O e-mail marketing ainda é uma das soluções de marketing digital que mais geram conversões para lojas virtuais. Segundo pesquisa da e-bit, as promoções via e-mail figuram na segunda colocação entre os maiores Motivadores de Compras Online.

Mas isso não quer dizer que ele vende sozinho. O que, como e quando mandar faz toda a diferença… A preocupação é com a boa reputação, com a receptividade positiva do mailing com os e-mails. O Return Path identifica que o envio do e-mail é feito por um remetente de boas práticas. O esforço todo é sempre para não virar lixo eletrônico.
Se você deve seguir alguma regra da conduta na internet, estas estão entre as principais e básicas. Depois que seus e-mails são considerados spam, evitar ir diretamente para o Lixo Eletrônico (mesmo de novos contatos) não é tarefa fácil.
Anote, imprima, cole na parede, do lado do computador, na carteira, no celular…

Apenas e-mails solicitados e compromisso antispam, o cadastro deve ter dupla confirmação;
Além de segmentação e conteúdo relevante, deve ser oportuno, bem quisto, pertinente e informativo. A regra é a mesma, não importa o tipo de segmentação: “quanto maior a identificação do público com o conteúdo do e-mail, melhor o resultado das vendas”;
Monte (e abuse de) listas de envio (base de novos cadastros, base de primeira compra, clientes com fidelidade, de algum tipo específico de produto vendido, etc);
Faça manutenção periódica na lista, retire e-mails inválidos, duplicados, com erros de digitação e os que pedem para ser retirados;
Permita o descadastramento (unsubscribe);
Evite mandar e-mails em nome da empresa, se a comunicação for de vendedor para cliente, de gerente para funcionário, identifique o remetente e não apenas o nome da empresa;
Planeje o assunto (subject) do e-mail, pesquise por palavras mal vistas por servidores de e-mails, evite-as;
Planeje a periodicidade, muitos e-mails diários podem desgastar as bases.
Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

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