Uma campanha de e-mail marketing em datas comemorativas pode contar com diversos formatos. No artigo anterior mostramos os 6 erros mais comuns nas estratégias de envio de e-mails em datas especiais, agora você vai conhecer 5 formatos diferentes de conteúdo para enviar aos seus clientes.

Save the date

Cada vez mais pessoas têm adotado o hábito de programar seus gastos com certa antecedência, seja contas fixas mensais ou as compras sazonais. Por isso, um e-mail do tipo “Guarde esta data” é interessante para lembrar o consumidor que o Dia das Mães é no próximo mês ou que o Natal está chegando, por exemplo.
Esse tipo de e-mail cria uma necessidade no consumidor de se preparar para a data que virá.

Guias de presentes

Esse tipo de e-mail nada mais é do que uma lista de ofertas segmentadas e costuma ter um ótimo desempenho, pois é uma forma de facilitar a vida do consumidor oferecendo ideias de presentes para datas especiais.
O guia pode ser segmentado por gênero, idade, afinidade (amigos, familiares, colegas de trabalho), interesses ou mesmo preço. Um e-mail com uma lista de desejos geek para divulgar no Dia do Orgulho Nerd, com uma seleção de presente para solteiros ou um guia de presentes com lembrancinhas até R$10, são bons exemplos.

Promoção

Enviar um e-mail com os destaques de ofertas pertinentes à data comemorativa também é muito útil. É importante destacar as vantagens contidas no conteúdo do e-mail, frete grátis, descontos, bônus em compras, etc.
É possível segmentar esses e-mails promocionais por categoria, preço ou os mais vendidos, neste último segmento, as “top ofertas” podem aparecer ranqueadas ou com comentários reais de consumidores, dando um incentivo a mais para os consumidores indecisos.

Última hora

O que todas as datas comemorativas têm em comum? Sempre há um grupo de pessoas que espera até o último minuto para comprar um presente, o que cria uma ótima oportunidade de ajudar os compradores a encontrar um presente e recebê-lo a tempo.
Deixe claro no e-mail que é a “última chance” de efetuar o pedido e recebê-lo antes do Natal ou a tempo para o Dia das Crianças, por exemplo.

Pós-evento

A comunicação após a data é uma oportunidade de oferecer produtos de acordo com o histórico do consumidor. Nesse momento é interessante também oferecer alguma vantagem exclusiva para o cliente que efetuou uma compra durante sua campanha.

Bônus: Feliz Aniversário

Ao montar o formulário de cadastro da sua lista coloque o campo “Data de aniversário”: Oferecer um desconto especial ou um brinde para compras efetuadas no mês de aniversário é altamente recomendável. É uma data onde o comprador deseja receber vantagens e muito provavelmente fará uma compra para aproveitar a oportunidade.
Existe uma infinidade de abordagens para engajar clientes com e-mails marketing em datas comemorativas, é importante explorar cada uma delas e ver o que funciona melhor para cada data e cada tipo de público.

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