaria de vender uma garrafa de vinho. Mas, se eu colocá-la da maneira mais interessante para a mulher, eu terei mais chances de tê-la como consumidora.

“Cinco garrafas abaixo de $10 para ajudá-la a passar o dia como uma criança de oito anos de idade.” Quando você faz isso, vai entrar em um jogo que lhe dá uma chance melhor.

Isso é realmente tudo que você precisa. Respeitar o canal. Respeitar o público. E, finalmente, a terceira (ele roubou), conquistar uma oportunidade de participar daquele momento.

Texto do Gary Vynerchuk traduzido do Pulse do LinkedIn.

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