“Como eu posso tirar fotografias de produtos que desperte interesse em meus visitantes?”

A resposta é a mesma para 90% das respostas do mundo desde antes de Einstein publicar a teoria da relatividade: depende. Depende do seu público e depende do seu produto.

Realizar testes é um troço tão antigo quanto beber água. Se você quer aumentar as vendas da sua loja você vai ter que passar 50% do tempo testando fotos, texto, cores e o que mais você ou o último guru do e-commerce achar que é válido.

Como todos queremos nos apoiar em ombros de gigantes vamos aprender com quem já faz direito até encontrar o nosso próprio jeitinho.

Utilize contexto

Eu acredito fortemente no Princípio de Pareto, 80% dos resultados vem de 20% do esforço, e essa dica é o seu 20% de ouro. Quando você apresenta contexto à foto, ela deixa de ser um enfeite (como a Megan Fox em Transformers) e passa a ser útil.

Para aplicar contexto às suas fotos é importante (sempre é) conhecer o cliente e apresentar como o produto vai facilitar ou mudar a vida dele. Ah, e por acaso tem que mostrar como ele é bonito – o produto, não o cliente.
Quem faz isso bem é a Dodocase com suas capas para iPad.

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Elas podem ser usadas de várias formas e possuem detalhes que são importantes ao futuro comprador.

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Outro ótimo exemplo é a Ethnotek e suas mochilas.

Seus clientes são pessoas que gostam de viajar. O que é importante para eles em uma mochila?
Hummmm, vejamos:

  • Ela tem que ter compartimentos para as principais coisas que forem levar nas viagens. Câmeras fotográficas, passaporte, notebook, garrafa com água, etc;
  • Qual o tamanho dela quando está cheia de coisas dentro?
  • Ela tem que ser bonita e combinar com meu estilo;

Então…



Voilà! Contexto!

Dê atenção aos detalhes

Nos dois casos há fotos de detalhes do produto. Nas capas pra iPad eu consigo ver que tem um buraco para a câmera.

A mochila eu vi de perto que dá pra guardar várias pequenas coisas nos bolsos do lado. Muito bom.

Os detalhes realmente importam e mulheres são bem sensíveis nesse ponto quando compram roupas e acessórios de moda.

Ao procurar uma bolsa, elas querem saber quantos compartimentos e quantos bolsos tem dentro. Mesmo se a bolsa for da Mary Poppins. E não adianta por na descrição por que elas precisam ver quantas coisas cabem lá dentro, o tamanho, etc.

Que tal dar atenção ao detalhe e aplicar contexto ao mesmo tempo? Encha os bolsos com coisas que mulheres realmente colocariam lá. Carteira, celular, chaves, batom, etc.

Percebeu o quanto isso vai aumentar o valor do seu produto?

Ah, e não confie no zoom da plataforma, elas pegam uma imagem pequena e esticam. Não que isso seja errado, mas é como usar uma lupa para ver a íris do seu olho em uma foto 3×4, não dá pra ver nada. Tire fotos em alta qualidade com a câmera próxima aos detalhes. Faz toda a diferença na hora do cliente avaliar a qualidade do produto.

Fundo branco ou ambiente?

Tanto faz. Usar fundo branco é ótimo para manter o foco no que interessa: o produto.
Simples assim.

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Você pode combinar com fotos do produto em ambiente e uso real.

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Agora sim eu tenho noção do tamanho dele. E olha só, contexto!

Se você vende roupas e seu marketing quer criar uma empatia grande com o cliente, fotos com fundo ambiente cairão tão bem quanto o sapatinho de cristal na Cinderela.

Contanto que seja feito seguindo a lei da noção, isso é, sem exageros, tudo certo.

Um bom exemplo é a CXXVI.

Ou a Piorski.

Achou que tinha mais coisa?

Não, não tem.

Se você se preocupar em demonstrar o que realmente interessa ao cliente o caminho para a conversão estará alguns passos mais curto. Dê um ok no seu checklist de “o que fazer para converter”, jogue os dados e avance para a próxima casa.

Foto do post: Michael Tzacostas

Texto publicado anteriormente no Blog da Bleez.

Author

Nerd, apaixonado por tecnologia e sócio-fundador da Bleez, agência de desenvolvimento de lojas virtuais utilizando Magento, acredita que a tecnologia existe para facilitar a vida das pessoas.

2 Comments

    • Andressa Viegas Reply

      Ameii!!!!
      Demonstra ter um ótimo conhecimento sobre logística.

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