Como encontrar palavras-chave para campanha de Links Patrocinados. Etapa mais importante para uma campanha de Links Patrocinados no Google Adwords: escolher suas palavras-chave. Para seus clientes conhecerem sua loja virtual terão que pesquisar pelas palavras que você selecionou. Mas como escolher corretamente?

• Pense como um cliente. Faça um brainstorm, pense nas possibilidades de busca. Lembre-se de seus produtos, agora imagine que precisa comprá-lo e quer procurar uma loja virtual que tenha. Como você procuraria?

• Palavra específica ou genérica? Aqui vai variar de acordo com seu objetivo. Palavras específicas podem não atingir plenamente seu público-alvo, você segmenta os resultados, porém tem um alcance menor. Palavras muito abrangentes podem prejudicar o foco. Mais pessoas verão, mas estariam mesmo interessadas em comprar alguma coisa? Lembre sempre que a concorrência também estará aparecendo. Uma boa prática é testar. Distribua seus termos por um tempo e avalie quais geram resultados melhores.

• Agrupe palavras-chave por temas. Separe grupos de palavras. Assim, você pode criar anúncios mais focados nos temas das palavras. Além de organizar suas ações, qualifica as exibições dos seus anúncios. Torna mais relevante.

• Escolha o número certo de palavras-chave. Segundo o Google, a maioria dos anunciantes acha funcional ter entre cinco e vinte palavras-chave por grupo de anúncios. Lembre-se também que possíveis erros de ortografia ou plural são facilmente resolvidos usando um tipo de correspondência mais ampla. E definir como palavra-chave duas ou três palavras (frases) pode ser mais eficiente.

• Sua palavra-chave pode servir para encontrar novas palavras. Pesquise pelos seus termos escolhidos. As correspondências podem conter alguma palavra que você não havia pensado.

•  Seus resultados podem ser otimizados definindo algumas palavras como negativas. É saudável impedir que algumas palavras sejam relacionadas com sua loja virtual. Já nos primeiros resultados será possível encontrar termos ruins, que não convertem. Seu tráfego gerado deve ser qualificado.

• Avalie bem os relatórios propostos pelo site. Eles podem oferecer informações valiosas. Entender o que a pessoa estava pesquisando quando viu seu anúncio vale ouro. O tipo de correspondência escolhido também influencia. Levar em consideração ou não letras maiúsculas ou minúsculas fará diferença em seus resultados. Aqui vale ressaltar que o uso depende também de seus objetivos e negócio.

• Outra boa prática é usar palavras-chave que seus clientes podem acessar. Mesmo não sendo exatamente o seu ramo de atuação. Por exemplo, uma pessoa que procura por “tênis de corrida” para comprar, pode se tornar um cliente em potencial de um vendedor de iPods.

Apesar de ter possibilidade de incluir milhares de palavras, a maioria dos anunciantes preferem trabalhar com um pequeno grupo de palavras bem segmentadas.
O Google padroniza a exibição para o seu anúncio para palavras-chave digitadas, plurais, sinônimos, erros gramaticais, complementos, etc. Independente da keyword, usuários digitando palavras diferentes verão o anúncio. Para essas variações é importante configurar corretamente as correspondências de palavras na área administrativa do Adwords. As opções de correspondência são: Correspondência ampla modificada, correspondência ampla, correspondência de frase, correspondência exata e palavra-chave negativa.
O próprio Google tem algumas ferramentas de comparação de palavras que devem ser sempre consideradas:
• Google Adwords – Keyword Tool 

Palavras-chave no Google Adwords
Acesse no menu superior “Ferramentas e análise” – “Ferramenta de palavras-chave”

 
Palavras-chave no Google Adwords
Digite os termos por linha que deseja comparar e clique em “pesquisar”

 
Palavras-chave no Google Adwords
Os resultados mostrarão a comparação de procura pelos termos com números globais e locais.

• Google Trends
No Google Trends você encontra a popularidade das palavras nas buscas e termos relacionados.
No Google Trends você encontra a popularidade das palavras nas buscas e termos relacionados.

Muitos outros sites também auxiliam nesta busca pelas palavras-chave perfeitas, porém com estes dois e as técnicas corretas a chance de acerto é grande. Boas conversões!
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Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

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