Faltando menos de um mês para o Dia das Crianças já está mais do que na hora de pensar em como alcançar esse público tão diversificado e importante, aqui além das crianças é preciso pensar nos pais, tios, tias, avôs e avós, afinal de contas são eles que presenteiam os pequenos.
É importante pontuar que se trata de uma das principais datas em número de faturamento no E-commerce brasileiro. E pensando na crise econômica, o e-commerce pode trazer a solução de economia para os pais e parentes. As oportunidades são excelentes.
E como agradar adultos e crianças ao mesmo tempo? Com boas promoções, é claro! Veja algumas ideias e cuidados para te ajudar à alavancar suas vendas no Dia das Crianças!

1- Segmente os produtos por idade

Facilitar a busca pelo presente ideal de Dia das Crianças já é uma boa maneira de atrair a atenção do seu público. Sendo assim, crie uma landing page bem personalizada com um belo layout para o tema e com produtos segmentados por idade.
Pense como alguém que esteja procurando um presente não específico para uma criança. Como ele buscaria? “Ideias de presentes para o Dia das Crianças“? Provavelmente o segundo passo será buscar por faixa etária…
Os filtros de busca são fundamentais no e-commerce, e no caso de presentes para criança, os produtos segmentados por idade talvez seja o principal.

2- Combine presentes

De acordo com a Abrinq, são comprados 8 brinquedos por habitante no Dia das Crianças. Isso significa que você pode abordar um público bastante específico, como os pais de gêmeos ou trigêmeos, oferecendo presentes combinados, como bonecas gêmeas, carrinhos colecionáveis ou ainda roupas em sintonia.
Mas pense de forma genérica também. Famílias com mais de um filho, com dois meninos, com duas meninas, com casal de crianças. Essas combinações podem resultar em cross-sellings bastante interessantes, com sugestões de complementos e descontos na compra de um segundo, terceiro item. A venda pode crescer exponencialmente se bem planejada.

3- Ofereça cupons de desconto

Nada melhor do que um cupom de desconto para levar um pai ou uma mãe a escolher o seu e-commerce. Os gastos no Dia das Crianças não são apenas com filhos, mas com sobrinhos, netos e afilhados, ou seja, a economia agrada muito quem está comprando e aumenta o seu faturamento.
Aqui é importante pensar muito bem em como fazer. Primeiro ponto, não vicie seu público em descontos. Você não quer que comprem com você apenas quando você abre mão de parte da sua margem de lucro. Afinal, seu negócio não acaba depois deste dia.
Seu cupom de desconto pode, por exemplo, funcionar a partir de determinado valor, de um segundo item, ou por e-mail apenas para clientes que já realizaram compras na sua loja.

4- Sorteios e Concursos Culturais

Sorteios atraem muitas pessoas e fazem com que os clientes compartilhem essa oportunidade com amigos e parentes em redes sociais ou e-mail.
Sendo assim, crie um sorteio que contemple não apenas as crianças, mas também os adultos que estão comprando. Uma viagem em família, um dia em um parque aquático ou um presente exclusivo pode animar qualquer pessoa a investir em mais brinquedos no seu e-commerce.
Concursos culturais são ótimos para engajar o público e promover. Estimule as crianças a dizer o que significa o Dia das Crianças para elas; a valorizar suas famílias; criar canções, vídeos ou poemas. Aproveite o poder das redes sociais como Instagram e Pinterest para dar visibilidade a essa promoção.

Atenção! Regras de Publicidade para crianças

Para fazer Publicidade que fale diretamente com crianças é fundamental conhecer as regras. Inicialmente pense que está falando com SEU filho. É um bom ponto de partida para você não cometer erros graves. Resumidamente as regras são estas:

• É proibido o uso do imperativo, como “peça para o seu pai”;
• Sem conteúdo que desvalorize família, escola, vida saudável, proteção ambiental ou que contenha preconceito racial, religioso ou social;
• Não pode ser apresentada em formato jornalístico;
• Não pode difundir medo ou constrangimento por não consumir o produto;
• Não pode desmerecer pais e educadores como orientadores para hábitos saudáveis;
• Proibido apresentar produtos que substituem refeições;
• Não encorajar uso excessivo de alimentos e bebidas;
• Não menosprezar a alimentação saudável;
• Não associar crianças ou adolescentes em situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;
• Não fazer merchandising em programas infantis utilizando personagens para atrair atenção das crianças.

Você encontra estas regras e o manual completo As leis, a publicidade e as crianças” no site da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

Atenção(2)! Lei de Distribuição Gratuita de Prêmios

TODO sorteio ou concurso cultural precisa de autorização da Caixa. Esta ação é classificada em “fazer distribuição gratuita de prêmios“. O prazo dado para a análise da solicitação na Caixa é de 30 dias, se vai adotar este tipo de estratégia é bom se apressar. Entenda as regras para sorteios e concursos culturais.

Além disso, vale lembrar também que as redes sociais têm suas próprias regras. Veja as regras de promoções do Facebook. por exemplo.

5- Aposte na redução do frete

O frete é um dos itens que mais pesam na decisão de compra, o consumidor prefere até esperar mais se o frete for mais barato. Nós sabemos, precisamos fechar a conta, então que tal oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor?
Mas lembre-se, seu produto precisa ser entregue antes da data certa. Deixe bem claro qual a data limite para a entrega até do dia 12 de outubro. Superar expectativas não é apenas oferecer uma boa experiência de compra no site do e-commerce, mas garantir que o cliente terá os produtos que precisa no momento certo.
Você já está se preparando para o Dia das Crianças? Quais ações está planejando para esta data? Conta pra gente nos comentários!

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