Ao comercializarmos produtos ou serviços na internet, o Marketing Online nos oferece diversas alternativas para garantir o sucesso e chegar aos nossos objetivos. Entre elas se encontra o E-mail Marketing, com o qual é possível chegar ao seu objetivo de maneira criativa e personalizada.
O Inbound Marketing chegou para ficar. A integração das distintas ferramentas de comunicação online atualmente disponíveis nos permite uma aproximação de nossos atuais e futuros clientes como nunca antes.

E-mail Marketing: O aliado perfeito para o seu E-commerce.

Embora seja possível publicar todos os tipos de notícias, novidades e ofertas em qualquer uma delas, é importante desenvolver uma estratégia de comunicação coerente, onde os distintos meios se integrem e se complementem entre si.

Veja também: Curso Presencial – E-mail Marketing

5 Vantagens de Integrar o E-mail Marketing ao seu E-commerce

Dentro desse contexto, o E-mail Marketing oferece uma série de vantagens que o tornam a carta de apresentação perfeita de sua marca e o aliado indiscutível de seu E-commerce.
Por um lado, para fazer chegar aos usuários cadastrados as ofertas e promoções do seu comércio online. E por outro lado, para que eles cheguem até o seu site e finalizem a compra. A seguir, apresentarei os principais benefícios e alguns conselhos para aproveitar essa integração:

Estimula a Ação Imediata

Os Calls To Action te ajudarão a influenciar o seu leitor para que ele realize o clique e possa descobrir de que se trata a sua oferta, mas já estando no seu site.

Personalização e Segmentação

Com ferramentas como Doppler, Virtual Target, Mail Sender e MailChimp entre outras, você poderá incluir diversos campos personalizados, os quais ajudarão a agregar valor à sua oferta. Além disso, você pode segmentar a base de dados de acordo ao perfil demográfico dos seus usuários cadastrados.

Possibilidade de testar seus Envios

Uma determinada audiência pode responder de uma forma totalmente diferente a uma mensagem dependendo do foco e do tom que utilizarmos. Por isso, se você utiliza o Teste A/B, poderá testar qual o  conteúdo que funciona melhor para o seu público e dessa forma otimizar os resultados da sua loja online. Há ferramentas de E-mail Marketing que permitem testar tanto os assuntos como o conteúdo das suas campanhas, com o objetivo de tornar os seus envios mais efetivos e aumentar a taxa de abertura e a taxa de cliques.

Medição e Otimização

As principais apps de E-mail Marketing oferecem a possibilidade de medir os resultados obtidos e otimizar as suas próximas campanhas com base neles. Por exemplo, com os relatórios é possível obter informação em tempo real sobre o comportamento dos seus usuários cadastrados. Por outro lado, você pode integrar as métricas da performance de sua campanha com os resultados finais obtidos no site a partir dela. Isso te dará uma visão clara do sucesso (ou não) da sua estratégia. Aproveite as ferramentas que possuem integração com o Google Analytics e tome decisões baseadas em resultados.

Economia de Tempo e Dinheiro

Com a criatividade e o conhecimento necessários, uma campanha de E-mail Marketing de sucesso pode ser elaborada em apenas algumas horas e chegar em pouco tempo à caixa de entrada de nossos usuários cadastrados. Deste ponto até o carrinho de compras do seu site, há somente um clique de distância! Além disso, há um excelente ROI: em média R$80!

Ative a Criatividade

O E-mail Marketing te proporciona uma infinidade de ferramentas para estimular a sua criatividade no momento de elaborar uma mensagem e uma oferta que surpreendam o seu assinante e que aumente a sua taxa de abertura. Faça opção por um E-mail Promocional ou um Newsletter, utilizando templates originais, ofertas adaptadas ao perfil do seu target e principalmente a criatividade. Dessa forma também será maximizada a taxa de clicks.

Que tipos de envios são comuns no E-commerce?

Considere a sua base de dados como uma fonte de valor única para a sua loja online, uma vez que ali você possui informação muito valiosa sobre os seus usuários cadastrados, as quais podem ser utilizadas como parte da sua estratégia. Procure usar com planejamento e sem abuso, a fim de que não seja considerado um spammer.
Quais são as campanhas típicas que você pode enviar? E-mails de felicitações ou saudações de aniversários, e-mails de retenção para aqueles clientes que há muito tempo não compram e de fidelização de clientes através de incentivos e presentes especiais.
O E-mail Marketing também é muito efetivo no E-commerce quando o usuário abandona o processo de compra. Tanto para oferecer ajuda ou conhecer os motivos pelos quais não chegou a realizar a compra, como para incentivar que finalize a ação, oferecendo algum tipo de desconto.
E você? Já integrou o E-mail Marketing ao seu E-commerce?  Se ainda não foi possível, procure uma aplicação, crie uma conta grátis sem limite de envios e comprove você mesmo a efetividade dessa dupla.

Texto do Renato Silva Rodrigues, da Doopler e Lander para o E-commerce Brasil.
Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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